Cabeçalho site

Psicólogo online para vítimas de narcisismo em qualquer lugar do mundo

Início

Artigos

Sobre

Início » Estes são os principais sinais de um homem infeliz no casamento

Estes são os principais sinais de um homem infeliz no casamento

Um homem está infeliz no seu casamento e sentado no sofá

Mesmo nos melhores relacionamentos, pode chegar num ponto em que algo está errado. Se você suspeita que seu marido está infeliz em seu casamento, existem alguns sinais sutis que você pode observar:

Ele parece distante e retraído

Um dos sinais mais comuns de que um homem está infeliz no casamento é que ele se torna emocionalmente distante da esposa. Isso significa parar de compartilhar pensamentos e sentimentos, dar desculpas para evitar passar bons momentos juntos ou simplesmente parecer desanimado.

Ele parou de cuidar de si mesmo

Quando um homem está infeliz no casamento, ele canaliza seus sentimentos para hábitos negativos, como beber, comer demais ou não fazer exercícios. Se seu marido parar de cuidar de si mesmo, pode ser um sinal de que algo está errado.

Talvez ele comece a chegar tarde em casa, cheirando a álcool, ou passe mais noites no sofá. Ou você percebe que ele parou de ir à academia e está comendo mais fast-food. Esses comportamentos autodestrutivos indicam depressão ou angústia com o casamento.

Livre-se do narcisismo em sua vida!

Psicólogo Emilson Silva com camisa roxa e rindo

Com mais de 12 anos de experiência, já ajudei milhares de pessoas a superarem algum tipo de abuso narcisista.

Ele fica na defensiva facilmente

Os homens tendem a ficar na defensiva como mecanismo de autoproteção quando se sentem ameaçados. Se seu marido se irrita com pequenas coisas ou é excessivamente sensível às críticas, pode ser um sinal de que ele se sente atacado.

Estar constantemente em guarda leva à defensiva, e a atitude defensiva sinaliza infelicidade.

Ele não tem mais iniciativa

Uma libido mais baixa ou falta de iniciação quando se trata de intimidade física é um sinal de alerta. Os homens são geralmente mais inclinados ao sexo do que as mulheres, por isso, se o seu marido parar de se aproximar de você, isso significa que ele não está mais interessado em intimidade.

Pode haver outros motivos, como depressão, estresse ou baixa testosterona. Mas uma mudança na libido, especialmente sem motivo claro, pode indica ele desistiu do casamento.

Ele não fala sobre o futuro

Quando um homem vê um futuro real com sua esposa, ele naturalmente traz isso à tona na conversa. Falar sobre planos, esperanças, aposentadoria ou mesmo apenas escapadelas de fim de semana são sinais de que ele vê você no futuro.

Se seu marido evita ou ignora qualquer menção a planos futuros, é porque ele não vê você em cena a longo prazo. Homens que superaram mentalmente o casamento tendem a fazer planos sozinho.

Ele encontra falhas em você

Quando um homem está infeliz no casamento, ele começa a ver a parceira como uma fonte de infelicidade. Suas falhas são ampliadas e os erros parecem catastróficos.

Você pode notar que seu marido a vê de forma muito mais negativa e encontra defeitos nas pequenas coisas. De repente, você sente que não consegue fazer nada certo aos olhos dele. Esse ressentimento indica que ele está projetando a infelicidade.

Ele evita você ativamente

Um sinal claro de que um homem está infeliz no casamento é se ele se afastar e inventar desculpas para ficar longe de casa. Seja trabalhando até tarde com mais frequência, encontrando hobbies que o mantenham fora de casa ou saindo frequentemente com os amigos.

Os homens fogem para evitar enfrentarem os problemas de frente. Mas quanto mais seu marido se afasta de você, mais isso prejudica sua conexão. A evitação ativa é um aviso de que ele foi verificado mentalmente.

Ele parece querer mais espaço

Às vezes, o apelo de um homem por “espaço” significa que ele quer distância de sua esposa, em vez de uma casa apertada. Se o seu marido afirma uma necessidade de espaço, então esta é a sua forma de criar separação.

Querer algum tempo sozinho e independência é normal, mas se ele parece querer cada vez mais espaço, então há indícios de que está tentando se separar de você e do casamento.

Ele para de dizer “eu te amo”

Essas três pequenas palavras têm muito peso no casamento. Embora a frequência com que se diga isso varie de casal para casal, uma diminuição perceptível sinaliza a infelicidade de seu marido.

Se ele costumava dizer “eu te amo” diariamente, mas agora não consegue pronunciá-lo, então é um sinal claro de que ele não se sente mais assim. As palavras desaparecem junto como os sentimentos.

Ele se irrita com seus pedidos

Outro sinal é se ele demonstrar aborrecimento com qualquer pedido seu. Seja para ajudar nas tarefas de casa, planos que prefere pular ou até mesmo apenas conversar, a irritação expõe os sentimentos.

Quando o marido está infeliz no casamento, ele vê os desejos e necessidades da parceira como um fardo. Pedidos simples o irritam porque ele já está desapegado. Desviar de perguntas o ajuda a evitar a infelicidade.

Ele para de compartilhar pensamentos e sentimentos

A intimidade emocional é fundamental em qualquer casamento. Quando seu marido se cala e para de contar sobre o dia dele, de compartilhar alegrias e frustrações ou de discutir qualquer assunto sério da vida, isso indica que ele se afastou do relacionamento.

Os homens precisam dessa conexão emocional assim como as mulheres. Se ele te exclui e se recusar a se abrir, isso indica que ele está desconectado do casamento e não vê sentido em compartilhar com alguém de quem ele não se sente mais próximo.

Ele parece desinteressado quando você fala

Um marido infeliz no casamento também demonstrará desinteresse quando você quiser falar sobre sua vida. Olhos vidrados, verificando constantemente o relógio ou nem mesmo fingindo ouvir são sinais de que ele não está presente.

Essa indiferença decorre de seu desligamento do relacionamento como um todo. Ele não se importa mais em se conectar com você, então o que é importante para você também não ressoa. Sua apatia fala muito.

Ele critica você com mais frequência

Quando um homem está infeliz no casamento, ele desconta na esposa, criticando-a. De repente, nada do que você faz parece bom o suficiente. Ele critica sua culinária, sua educação, sua direção, sua aparência e qualquer outra coisa que ele possa atacar.

Esta enxurrada de insultos vem de um lugar de infelicidade e miséria. Suas falhas são ampliadas porque ele está projetando os sentimentos negativos. Críticas frequentes indicam que ele se ressente de você e do casamento.

Ele escolhe mais brigas

Quanto mais infeliz um homem é no casamento, mais irritado ele tende a ficar com a esposa. A tensão leva a brigas por causa de pequenas questões. Pisar em ovos para evitar explosões torna-se a norma.

O ressentimento subjacente alimenta este conflito crescente. Brigar dá ao seu marido uma válvula de escape para sua infelicidade. Também cria mais distância de você e justifica o desligamento. Mais brigas sinalizam problemas enormes.

Ele bebe com mais frequência

Alguns homens enfrentam um casamento infeliz bebendo com mais frequência. Beber habitualmente, enganar-se com a bebida ou ficar irritado se você mencionar o uso de álcool indicam que ele está afogando suas mágoas.

A automedicação com álcool permite que ele se afaste temporariamente da realidade do casamento fracassado. Mas, também serve como fuga e distanciamento, criando mais problemas. Observe se o hábito de beber parece uma situação prejudicial à saúde.

O que fazer quando um homem está infeliz no casamento?

Se notar algum dos sinais anteriores, não se preocupe. Aqui estão algumas dicas pelas quais é possível se reconectar quando um homem está infeliz no casamento.

Tenha uma conversa honesta

O remédio para a maioria dos problemas de relacionamento é ter uma conversa honesta. Comunicação transparente e empatia ajudam a curar qualquer ferida, desde que o casal estejam dispostos a fazer as pazes.

Deixe-o falar enquanto você ouve. Uma resposta defensiva impensada será contraproducente.

Identifique o que não está funcionando

A comunicação revelará como o casal se sente sobre a saúde do casamento. Quando se permite que o homem fale e confie na esposa, é provável que melhoras comecem a acontecer.

O casal pode, então, trabalhar juntos para chegar à raiz da infelicidade e identificar o que não está funcionando no casamento.

Encontrem soluções juntos

Depois de ter clareza sobre os problemas e sua gravidade, o casal precisa trabalhar para encontrar soluções. Fazer isso juntos é a melhor maneira de reviver o amor.

Decidam se vale a pena salvar o casamento

Toda essa comunicação e introspecção dará ao casal alguns indicativos sobre a intensidade do dano: é reparável ou está além do reparo?

Às vezes, passar um tempo separados pode ser melhor, enquanto em outros, terminar o casamento pode ser do interesse de ambos. Seja cautelosamente otimista sobre o resultado, ao mesmo tempo em que se prepara para o pior cenário.

Livre-se do narcisismo em sua vida!

Psicólogo Emilson Silva com camisa roxa e rindo

Com mais de 12 anos de experiência, já ajudei milhares de pessoas a superarem algum tipo de abuso narcisista.

Palavras finais

É doloroso saber que um homem está infeliz no casamento. Geralmente a esposa tenta encontrar maneiras de garantir que o casamento ainda funcione, enquanto ele não faz nada para ajudá-la.

Em vez de cair no círculo infinito de acusações mútuas, será muito mais construtivo agirem com maturidade, assumirem a responsabilidade e descobrirem o que podem fazer a respeito.

Se você ama seu cônjuge (especialmente se ele ainda te ama, apesar de sua infelicidade), então evite desistir desse casamento.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *