Como seguir em frente quando você é trocado por outra pessoa?

Uma mulher com cara de sofrimento enquanto ao fundo há outra mulher abraçada com um homem

Categoria: Outros

Avatar de Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Importante: este artigo é meramente informativo e insuficiente para um diagnóstico definitivo. Sendo assim, é recomendado agendar uma consulta sobre seu caso em particular.

Publicidade
Início do artigo

Se você foi trocado por outra pessoa, deve estar sendo tomado por pensamentos como: “eu pensei que estávamos apaixonados!”, ou por sentimentos de insegurança sobre por que não foi suficiente para ele.

Mas, é apenas uma questão de tempo até perceber que não está sozinho, e que muitas pessoas ao redor do mundo passam pela mesma situação.

Ser um parceiro perfeito não garante um relacionamento feliz e duradouro.

Por que ele te trocou por outra pessoa?

Há dezenas de razões pelas quais ele te trocou por outra pessoa. No entanto, grande parte dessas razões têm a ver com os próprios problemas dele.

Às vezes, a diferença de moral e valores entre dois indivíduos entram em desacordo.

Mas, ser trocado por outra pessoa não significa que você não mereça amor, já que é comum uma separação trazer dúvidas sobre a própria aparência.

Não há problema em sofrer, mas também não se perca na tristeza. Isso só levará à depressão.

Entender às razões que levaram ao término é fundamental para fechar este ciclo e seguir em frente.

No entanto, às vezes é melhor não ficar sabendo do motivo. Seu ex pode nem estar ciente de seus problemas internos e, assim, ainda projetar a culpa em você.

O que fazer quando alguém te troca por outra pessoa?

Superar uma separação não é uma tarefa fácil. Sentimentos de dor e emoções tristes são inevitáveis.

Leia também:  5 dicas de como pedir ajuda de forma eficaz e receber um sim

No entanto, reservar um tempo para si mesmo e focar em suas necessidades é essencial.

Aprenda a seguir em frente

Controle o desejo de ficar emburrado de arrependimento e pare de esperar que ele volte. Às vezes, nessas situações, é fácil tomar decisões irracionais.

Lembre-se que a pessoa certa não o trataria dessa forma.

Até você perceber que ainda tem uma vida além do relacionamento fracassado, você não vai se curar.

O que você não deve fazer?

Confrontar seu novo parceiro

Confrontar seu novo parceiro não é o melhor caminho a percorrer. O constrangimento que você sentirá fará com que você fique ainda mais deprimido.

É claro que você está com raiva e emocionado, especialmente se a pessoa te traiu e o amante sabia sobre você. No entanto, ela se comprometeu a ser fiel a você? A única pessoa que você deveria ter confrontado era ele.

Alimentar sentimentos de autoculpa

É fácil se culpar por seu parceiro terminar com você. Pensamentos como: “o que eu fiz para ele ir embora?” ou “eu não sou bonito o suficiente?” tendem a obscurecer a mente quando os relacionamentos terminam.

Muitas pessoas se culpam pelo quão manipulador ele era. Mas, ele agiu como se você fosse o problema, enquanto o problema era ele.

Publicidade

O fato é que ele te deixou. Você precisa chegar ao nível de aceitação durante a fase de luto. Essa é a única maneira de superar um relacionamento que não deu certo.

Tentar deixá-lo com ciúmes

Você pode querer fazer tudo o que puder para recuperá-lo. Mas, focar em deixá-lo com ciúmes não é a melhor solução.

Curar-se de uma separação leva algum tempo, e o desejo de ficar com outra pessoa para fazer um ex voltar é tentador. Porém, entrar em um novo relacionamento só para irritar alguém não é saudável. Você estará machucando o novo parceiro.

Ainda que isso funcione, as chances de ele te trair ou te deixar por outra pessoa pela segunda vez são enormes.

Como você segue em frente quando ele te trocou por outra pessoa?

Ninguém quer se sentir sozinho, e deixar de estar com alguém que você ama será um desafio.

Romper com alguém envolve terminar com toda uma família e com a vida que ambos tiveram. Leva tempo para processar essa nova mudança, especialmente se for um relacionamento de longo prazo.

No entanto, é fundamental seguir em frente. Viver em suas tristezas pelo resto de sua vida não é prático.

Aqui estão algumas coisas que vão ajudá-lo a seguir em frente:

Concentre-se em seus objetivos

Deve haver outras coisas que você quer fazer, além de encontrar um parceiro para toda a vida.

Leia também:  10 razões pelas quais seu ex desapareceu das redes sociais

Quer se trate de sua carreira ou de colocar seu corpo em forma, direcione esforços em outras coisas. Manter-se ocupado vai ajudá-lo a aliviar a dor de um rompimento.

Use seu trabalho como uma distração, especialmente se for algo que adora fazer.

Encontre alguém novo

Embora isso não seja ideal para todos, alguns se curam rápido e querem namorar uma pessoa nova. Envolver-se com outras pessoas pode ser uma distração para superar um ex.

Namore uma pessoa com quem você encontre uma conexão real, e não a use como um rebote. Isso só deixará vocês dois machucados.

Desabafe com um amigo

Às vezes, conversar com um amigo em quem confia e que dá bons conselhos é tudo que se precisa para superar um ex. Obter uma perspectiva externa sobre as coisas fará a diferença.

Converse com seus amigos mais próximos sobre o que acha que deu errado. Ouvir o que eles pensam sobre o assunto ajuda a esclarecer as coisas.

No entanto, siga este conselho com moderação. Às vezes, até mesmo seus amigos mais próximos não estão cientes da situação, e a orientação que eles darão não será a melhor.

Às vezes, ver um profissional funciona melhor do que um amigo. Você recebe bons conselhos e é menos julgamento.

Ignore o tabu sobre Psicólogos. Obter ajuda ou mesmo conselhos é bom e mentalmente saudável. Tente uma consulta e veja o que acontece.

Evite contato com o ex

Não ter contato com seu ex é uma das melhores maneiras de superá-lo. O termo “fora da vista, fora da mente” é bastante relevante.

Manter contato com um ex quando ele trocou você por outra pessoa provocará drama e emoções negativas. E disso você não precisa.

Se vocês têm filhos juntos, evitar contato não será a melhor solução. Vocês dois precisarão deixar a rivalidade de lado e se concentrarem nos filhos.

Saia com seus amigos

As pessoas que usam o humor para combater o estresse também se sentem menos solitárias e mais positivas sobre si mesmas. Na verdade, esses simples passeios simples vão aumentar sua sensação de ser cuidado e apoiado.

Depois de um rompimento, os amigos podem ser os únicos a confortá-lo e a tranquilizá-lo de que é melhor assim. Contatá-los ajuda a afastar toda a tristeza da mente, de modo que você aproveite melhor o momento com eles.

Encerre oficialmente seu relacionamento com o ex

Conseguir um encerramento oficial é arriscado, pois normalmente leva a sexo de reconciliação, e depois mais desgosto. Por outro lado, isso é muito benéfico no processo de mudança.

Leia também:  Por favor, não seja um paciente ghost!

Falar sobre o que aconteceu e seus motivos vão ajudá-lo a colocar o relacionamento no passado. Assim, você será capaz de se concentrar no futuro.

Um encerramento bem feito silencia o pensamento excessivo e permite seguir em frente na vida.

O novo relacionamento do seu ex vai durar?

A possibilidade desse relacionamento ser duradouro não é alta. Relacionamentos de recuperação geralmente duram entre um mês e um ano, e raramente duram além do período inicial de paixão.

Como ele não é baseado em compatibilidade profunda, então as diferenças prejudicarão a conexão.

Ele deixou você por outra pessoa repentinamente? Então talvez já estivesse saindo com a pessoa sem o seu conhecimento, ou o fez como uma forma de te machucar.

Um relacionamento como esse tem sua base em mentiras. Se o seu ex te traiu, quais são as chances de ele não fazer isso em um relacionamento com outra pessoa? Mesmo que suas intenções não envolvam a traição, esse pensamento sempre estará na mente dele.

Por que você iria querer voltar com um cara que terminou com você por outra pessoa? Como você sabe que ele não fará isso de novo?

O passado pode afetar o futuro, não importa há quanto tempo!

E se ele te quiser de volta?

Quando uma pessoa pensa que pode ter você de volta quando quiser, ela não vai respeitar você ou seus desejos.

Foi ele quem fez algo errado e depois terminou com você? Então você precisa considerar se deseja aceitá-lo de volta.

Assuma o controle da situação. É necessário mostrar que não será fácil voltar. Isso é para que ele pense duas vezes antes de trocar você por outra pessoa novamente. Se ele está pressionando para voltar, permanecer amigos até que se construa essa confiança é a melhor coisa a fazer.

Se o seu namorado trocou você por outra pessoa, isso significa que ele gosta de aparência, e não de personalidade. Isso é especialmente verdade se o relacionamento não estava ruim por sua causa.

Um ex vai voltar se ele te trocou por outra pessoa?

A possibilidade de um ex voltar depois de trocar você é muito alta, pois eles sempre tentar se reconectarem de alguma forma.

Ainda assim, isso não significa que as coisas ficarão tranquilas. Portanto, tenha cuidado se ele quiser voltar com você. Não seja vítima de mais desgosto.

Sobre o autor: Emilson Lúcio da Silva

Avatar de Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Artigos relacionados

Avatar do Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Autor: Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Emilson Lúcio da Silva é Psicólogo desde 2012. Ele possui o título de especialista pelo Conselho Federal de Psicologia e é reconhecido como uma autoridade na área de saúde mental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *