Seu namorado não posta sobre você nas redes sociais?

Homem apontando a tela de um celular enquanto ao fundo está o logotipo do facebook

Categoria: Outros

Avatar de Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Importante: este artigo é meramente informativo e insuficiente para um diagnóstico definitivo. Sendo assim, é recomendado agendar uma consulta sobre seu caso em particular.

Publicidade
Início do artigo

Seu namorado não te assume nas redes sociais? Você parece inexistente nas redes sociais dele? Você posta fotos ou se gaba de seu ótimo relacionamento, mas ele nunca retribui o favor?

Se a falta de postagens sobre você causa preocupação, é importante pesquisar um pouco mais e descobrir o que está acontecendo.

Razões pelas quais ele não posta sobre você nas redes sociais

Aqui estão algumas possíveis razões pelas quais seu namorado não posta sobre você nas redes sociais:

Ele publica muito pouco

Antes de tornar as coisas pessoais, verifique:

  • Quão ativo ele é nas redes sociais?
  • Ele é alguém que posta fotos várias vezes por semana ou tem a mesma foto de perfil há anos?
  • Ele é alguém que gosta, segue e comenta ativamente as atividades das pessoas?
  • Ele é apenas um stalker digital?

Se ele não posta nas redes sociais com muita frequência, deixar de postar sobre você não significa que seja algo pessoal. Ele simplesmente não vê mérito em compartilhar sua vida pessoal com o resto do mundo.

Ele quer manter as coisas privadas

Algumas pessoas simplesmente não querem compartilhar sua vida privada. Elas podem ter tido experiências negativas com postagens no passado, ou simplesmente são mais tímidas e moderadas sobre seus detalhes pessoais.

Não há nada de errado com esse comportamento. Seu namorado simplesmente não se importa o suficiente com as opiniões de outras pessoas a ponto de querer compartilhar detalhes de sua vida virtualmente.

Ele está escondendo algo

Este provavelmente é o seu maior medo no relacionamento e, infelizmente, pode ser verdade. Seu namorado não posta sobre você nas redes sociais quando está escondendo algo, principalmente se ele é extremamente ativo.

Publicidade

Por exemplo, se ele postar fotos sobre tudo o que está acontecendo em sua vida, mas não tiver nenhuma com você, isso é um motivo potencial de preocupação. Alguém que é tão aberto em expor a própria vida deveria estar ansioso para documentar um relacionamento romântico!

Leia também:  Os únicos 5 medos que todos nós compartilhamos

Ele está preocupado com a opinião alheia

Por algum motivo ou outro, ele tem vergonha do relacionamento. Assim, estará preocupado com a forma como os outros vão julgá-lo, e não quer lidar com esse problema.

Essa preocupação acontece por alguns motivos. Por exemplo, se ele acabou de sair de um relacionamento, pode considerar que é “errado” namorar alguém novo tão cedo. Ou, se você já teve problemas com seus amigos ou familiares, ele pode querer manter alguns limites para evitar problemas.

Ele não está interessado

Sejamos realistas, alguns homens precisam manter suas opções em aberto e não querem que outras pessoas saibam que eles têm namorada. Em vez disso, gostam de se divertir quando estão online. Por serem praticamente “solteiros”, eles podem se safar com um comportamento mais superficial.

Se ele não estiver interessado na relação, então não há motivos para postar sobre você nas redes sociais. Ele será propositalmente vago, ou postará apenas uma foto muito ocasional.

Lembre-se de que uma coisa é ele querer manter sua vida privada offline, outra coisa é escondê-la de você completamente.

Ele está focado no trabalho

Alguns homens usam as redes sociais para elevar suas carreiras e reputações profissionais. Em certos trabalhos, esse tipo de presença é essencial para o sucesso. Assim, precisam manter uma “aparência” específica para ganhar o respeito de colegas, clientes ou outros profissionais do setor.

Então, com essa mentalidade, ele só quer manter sua vida pessoal e profissional completamente separada. Portanto, não posta sobre você nas redes sociais e também não posta nada fora de seus empreendimentos relacionados ao trabalho.

Ele não tem noção

Ainda que não seja a melhor razão, ainda é uma razão válida. Quando se trata de atividade de redes sociais, algumas pessoas não têm a menor ideia sobre a melhor postura tomar.

Ele pode não perceber que você quer que ele compartilhe mais sobre o relacionamento, bem como presume que todo mundo já sabe o quanto ele é feliz, leal ou comprometido.

Você pode descobrir se um cara não tem noção se ele reagir favoravelmente ao seu feedback. Em vez de ficar na defensiva, ele se desculpará e fará tentativas imediatas de melhorar as coisas.

Ele está te traindo

Se ele está namorando outra pessoa, não postará sobre você nas redes sociais e esconderá as coisas o máximo possível.

No entanto, lembre-se de que ele não postar fotos suas não significa necessariamente que ele está sendo infiel!

O que fazer quando seu namorado não posta sobre você nas redes sociais?

Por que você se sente chateado ou irritado?

Considere seus sentimentos antes de falar sobre eles. Depois de identificar a causa raiz de sua preocupação, você será capaz de organizar suas buscas antes de falar com seu namorado.

Leia também:  10 razões pelas quais seu ex desapareceu das redes sociais

Compartilhe como você se sente

É importante ser honesto com seu namorado sobre suas emoções. Não há nada de errado em querer que ele reconheça sua existência online!

Portanto, comprometa-se a ter uma conversa transparente e expressar de como você se sente sobre a situação. Não deixe de compartilhar quaisquer medos. Ao mesmo tempo, não faça suposições precipitadas. Deixe-o compartilhar seu lado da história também.

Pergunte o que ele pensa das redes sociais

Em geral, como ele percebe as redes sociais? Ele gosta de ver as fotos de outras pessoas, mas tem vergonha de postar as suas? Ele acha tudo isso uma enorme perda de tempo?

Esta situação não tem certo ou errado, mas entender a perspectiva dele vai ajudar a entender os motivos. Se ele não gosta de redes sociais, ou parece não entender o motivo de se postar, então essa mentalidade provavelmente não mudará muito.

Compartilhe seus desejos

É possível que ele legitimamente não saiba o que você quer dele. Se for esse o caso, seja explícito em sua conversa. Diga algo como: “adoraria se você colocasse uma foto nossa em suas redes sociais”.

Você também deve considerar se há limites digitais não negociáveis ​​ou “mínimos” entre vocês. Por exemplo, talvez você queira que ele mude seu status de solteiro para “em um relacionamento”, queira que ele deixe de ser amigo do ex, ou pare de curtir fotos de garotas aleatórias.

Aceite a situação

Existem tantos motivos pelos quais seu namorado não posta sobre você nas redes sociais. Se ele for honesto sobre os motivos e não quiser mudar de atitude, então será necessário reavaliar suas prioridades.

Faça a si mesmo as seguintes perguntas:

  • Ele faz você feliz?
  • Ele é uma pessoa boa e amorosa?
  • Ele é um grande parceiro?
  • As brigas por causa de redes sociais valem a pena?

É importante que ele poste sobre você nas redes sociais?

Independentemente de seus próprios sentimentos sobre redes sociais e relacionamentos, importa o que ele compartilha? Postar fotos tem algo a ver com seu nível atual de felicidade?

Quando seu namorado não posta sobre você nas redes sociais não deve ser motivo para se preocupar, caso vocês passem tempo juntos e realmente gostem da companhia um do outro.

O efeito de supercompensação

Todos nós conhecemos esse sentimento. Você está percorrendo as postagens, onde cada imagem é perfeita, cada momento é significativo e todo casal é perfeito.

Mas, na realidade, casais postam sobre seus relacionamentos para compensar inseguranças. Portanto, mesmo que a ideia pareça encantadora, isso não significa necessariamente que o casal seja tão feliz assim.

Ciúme e controle

Algumas pessoas ficam desesperadas para que seus namorados revelem seu status de relacionamento ou postem fotos de casais. Esse desespero resulta querer que o mundo saiba que o parceiro está absolutamente comprometido.

Você pode (consciente ou não) se sentir ameaçado por outras pessoas, ou preocupado com a fidelidade de seu namorado. O ciúme não é inerentemente uma coisa ruim, mas uma emoção normal dentro do contexto da maioria dos relacionamentos.

Leia também:  O Psicólogo pode ser considerado um Médico?

Então, em vez de pressionar seu namorado para torná-la mais visível na página dele, é muito mais importante que você comunique como se sente. Controlar as ações dele para esconder sua insegurança sairá pela culatra.

Necessidade de querer se mostrar

Alguns gostam de competir com outros no mundo online. Queremos ter uma boa aparência, então postamos fotos impressionantes e falamos muito sobre como nossas vidas são bem-sucedidas.

Nem todo mundo se importa, é claro, mas tendemos a fazer esforços significativos para provar nosso valor. Esse desejo de competir transcende seu relacionamento.

Mesmo que você seja a única pessoa que deva se importar com o que seu namorado faz (ou não faz), também precisa se preocupar com o que os outros vão pensar:

  • O que o colega de trabalho dele pensa sobre você?
  • E aquele primo distante que o segue?
  • E o resto de seus amigos?

Da mesma forma, você pode querer exibir um namorado (ou relacionamento) perfeito para seus seguidores. E como você sabe que eles vão clicar no perfil dele, você quer que vejam o quanto ele te adora.

Busca por validação

Mesmo que não esteja tentando se exibir explicitamente, você pode estar buscando validação para seu relacionamento associando a atividade virtual do seu namorado ao seu valor real. Então, se ele não posta sobre você nas redes sociais é porque fez algo ruim.

As redes sociais são uma ferramenta fantástica para construir e manter conexões. Mas se está afetando negativamente sua saúde mental, provavelmente é hora de dar um passo para trás.

Sentimentos de orgulho e felicidade

Talvez você apenas ame genuinamente seu namorado, e não quer deixar de compartilhar como se sente. O amor é uma coisa linda e maravilhosa, então postar sobre isso vai perpetuar um sentimento de gratidão e felicidade.

Não há absolutamente nada de errado em postar uma foto de vocês dois. Seus amigos e familiares vão adorar ver você tão feliz. Ao mesmo tempo, é importante estar ciente de que esses são seus sentimentos individuais. Seu namorado pode processar emoções sobre o relacionamento de maneira bem diferente, e não é necessariamente justo projetar suas expectativas nele.

Considerações finais

Em um mundo cada vez mais digital, a forma como você se comunica e se expressa nas redes sociais tornou-se sua própria linguagem de amor.

Um namorado genuíno irá ouvi-lo e respeitar suas necessidades. Ele não se importará em incluir você em postagens ocasionais, ou em compartilhar fotos com você nelas.

Ao mesmo tempo, é importante considerar o contexto maior. Se você está mais preocupado com a imagem pública do que como ele se sente, talvez seja necessário reavaliar suas prioridades.

Sobre o autor: Emilson Lúcio da Silva

Avatar de Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Artigos relacionados

Avatar do Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Autor: Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Emilson Lúcio da Silva é Psicólogo desde 2012. Ele possui o título de especialista pelo Conselho Federal de Psicologia e é reconhecido como uma autoridade na área de saúde mental.

2 comentários em “Seu namorado não posta sobre você nas redes sociais?”

  1. Bom dia. Foi a postagem mais coerente que já li. Isso acontece frequentemente no meu relacionamento, pq meu namorado é extremamente contra redes sociais. Ele não possui redes, apenas whatsapp, e critica muito quem se expõe. Explica que a felicidade não precisa ser exposta e sim vivida. Concordo em partes, pois eu ficaria muito feliz se ele demosntrasse seu amor postando uma foto nossa. Eu me sentiria especial por ter sido a excessão da regra.
    Sem contar que sempre ouço comentários de que ele esconde nosso relacionamento pelo fato de trabalhar longe e só nos vermos fds. De verda, não me importo com os outros, sei que ele me ama, nos respeitamos muito, isso que importa. Mas que uma foto nossa no status do whatsapp dele seria lindo, ah seria…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *