Geralmente o narcisista fica em silêncio porque decidiu usar o tratamento silencioso. Contudo, o que há por trás desse silêncio?
Alguém com o transtorno de personalidade narcisista costuma usar todo tipo de tática para manipular e abusar de sua vítima.
E sim, o tratamento silencioso tem por objetivo gerar mágoa, pois o narcisista assume que a vítima ficará se perguntando o que há de errado consigo, ou tentará acalmá-lo.
No entanto, há significados ainda mais profundos por trás desse silêncio.
O que há por trás do silêncio do narcisista?
O tratamento silencioso tira algo da vítima e dá ao narcisista: a atenção. Com esse silêncio, ele se torna o centro da vida da vítima, pois retêm a fala e a atenção.
Aqui estão algumas coisas por trás de quando um narcisista fica em silêncio:
Comportamentos de gaslighting
Quando alguém com um transtorno de personalidade narcisista dificulta a comunicação com a vítima, ele está praticando gaslighting.
Enquanto isso, suas ações mostrarão coisas diferentes.
Caso a vítima não esteja ciente do termo “obstruir”, ele significa ignorar alguém, mesmo que conviva com ela.
Significa não olhar para ela, enviar mensagens de texto curtas e responder com pouca emoção.
A vítima sabe quando está sendo maltratada dessa maneira e, no entanto, o narcisista tentará convencê-la de que está imaginando a coisa toda, portanto, praticando o gaslighting.
Manter o controle final
Quando um narcisista fica em silêncio, o que ele quer de toda maneira, é ter o controle final. Veja bem, às vezes o que se esconde por trás do silêncio é a sensação de perder o controle e de sentir-se inseguro.
O silêncio, para quem não conhece essa tática do narcisista, é um pedido de socorro. As vítimas, que desconhecem o narcisista, vão perguntar se há algo que possam fazer para acabar com o silêncio.
A vítima quer que o relacionamento volte ao normal e o narcisista sabe disso. Então ele espera o sinal final de que está de volta ao controle. De certa forma, é um jogo.
Uma forma de punir a vítima
Se a vítima já pegou o narcisista traindo ou fazendo algo errado no relacionamento, ele usará o tratamento silencioso.
Por que? Bem, porque o objetivo dele é sempre parecer inocente, e ele não pode ser inocente quando é surpreendido.
Como ele faz isso? Bem, ele primeiro diz que a vítima é culpada por surpreede-lo, e, em seguida, age como se estivesse ferido.
Depois disso, ainda que a vítima use o bom senso, ele vai ignorá-la por meio do tratamento silencioso.
Leia também:
O que há por trás do narcisista ficar em silêncio é a punição. Ele está dizendo algo parecido com: “Como você ousa descobrir o que eu tenho feito?
Vai demorar um pouco até que eu possa perdoá-lo por me pegar.”
Dar um tempo para reparar os danos sofridos
Quando a vítima começa a ver o narcisista por quem ele é, ele entrará em pânico.
Ele não vai apenas parar de falar com a vítima, ele vai parar de falar e postar nas redes sociais também. É uma forma de se esconder porque o narcisista sente que sua máscara está prestes a cair.
Contudo, enquanto ele fica fora das vistas da vítima, cria uma persona falsa, reunindo novos seguidores e novas vítimas.
Elas serão pessoas que não tem ideia de quem ele é. Assim, o narcisista está reparando os danos tornando-se outra pessoa.
Reconquista da atenção perdida
Tudo bem se a vítima sobreviveu ao narcisista. Afinal, ele pode ser bastante convincente, especialmente com todo o love bombing utilizado.
Bem, se a vítima ainda se lembra do início do relacionamento com o narcisista, ela saberá que ele parecia a pessoa perfeita.
Mas, com o passar do tempo, a vítima começa a ver mais e mais inconsistências. E sempre que o confronta com essas inconsistências, ele fica furioso.
Ficar em silêncio é uma tentativa desesperada do narcisista reconquistar a atenção fornecida no início do relacionamento.
Às vezes funciona, mas para as vítimas que perceberam todas as mentiras e decepções, é meio engraçado e irritante.
O que fazer quando o narcisista fica em silêncio?
Existem alguns pontos gerais para começar a mudar a forma como você interage com um narcisista enquanto ele fica em silêncio.
Arme-se com informações e compreensão
Compreendê-lo permitirá que você tenha expectativas realistas. Além disso, quanto mais você compreender esse transtorno, melhor será capaz de se lembrar de que não tem culpa.
Não concorde em ser um suprimento narcisista
Fazer essas coisas mantém você preso no ciclo narcisista de abuso e de relacional prejudicial.
Concentre-se na sua segurança
Depois de colocar espaço físico entre você e o narcisista é que as coisas poderão ser melhor reavaliadas ou resolvidas.
Não caia nas táticas de manipulação
Depois de perceber que existe um padrão de atração em seu relacionamento, mude a forma como você se apresenta e considere maneiras alternativas de desarmá-lo.
Estabeleça limites saudáveis
Os limites podem estar relacionados às expectativas de comunicação, por exemplo.
Priorize o seu bem-estar emocional
Ao se concentrar no autocuidado, recuperará algum senso de controle sobre sua situação.
Últimas postagens
Deixe um comentário