10 razões pelas quais seu ex desapareceu das redes sociais

Um coração de pelúcia vermelho escrito i miss you em branco

Categoria: Outros

Avatar de Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Importante: este artigo é meramente informativo e insuficiente para um diagnóstico definitivo. Sendo assim, é recomendado agendar uma consulta sobre seu caso em particular.

Publicidade
Início do artigo

Se você terminou recentemente, é provável que esperava continuar vendo as atividades de seu ex nas redes sociais. Afinal, se ele estiver interessado ​​em continuar uma amizade ou possivelmente voltar a ficar juntos mais tarde, ele manterá contato, certo?

Mas o que é confuso (e doloroso para alguns), é quando o ex de repente desaparece do feed. Se ele bloquear você, ou simplesmente parar de postar, pode ser difícil descobrir por que decidiu fazer isso.

Todos nós já tivemos essa experiência. Estamos percorrendo o feed das redes sociais e vemos que um ex deixou a maioria, se não todas, as contas. No começo pode parecer estranho.

As 10 explicações possíveis para o desaparecimento do seu ex das redes sociais

Ele está tentando seguir em frente

Esta é a primeira coisa que vem à mente da maioria das pessoas: o ex desapareceu das redes sociais porque quer seguir em frente.

Para algumas pessoas, as redes sociais são um lembrete constante do passado. Cada vez que elas se conectam, veem fotos e postagens de quando ainda estavam juntos com seus ex.

E toda vez que veem esses lembretes, fica muito mais difícil seguirem em frente.

Então, ao deixar as redes sociais, elas estão tentando esquecer o passado. É uma razão compreensível, então você não precisa se sentir muito mal com isso.

Ele precisa de um tempo longe de tudo

Depois de um rompimento, às vezes as pessoas só precisam de um tempo longe de tudo. E as redes sociais fazem parte desse todo.

Ver fotos de casais felizes e ouvir sobre os relacionamentos de outras pessoas se torna um desafio quando você acaba de sair de um. Então, ao dar um tempo nas redes sociais, seu ex está se dando um tempo para resolver os sentimentos negativos.

Leia também:  6 formas de abuso emocional que você precisa estar ciente

E pode ser apenas o que ele precisa para decidir se volta, fica amigo ou nunca mais conversa com você.

Ele está tentando deixar você com ciúmes

Se o seu ex estava apenas em uma rede social para se comunicar com você com mais facilidade, desaparecer repentinamente é uma maneira de deixá-lo com ciúmes.

Naturalmente, você sentirá o desejo de encontrá-lo, rastreá-lo e ver o que ele está fazendo agora que não estão mais namorando.

Por que ele iria querer te deixar com ciúmes? O motivo mais provável é que se sinta insultado com o rompimento, e pense que deixá-lo com ciúmes o fará se sentir melhor.

Naturalmente, se o seu ex está disposto a machucá-lo assim, não vale a pena persegui-lo.

Ele não quer te ver feliz

Se o seu ex saiu das redes sociais, provavelmente é porque ele não quer mais te ver. Fotos de você e seu novo parceiro, ou ouvir sobre como você está feliz em um novo relacionamento pode ser muito doloroso para ele.

Ele está tentando se poupar dessa dor deixando as redes sociais.

Ele se sente culpado pelo que fez

Seu ex deixou as redes sociais porque se sentiu culpado por terminar com você? Aqui estão alguns sinais de que esse pode ser o caso:

  • Sua conta está “desativada”: se o seu ex quiser apenas dar um tempo nas redes sociais, ele reativará suas contas após uma semana. Entretanto, se ele se sentir culpado pelo rompimento, não voltará;
  • Ele fez uma nova conta com um nome diferente: se seu ex aparecer de repente nas redes sociais com uma nova conta e nome, ele se sente culpado por terminar com você, e não quer que você o encontre. Isso é especialmente verdadeiro se a nova conta for privada e você não puder ver nenhuma das postagens;
  • Ele desfez a amizade ou parou de seguir você: suponha que seu ex deixou de ser amigo ou seguir você. Nesse caso, é provável que ele se sinta culpado por terminar, e não quer ser lembrado toda vez que entrar nas redes sociais. Ele não está desaparecendo das redes sociais. Ele está apenas fora de alcance;
  • Ele te bloqueou: se o seu ex te bloqueou, provavelmente é porque ele se sente culpado por ter terminado, e não quer ter nenhum contato com você, nem mesmo nas redes sociais.

Se você vir algum desses comportamentos nas redes sociais do seu ex, é provável que ele se sinta mal com algo que disse ou fez.

Ele está envergonhado com a separação

Se você perceber que a conta do seu ex não está mais ativa, pode ser porque ele esteja constrangido com a separação, e não quer que ninguém saiba.

Leia também:  Uma simples estratégia para descobrir se alguém é egoísta

Se a sua intuição está lhe dizendo que o motivo do seu ex ter saído das redes sociais tem mais a ver com fotos embaraçosas de vocês dois, então é provável que esteja certo.

Geralmente, esse é o caso quando você tem muitos amigos em comum. Seu ex pode ter criado a expectativa de que eram perfeitos juntos, e que era apenas uma questão de tempo até que se casassem.

Tente não levar para o pessoal, ele provavelmente está apenas tentando seguir em frente o mais rápido possível. É a reação mais natural para evitar se sentir envergonhado.

Ele quer que você vá atrás dele

Como saber se seu ex deixou as redes sociais porque quer que você vá atrás dele? Aqui estão algumas pistas:

Publicidade
  • A conta dele está definida como privada: se você descobrir que o desaparecimento do seu ex das redes sociais se resume a definirem a conta como privada, é porque ele não quer que você o bisbilhote. Mas se ele ainda estiver acessível por mensagem, isso significa que ele espera que você entre em contato com ele;
  • Ele não bloqueou você em outras plataformas: se você ainda tem o número dele, e ele não o bloqueou, então é porque ele quer que você entre em contato primeiro. Por que? Porque, ao interromper a comunicação ele sabe que isso deixará você curioso sobre o que está fazendo e por que não estão mais falando com você;

Neste caso, desaparecer das redes sociais é uma vitória para ele. Se você tentar fazer as pazes, ele ganha; caso contrário, ele terá a chance de seguir em frente e ainda assim vencerá.

Ele ainda não está pronto para enfrentar os amigos e familiares

Este é provavelmente o caso quando, depois de bisbilhotar, você descobre que seu ex não saiu completamente das redes sociais, mas já excluiu todos os vestígios da sua existência.

Suponha que ele tenham desmarcado todas as fotos felizes de vocês dois juntos e excluído todas as menções a vocês de suas postagens.

Nesse caso, ele não quer que ninguém pergunte sobre você ou sobre a separação. Ele provavelmente não consegue lidar com o fato de ter que se explicar para as pessoas importantes.

E isso é totalmente compreensível. Todo mundo merece um pouco de privacidade após uma separação, mesmo que isso implique o afastamento das redes sociais.

Ele está tentando proteger sua privacidade

Se o seu ex mudou repentinamente as configurações de privacidade para que apenas os amigos de verdade o possam ver, provavelmente é porque ele não quer que você saiba o que está fazendo.

Leia também:  Quais os sinais de que um amigo está interessado em você?

Ele pode estar planejando vingança? Ou ele está tentando iniciar um relacionamento com alguém novo e não quer que você complique as coisas? De qualquer forma, o novo começo dele não é da sua conta, então é melhor deixar para lá.

Enquanto isso, suponha que você descubra que ele também mudou suas configurações de privacidade em relação a amigos e familiares. Nesse caso, ele não quer que ninguém veja o que está fazendo. Eles não quer que as pessoas façam perguntas sobre a separação, o que é compreensível.

Ele não quer que você fique de olho nele

Ele sabe que você o está perseguindo nas redes sociais e não quer lhe dar a satisfação de ver o que está fazendo. E assim, ele cancela sua amizade ou te bloqueia.

Como você sabe que este é o caso? Primeiro, procure-os em um navegador diferente ou no modo de navegação anônima. Se as páginas das redes sociais do seu ex ainda estiverem ocultas, isso é uma boa indicação de que ele te bloqueou.

Você também pode tentar pesquisar o nome deles em várias outras plataformas. Se o perfil dele aparecer, mas você não conseguir visualizar nenhum conteúdo, isso significa que ele tornou a conta privada ou te bloqueou.

O que fazer quando seu ex desaparecer das redes sociais?

Sejamos honestos: todos nós já fizemos isso. Todos nós já passamos pelas redes sociais de um ex para ver se ele ainda está solteiro, o que está fazendo e com quem está saindo.

Independentemente do motivo, é importante lembrar que o desaparecimento do seu ex da mídia social é problema dele.

Não reflete necessariamente como ele se sente sobre você pessoalmente. Se você está lutando para seguir em frente, pare de segui-lo para que possa parar de se torturar e se concentrar na cura.

Se você absolutamente não consegue resistir ao desejo de checar seu ex, tente seguir estas dicas:

  • Deixe de segui-lo ou remova-o de suas amizades em todas as plataformas de rede social;
  • Exclua todas as fotos ou vídeos felizes dele de suas próprias contas de rede social;
  • Bloqueie-o para que não veja suas postagens;
  • Concentre-se em curar a si mesmo e sair do relacionamento.

Mantenha-se conectado com as pessoas e busque por novas experiências. Isso substituirá o ex em sua mente, permitindo que você siga em frente de verdade.

Afinal, a vida é muito curta para ficar presa no passado, certo?

Sobre o autor: Emilson Lúcio da Silva

Avatar de Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Artigos relacionados

Avatar do Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Autor: Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Emilson Lúcio da Silva é Psicólogo desde 2012. Ele possui o título de especialista pelo Conselho Federal de Psicologia e é reconhecido como uma autoridade na área de saúde mental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *