Cabeçalho site

Psicólogo online para vítimas de narcisismo em qualquer lugar do mundo

Início

Artigos

Sobre

Início » Quando o Psicólogo desmarca ou falta à sessão de terapia

Quando o Psicólogo desmarca ou falta à sessão de terapia

Uma poltrona vazia indicando que um Psicólogo faltou a sessão de terapia

Na era das consultas e terapia online, pode ser fácil para alguns esquecerem seus compromissos. A falta do Psicólogo é um compromisso agendado ao qual ele não comparece.

Fazer terapia tem, essencialmente, a ver com relacionamento e comunicação. Quando o Psicólogo falta à sessão, o paciente fica sem nenhum dos dois.

Para aqueles que estão lidando com questões relacionadas a perda, a rejeição ou ao abandono (e isso é uma grande porcentagem), a falta do Psicólogo gera ainda mais dor.

A terapia acaba por, no mínimo, se tornando um contribuinte para o sofrimento, em vez de uma fonte de cura.

Livre-se do narcisismo em sua vida!

Psicólogo Emilson Silva com camisa roxa e rindo

Com mais de 12 anos de experiência, já ajudei milhares de pessoas a superarem algum tipo de abuso narcisista.

Por outro lado, quer tenha sido uma confusão de horário ou uma falha de comunicação, o paciente agora pode ver que seu Psicólogo é tão humano quanto ele, quebrando o mito de que ele não comete erros.

O que fazer se o Psicólogo faltar?

Se o seu Psicólogo não honrou com a presença na sessão, seja presencial ou online, aqui estão algumas coisas que você pode fazer:

Estabelecer um contato direto

Se o seu Psicólogo não responder as suas mensagens, ligue diretamente para ele. Ele pode simplesmente ter esquecido das sessões ou de responder ao seu texto.

Às vezes, o contato direto é a melhor coisa que você pode fazer.

Ter um pouco de paciência

Se você entrou em contato com seu Psicólogo nas últimas 12 horas por mensagem ou ligação, e ele ainda não respondeu, seja paciente.

Alguns Psicólogos têm uma margem de manobra para um tempo de resposta de 24 horas, então ele provavelmente responderá a você em breve.

Se eles não atenderem às ligações, anote o horário. Muitos Psicólogos não atendem ligações fora do horário de trabalho.

Expressar a insatisfação

Quando você encontrar o Psicólogo, exponha suas preocupações e informe-o de que as faltas ou cancelamentos excessivos o estão estressando.

É perfeitamente comum deixar por isso mesmo. No entanto, se você se sentir confortável, discuta com ele uma maneira contornar o problema, bem como quais são os limites dele como Psicólogo e o seu como paciente.

Permanecer atento ao comportamento dele

Embora, em alguns casos, os Psicólogos possam se esquecer de comparecer às sessões, também é possível que sejam negligentes e antiéticos.

Portanto, depois de terem conversado, preste atenção em como ele está acomodando suas necessidades, enquanto você também respeita os limites dele como seu Psicólogo.

Se você acredita que seu Psicólogo não foi atencioso, nem fez ajustes e acomodações para ajudá-lo a se sentir seguro, ouvido e apoiado, então é possível que ele esteja violando a ética.

Nesse caso, é melhor para você procurar outro Psicólogo. Informe-o, diretamente, de que irá encerrar as sessões com ele.

Você tem todo o direito de mudar de profissional se achar que a forma como ele trabalha não é o tipo de ajuda que você precisa ou exige.

Como o Psicólogo deve ressarcir o paciente pela falta?

Um Psicólogo que se preocupa com a seriedade do seu trabalho assumirá a responsabilidade, aceitará seus problemas de forma não defensiva e tratará de cuidar de seu paciente.

Normalmente, a política mais aplicada é a de não cobrar pela próxima sessão (nem pela falta, claro).

Eu afirmo que se o paciente paga por suas faltas, então o Psicólogo também deve pagar pelas dele.

Palavras finais

Somos todos humanos e cometemos erros, então tente não interpretar a falta do Psicólogo na sessão de terapia como sendo algo pessoal contra você.

Talvez o Psicólogo realmente tenha esquecido, ou tenha agendado dois pacientes para o mesmo horário e esteja completamente alheio à sua frustração.

Pergunte a si mesmo:

  • O Psicólogo tem sido responsável e confiável até agora?
  • Você acha que o Psicólogo tem te ajudado?
  • Você tem um bom relacionamento com o Psicólogo?
  • Você conseguiu conversar com seu Psicólogo sobre as faltas e cancelamentos?
  • A desculpa do Psicólogo faz sentido?

Se você obtiver um “sim” para todas essas perguntas, não há problema. As coisas acontecem na vida. Às vezes, bons terapeutas simplesmente estragam tudo.

Mas uma resposta “não” a qualquer uma dessas perguntas deve fazer você começar a procurar outro terapeuta. Não há desculpa possível para uma resposta “não” a nenhuma dessas perguntas.

Livre-se do narcisismo em sua vida!

Psicólogo Emilson Silva com camisa roxa e rindo

Com mais de 12 anos de experiência, já ajudei milhares de pessoas a superarem algum tipo de abuso narcisista.

De qualquer modo, é importante discutir o assunto no próximo encontro entre vocês, pois a comunicação na terapia é fundamental.

Ser honesto com seu Psicólogo sobre as coisas que acontecem entre vocês fará com que a relação terapêutica fique cada vez mais benéfica e fortalecida.

Por fim, se o Psicólogo continuar cancelando, reagendando ou faltando às sessões de terapia, considere se você pode mudar de profissional.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *