Há motivo para se preocupar quando um parceiro elogia a ex?

Um casal abraçado enquanto o homem tenta beijar outra mulher

Categoria: Ciúme

Avatar de Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Importante: este artigo é meramente informativo e insuficiente para um diagnóstico definitivo. Sendo assim, é recomendado agendar uma consulta sobre seu caso em particular.

Publicidade
Início do artigo

Novos casais geralmente notam quando o parceiro critica um ex, preocupando-se com a maneira como falará sobre eles no futuro, caso o relacionamento não dê certo.

Contudo, o outro extremo também é verdadeiro. Algumas pessoas não têm nada além de elogios a um amante do passado. Seria essa reminiscência romântica um motivo de preocupação? Tais opiniões são importantes porque moldam a percepção de parceiros românticos atuais, ou mesmo parceiros em potencial.

Na prática, as opiniões positivas por si só geralmente não são motivo de preocupação, a menos que sejam acompanhadas de algum comportamento. Muitas pessoas intencionalmente fazem questão de não falar mal de um ex, especialmente se eles compartilham filhos.

É um tanto irônico que a ausência de negatividade seja vista como uma ameaça ao relacionamento. No entanto, muitos casais simplesmente se separam com o tempo, tornando-se mais como amigos ou irmãos, uma transição que provavelmente não ameaçará um novo relacionamento no sentido romântico.

Leia também:  Por que uma pessoa te odeia: os motivos mais comuns

Às vezes, a resposta para a pergunta sobre por que um parceiro nunca fala mal de um ex é porque o término não envolve um coração partido. Algumas pessoas ficam aliviadas em se separar amigavelmente de alguém que se tornou mais um parceiro platônico ou um colega de quarto, resultando em nenhum ressentimento. Isso precisa ser visto como uma boa notícia para um novo interesse romântico.

A bondade e a compaixão pelo amor perdido não decorrem automaticamente de um desejo não correspondido por um amante do passado. Relacionamentos saudáveis ​​crescem por meio da confiança e respeito mútuos, atributos positivos que caracterizaram relacionamentos anteriores.

Outros homens e mulheres elogiam o ex porque foram pessoas gentis e com quem compartilharam muita história. O que esquecemos é que existe um motivo para terem terminado. E se ele está com você agora, confie que há uma razão para isso.

Leia também:  Como um homem reage quando está com ciúme?

Então, se você tem um parceiro que não é confiável, ele não deveria ser seu namorado. Mas, se ele é seu namorado, então você não tem escolha a não ser confiar nele completamente. Caso contrário, você só conseguirá fazê-lo:

  1. Se sentir um lixo porque a própria namorada não confia nele;
  2. Se sentir preso porque está namorando alguém que lê suas mensagens de texto;
  3. Sentir que não pode ser honesto sobre a amizade com uma ex;
  4. Sentir que pode encontrar outra mulher que confie nele;
  5. Sentir que não pode ser ele mesmo perto de você.

Se alguém se sente insultado porque o parceiro elogia um ex, então está garantindo a destruição de seu próprio relacionamento. Lembre-se de que há boas razões pelas quais os relacionamentos se dissolvem, e os relacionamentos anteriores são exatamente isso: passado.

Publicidade

Você nunca saberá realmente o que alguém com quem você está namorando está pensando, ou como ele realmente se sente. Não faz sentido ser paranoico e buscar um significado distorcido em cada palavra ou ação.

Sobre o autor: Emilson Lúcio da Silva

Avatar de Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Artigos relacionados

Avatar do Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Autor: Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Emilson Lúcio da Silva é Psicólogo desde 2012. Ele possui o título de especialista pelo Conselho Federal de Psicologia e é reconhecido como uma autoridade na área de saúde mental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *