Falsificação do futuro: como o narcisista a usa para manipular?

Homem movimentando uma peça de xadrez

Categoria: Narcisismo

Avatar de Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Importante: este artigo é meramente informativo e insuficiente para um diagnóstico definitivo. Sendo assim, é recomendado agendar uma consulta sobre seu caso em particular.

Publicidade
Início do artigo

A falsificação do futuro é quando uma pessoa mente ou promete algo para conseguir o que deseja no presente. Pode ser tão simples quanto prometer que ligarão para você mais tarde e nunca ligar, ou mesmo prometer casar-se com você, levá-lo para ver o pôr do sol e viver feliz para sempre, tudo para torná-lo complacente e controlá-lo no presente.

Publicidade

Nas mãos de um narcisista habilidoso, a falsificação do futuro se aproveita de sonhos e objetivos, de modo a fabricar um futuro possível e em troca enganá-lo no agora. Essas promessas estão destinadas a não serem cumpridas, e podem ser vistas como uma forma de prometer demais e entregar de menos.

Ela é uma das ferramentas mais proeminentes e sutis usadas por pessoas com fortes tendências narcisistas e outros traços sombrios de personalidade. Se você já teve a infelicidade de interagir com um narcisista, certamente testemunhou a falsificação do futuro em sua forma mais prejudicial.

Essencialmente, o narcisista manipulador tomará muito pouca ação, se houver, para manter suas promessas. Em vez disso, ele continuará prometendo e usando outras formas de controle coercitivo, até que você se encontre em tal estado que seja mais fácil concordar com o que o ele quer.

Leia também:  Por que alguém sorri durante uma discussão?

Portanto, a falsificação do futuro é, fundamentalmente, prometer um futuro que o manipulador não tem intenção de cumprir, fazendo promessas vazias e falsas. Em vez disso, ele distorcerá a realidade para conseguir o que quer de você agora .

Exemplos de falsificação do futuro

Exemplo 1

Parece que você e seu namorado tem muito em comum. Ele quer comprar uma casa no próximo ano e você também, então decidem fazer isso juntos. Vocês dois começam a olhar para as casas, falando sem parar sobre qual seria perfeita, o quintal perfeito e o cachorro perfeito. Até ter filhos!

No entanto, depois de seis meses, você descobre que ele não economizou dinheiro. Pelo contrário, ele está endividado. Come fora o tempo todo e compra eletrônicos caros.

Ele, então, promete que a partir de agora vai mudar, começar a economizar, e finalmente terão a casa, o quintal, o cachorro e os filhos! Assim, você decide que todos os seus planos podem esperar. Afinal, o amor vence tudo.

Exemplo 2

Seu chefe lhe prometeu uma promoção. Ele diz que você é perfeito para assumir uma nova posição, com novas oportunidades e que ganhará um ótimo aumento. Ele sabe que você está mais sintonizado com o plano de carreira pretendido, porque já falou sobre isso várias vezes no ano passado.

Leia também:  Love bombing e narcisismo: uma mistura tóxica

No entanto, nos meses seguintes, descobre que assumiu mais responsabilidades e não houve benefícios. Ao falar com seu chefe, ele garante que o benefício virá. Eventualmente, você vê outros colegas promovidos, mas não você, e não sabe ao certo por quê.

Ninguém responde às suas perguntas, mas as promessas continuam acontecendo. Por fim, você para de fazer perguntas e seu chefe nunca mais menciona a promoção.

Como funciona a falsificação do futuro?

Os narcisistas e todos que possuem tendências manipuladoras mentem. Na falsificação do futuro nossos desejos sinceros, seja sobre casamento, filhos, trabalho, felicidade, viagens e diversão tornam-se armas para nos controlar.

Eventualmente, a profundidade e a amplitude da mentira mantêm a vítima presa ao manipulador. Quando ela fica sabendo das promessas não cumpridas, o narcisista vai ocasionalmente tomar alguma atitude para provar que não é tão ruim quanto se pensa. E assim que a vítima se sentir confortável, terá apenas mais do mesmo.

Esse apelo às nossas emoções é tão forte que fratura o conceito de realidade ao longo do tempo. Você pode ter investido tanto tempo, emoção e energia no relacionamento que não se sente disposto, e talvez até incapaz, de se desvencilhar do prometido futuro fingido. Simplesmente concorda com o narcisista porque é mais fácil.

As consequências da falsificação do futuro

Esse tipo de manipulação é extremamente prejudicial. Dissonância cognitiva, auto-apagamento, sentimentos de desamparo, desesperança e, claro, os sentimentos de perda por algo que o narcisista nunca permitiu que você tivesse.

Leia também:  Como os narcisistas prendem as vítimas em um relacionamento?

O narcisista manipulador pode ou não acreditar em suas próprias mentiras. Se você parar de acreditar nele ou questioná-lo, vai atacá-lo e forçá-lo à complacência. Ele pode tentar culpá-lo e fazer você se sentir mal para que fique onde está. E se você se tornar complacente, ele aprende que pode se safar.

O que você deve procurar?

Os narcisistas manipuladores são bons em mentir e fingir. Então, esteja atento e crítico com qualquer coisa que alguém diga que pareça bom demais para ser verdade. Seja vindo de um possível parceiro, colega, chefe, familiar ou até mesmo de um amigo.

Se alguém habitual e repetidamente fala sobre o futuro para deixá-lo complacente agora, faça perguntas e não deixe que distorçam a realidade. Observe se ele trabalha para isso, peça que expliquem seu plano, peça atualizações, não aceite muitas desculpas e veja se está indo na direção certa.

Se você perceber que não há substância por trás das palavras, então é apenas uma falsificação futura.

Sobre o autor: Emilson Lúcio da Silva

Avatar de Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Artigos relacionados

Avatar do Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Autor: Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Emilson Lúcio da Silva é Psicólogo desde 2012. Ele possui o título de especialista pelo Conselho Federal de Psicologia e é reconhecido como uma autoridade na área de saúde mental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *