Os significados ocultos do porquê o narcisista fica em silêncio

Metade do rosto de um homem com o dedo em cima da boca, pedindo silêncio

Categoria: Narcisismo

Avatar de Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Importante: este artigo é meramente informativo e insuficiente para um diagnóstico definitivo. Sendo assim, é recomendado agendar uma consulta sobre seu caso em particular.

Publicidade
Início do artigo

Geralmente o narcisista fica em silêncio porque decidiu usar o tratamento silencioso. Contudo, o que há por trás desse silêncio?

Alguém com o transtorno de personalidade narcisista costuma todo tipo de tática para manipular e abusar de sua vítima. Ele usa o gaslighting, os xingamentos diretos e até mesmo o notório tratamento silencioso.

E sim, o tratamento silencioso tem por objetivo gerar mágoa, pois o narcisista assume que a vítima ficará se perguntando o que há de errado consigo, ou tentará acalmá-lo. No entanto, há significados ainda mais profundos por trás desse silêncio.

O que há por trás do silêncio do narcisista?

O tratamento silencioso tira algo da vítima e dá ao narcisista: a atenção. Com esse silêncio, ele se torna o centro da vida da vítima, pois retêm a fala e a atenção. Ele basicamente está ali só para permanecer no controle.

Aqui estão algumas coisas por trás de quando um narcisista fica em silêncio:

Comportamentos de gaslighting

Quando alguém com um transtorno de personalidade narcisista dificulta a comunicação com a vítima, ele está praticando gaslighting. Embora ela perceba que o narcisista a está ignorando, ele ainda dirá que está tudo bem, que as preocupações estão todas na mente da vítima. Enquanto isso, suas ações mostrarão coisas diferentes.

Leia também:  Projeção: quando você é acusado de fazer o que o outro faz

Caso a vítima não esteja ciente do termo “obstruir”, ele significa ignorar alguém, mesmo que conviva com ela. Significa não olhar para ela, enviar mensagens de texto curtas e responder com pouca emoção.

A vítima sabe quando está sendo maltratada dessa maneira e, no entanto, o narcisista tentará convencê-la de que está imaginando a coisa toda, portanto, praticando o gaslighting.

Publicidade

Manter o controle final

Quando um narcisista fica em silêncio, o que ele quer de toda maneira, é ter o controle final. Veja bem, às vezes o que se esconde por trás do silêncio é a sensação de perder o controle e de sentir-se inseguro. É assim que o narcisista se sente e, para recuperar o controle, ele fica quieto.

O silêncio, para quem não conhece essa tática do narcisista, é um pedido de socorro. As vítimas, que desconhecem o narcisista, vão perguntar se há algo que possam fazer para acabar com o silêncio.

A vítima quer que o relacionamento volte ao normal e o narcisista sabe disso. Então ele espera o sinal final de que está de volta ao controle. De certa forma, é um jogo.

Uma forma de punir a vítima

Se a vítima já pegou o narcisista traindo ou fazendo algo errado no relacionamento, ele usará o tratamento silencioso. Por que? Bem, porque o objetivo dele é sempre parecer inocente, e ele não pode ser inocente quando é surpreendido. Então, a primeira coisa que faz é distorcer a situação para que a vítima seja a culpada, em vez dele.

Como ele faz isso? Bem, ele primeiro diz que a vítima é culpada por surpreede-lo, e, em seguida, age como se estivesse ferido. Depois disso, ainda que a vítima use o bom senso, ele vai ignorá-la por meio do tratamento silencioso.

O que há por trás do narcisista ficar em silêncio é a punição. Ele está dizendo algo parecido com: “Como você ousa descobrir o que eu tenho feito? Vai demorar um pouco até que eu possa perdoá-lo por me pegar.”

Dar um tempo para reparar os danos sofridos

Quando a vítima começa a ver o narcisista por quem ele é, ele entrará em pânico. Nenhuma quantidade de raiva encobrirá a verdade quando a vítima finalmente chega à uma conclusão real. Isso fará com que o narcisista fique em silêncio e desapareça.

Leia também:  As principais estratégias de como o narcisista lida com o ciúme

Ele não vai apenas parar de falar com a vítima, ele vai parar de falar e postar nas redes sociais também. É uma forma de se esconder porque o narcisista sente que sua máscara está prestes a cair.

Contudo, enquanto ele fica fora das vistas da vítima, cria uma persona falsa, reunindo novos seguidores e novas vítimas. Elas serão pessoas que não tem ideia de quem ele é. Assim, o narcisista está reparando os danos tornando-se outra pessoa.

Reconquista da atenção perdida

Tudo bem se a vítima sobreviveu ao narcisista. Afinal, ele pode ser bastante convincente, especialmente com todo o love bombing utilizado. Bem, se a vítima ainda se lembra do início do relacionamento com o narcisista, ela saberá que ele parecia a pessoa perfeita.

Mas, com o passar do tempo, a vítima começa a ver mais e mais inconsistências. E sempre que o confronta com essas inconsistências, ele fica furioso. Então, o narcisista fica quieto como meio de reconquistar a atenção.

Ficar em silêncio é uma tentativa desesperada do narcisista reconquistar a atenção fornecida no início do relacionamento. Às vezes funciona, mas para as vítimas que perceberam todas as mentiras e decepções, é meio engraçado e irritante.

O que fazer quando o narcisista fica em silêncio?

Existem alguns pontos gerais para começar a mudar a forma como você interage com um narcisista enquanto ele fica em silêncio.

Arme-se com informações e compreensão

A melhor coisa que você pode fazer é munir-se do máximo de informações possível sobre o que é o narcisismo. Compreendê-lo permitirá que você tenha expectativas realistas. Além disso, quanto mais você compreender esse transtorno, melhor será capaz de se lembrar de que não tem culpa.

Leia também:  Como fazer um narcisista sofrer?

Não concorde em ser um suprimento narcisista

Quando um narcisista fica em silêncio, ele está inadvertidamente pedindo que você contribua para seu suprimento narcisista, como enviar várias mensagens de texto, ligar constantemente ou implorar para falar com você. Fazer essas coisas mantém você preso no ciclo narcisista de abuso e de relacional prejudicial.

Concentre-se na sua segurança

Se você estiver lidando com uma pessoa que apresenta raiva narcisista, é importante, antes de mais nada, focar em ficar o mais seguro possível. Se você precisar colocar espaço físico entre você e o narcisista As coisas sempre podem ser melhor reavaliadas ou resolvidas quando você estiver em segurança.

Não caia nas táticas de manipulação

Hoovering refere-se a táticas que os narcisistas usam para atrair suas vítimas de volta para dinâmicas relacionais prejudiciais e que fazem parte do ciclo narcisista de abuso. Depois de perceber que existe um padrão de atração em seu relacionamento, mude a forma como você se apresenta e considere maneiras alternativas de desarmá-lo.

Estabeleça limites saudáveis

Quando você estiver em segurança, estabeleça limites saudáveis para garantir que você esteja livre para cuidar de suas necessidades. Os limites podem estar relacionados às expectativas de comunicação, por exemplo.

Priorize o seu bem-estar emocional

Concentrar-se em atender às suas próprias necessidades, especialmente por meio do autocuidado emocional, é a coisa mais impactante que você pode fazer por si mesmo quando estiver diante do tratamento silencioso de um narcisista. Ao se concentrar no autocuidado, recuperará algum senso de controle sobre sua situação.

Sobre o autor: Emilson Lúcio da Silva

Avatar de Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Artigos relacionados

Avatar do Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Autor: Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Emilson Lúcio da Silva é Psicólogo desde 2012. Ele possui o título de especialista pelo Conselho Federal de Psicologia e é reconhecido como uma autoridade na área de saúde mental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *