O quê um narcisista faz depois que termina o relacionamento?

O quê um narcisista faz depois que termina o relacionamento?

O narcisista irá culpá-lo pelo fracasso do relacionamento, fará promessas de que mudará comportamento ou falará mal de você para os outros.

Depois que um narcisista termina um relacionamento, ele recorrerá à uma série de táticas de manipulação. Ele irá culpá-lo pelo fracasso do relacionamento, fará promessas grandiosas de que mudará comportamento ou falará mal de você para os outros. Também se tornará combativo, passivo-agressivos, hostil e ainda mais controlador.

Ele não consegue compreender as necessidades e valores das outras pessoas porque está sempre hiperconcentrado em seu próprio ego, e não leva em conta como suas ações afetam os outros.

Para complicar ainda mais, ele nunca assumirá responsabilidades pessoais, bem como reconhecer falhas e praticar a humildade. Suas táticas de manipulação emocional invariavelmente desencadeiam um ciclo vicioso de abuso narcisista.

Aqui estão sete coisas que um narcisista faz depois que termina um relacionamento:

Culpar você

Quando as coisas não dão certo, o narcisista coloca a culpa inteiramente na outra pessoa. Agora que ele vê o relacionamento como terminando, então tudo é culpa sua.

Ele dirá que você:

  • Destruiu a confiança;
  • Destruiu o amor;
  • É ingrato por tudo o que ele fez;
  • Não seria nada sem ele;
  • Destruiu tudo o que vocês dois construíram;
  • É egoísta e exigente.

Da noite para o dia você se tornará a pessoa mais desprezada na vida do narcisista. Obviamente que isso é chocante, doloroso, insultuoso e totalmente injusto e errado.

Quando o narcisista chegar a esse ponto, ele não te ouvirá mais nem fará qualquer consideração, tampouco estará mais disposto a conversar. Se você pedir desculpas e implorar por reconciliação, poderão até voltarem a ficarem juntos por um tempo, mas as coisas entre vocês nunca mais serão boas.

Convencê-lo de que você cometeu o erro

Depois de meses ou anos ouvindo que você está errado e tendo suas decisões desvalorizadas pelo narcisista, ficará mais propenso a se questionar. Ele certamente tentará convencê-lo de que você é quem cometeu um erro.

Leia também:  Como ser mais esperto que um narcisista?

O narcisista dirá:

  • “Você interpretou mal o que eu disse e deveria saber que no fundo eu te amo; por que tenho que dizer isso o tempo todo?”;
  • “E todos os bons momentos que passamos juntos?”;
  • “Você olha demais para o negativo.”;
  • “Você não entende o estresse que tenho sofrido ultimamente.”;
  • “Você leva as coisas muito para o lado pessoal.”;
  • “Você está exagerando.”;
  • “Você é muito emotivo.”

Embora o narcisista pareça otimista sobre o relacionamento e porque você não deve terminá-lo, também notará que todos esses “motivos” são, na verdade, comentários negativos sobre o que há de errado com o que está fazendo.

Estes não são incentivos reais para permanecer no relacionamento. Na verdade, são manipulações para diminuir sua autoestima e não ir embora.

Se a persuasão não funcionar, o narcisista trará à tona avaliações especialmente negativas, de modo a desencadear seus pontos doloridos e fazer você se sentir mal consigo mesmo:

Publicidade
  • “Você não era nada antes de se casar comigo”;
  • “Volte para aquela sua família estúpida e apodreça”;
  • “Você vai se arrepender quando eu ganhar muito dinheiro”;
  • “Posso encontrar alguém que realmente me ame e sempre me coloque em primeiro lugar.”

Fazer você se sentir culpado

A culpa é uma ferramenta poderosa para o narcisista trazer você de volta ao relacionamento. Ele sempre menciona que fez algo de bom ou o lembra dos momentos maravilhosos que passaram juntos.

Se os aspectos positivos não funcionarem para te trazer de volta ao relacionamento, o narcisista recorrerá aos seus ataques desvalorizadores.

Qualquer reclamação que você fizer sobre ele será redirecionada a você. O narcisista culpa consistentemente seu parceiro pelos comportamentos que estão exibindo naquele momento, como gritos, xingamentos, hostilidade, egoísmo, ódio e agressividade passiva.

Esses tipos de acusações também aumentam seus sentimentos de culpa, então é mais provável que você redobre seus esforços para provar ao narcisista que não é esse tipo de pessoa.

Isso é exatamente o que o narcisista quer, porque reenvolve você no relacionamento. Depois que ele te incita a reagir, fará com que se sinta impotente e culpado.

Leia também:  A verdade que você precisa saber sobre o narcisista maligno

Exigir sua atenção

É mais fácil terminar o relacionamento com um narcisista cortando o máximo de contato possível. No entanto, ele será extremamente persistente em chamar sua atenção, como por exemplo: ligar bêbado no meio da noite, “acidentalmente” invadir sua casa para pegar seus pertences, enviar centenas de mensagens de texto ou e-mails por dia, apelos constantes para você “explicar” por que quer ir embora.

Se vocês têm filhos juntos, esses pedidos de atenção continuarão indefinidamente.

Fazer promessas por mudanças

Se a persuasão, a culpa e os comportamentos para chamar a atenção não te convencerem a voltar ao relacionamento, o narcisista fará promessas de mudança. Ele:

  • Dirá que entende por que você está chateado e pronto para ir embora;
  • Parecerá estar assumindo a responsabilidade por seus comportamentos;
  • Prometerá fazer terapia;
  • Fará tudo que você pedir;
  • Fará as coisas do seu jeito.

Este é um apelo tentador para quem realmente deseja que o relacionamento dê certo, pois finalmente parece que o narcisista entende que está pronto para consertar as coisas.

No entanto, por um tempo, você acha que as coisas estão melhorando. Mas, quando o narcisista se sentir confortável no relacionamento novamente, ele voltará a ser egocêntrico, imprudente, arrogante, insensível e culpado.

Fazer fofoca e ataques sociais

É difícil manter o fim do relacionamento com um narcisista fora dos olhos do público porque ele exigirá que todos que você conhece escolham um lado. Assim que possível, contará aos seus amigos, vizinhos, membros da igreja e conhecidos do clube a própria versão da história da sua separação.

Em um momento, o narcisista insiste na extrema privacidade sobre suas interações juntos, e no outro ele espalha todo tipo de desinformação e calúnia.

Como muitas vezes a pessoa que termina com o narcisista cumpre suas promessas de não falar sobre o relacionamento, as mentiras acabam permanecendo sem contestação.

A fofoca é uma tática de manipulação projetada para fazer de você o vilão e atrair o máximo de simpatia possível para o narcisista.

Leia também:  Sabia que o narcisismo saudável existe?

Perseguir você

Embora a perseguição não seja flagrante ou ameaçadora por parte do narcisista, não é incomum que ele esteja fortuitamente no mesmo supermercado que você, ou que apareça repentinamente em uma comunidade ou evento social do qual você participa.

A perseguição também vem de muitas outras formas diferentes, incluindo espionar e envolver-se em táticas cibernéticas, como instalar dispositivos de rastreamento ou invadir material protegido por senha.

Esteja antecipadamente preparado para que esses encontros inesperados ocorram. Eles são planejados para mantê-lo consciente da presença do narcisista e emocionalmente desequilibrado.

O que fazer se você for descartado tão abruptamente?

Considere uma verdadeira bênção se um narcisista terminar um relacionamento com você. Isso é a melhor coisa que poderá acontecer porque permitirá passar algum tempo consigo mesmo, e descobrindo melhores oportunidades no futuro.

O narcisista gosta de fazer você se sentir como se ele fosse o seu mundo. Se possível, ele te tornará tão dependente dele que, quando for embora, você ficará em dificuldades.

Com o tempo isso passará, mas no momento parecerá que o mundo acabou. Porém, tenha fé que você superará seus sentimentos e se tornará forte novamente.

Quando e como um Psicólogo vai ajudar?

Se você está pensando em romper com um narcisista, um Psicólogo será de grande ajuda. Principalmente se você não tiver certeza sobre como terminar o relacionamento, se estiver se sentindo culpado ou com medo.

Busque um Psicólogo que entenda de abuso narcisista e outros elementos de violência doméstica, como síndrome do relacionamento pós-traumático. Você precisa se sentir seguro ao enfrentar situações desafiadoras.

Pensamentos finais

Não importa a circunstância, é razoável sentir medo ou incerteza sobre o término de um relacionamento com um narcisista. Dito isto, a cura do abuso narcisista será inevitavelmente um processo complicado.

Lembre-se de que você merece um relacionamento amoroso e maduro, onde se sinta respeitado. Se você está com alguém que não oferece isso, talvez seja hora de reavaliar seriamente o relacionamento.

Marcar consulta online

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima