Os melhores e evidentes sinais de que seu ex não quer voltar

Uma mulher sentada sozinha em um balanço durante um pôr-do-sol

Categoria: Divórcio

Avatar de Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Importante: este artigo é meramente informativo e insuficiente para um diagnóstico definitivo. Sendo assim, é recomendado agendar uma consulta sobre seu caso em particular.

Publicidade
Início do artigo

Perder alguém que amamos nunca é fácil, e normalmente nos apegamos à esperança de que ele volte, apesar dos evidentes sinais de que seu ex não quer voltar.

Enquanto aceitar esses sinais e permitir-se um tempo para lamentar o amor perdido ajuda a curar, continuar apegado a falsas esperanças é manter-se preso ao passado para sempre.

Ele diz a todos que está feliz

Faz apenas algumas semanas desde que vocês se separaram, mas seu ex já está por aí, curtindo a vida? Ele não apenas parece estar saindo com mais frequência, mas também começou um novo esporte e se inscreveu para uma promoção?

Se tudo na vida dele parece melhor agora, então seu ex não quer voltar.

Ele diz para você seguir em frente

Se seu ex lhe diz que vocês estão melhor separados, e que é hora de seguir em frente? Então respeite essa decisão, pois apegar-se a falsas esperanças prejudica sua autoestima e impede a cura.

Como o relacionamento acabou, então não faz mais sentido continuar investindo energia emocional nele, agarrando-se ao passado e tentando reacender a paixão.

Esse comportamento provavelmente irritará seu ex, tornando a situação ainda mais dolorosa para vocês dois.

Ele te bloqueou nas redes sociais

Há alguns meses atrás todas as postagens nas redes sociais do seu ex giravam em torno de você, e agora ele nem gosta mais de suas piadas ou comenta suas últimas fotos? Este é um bom sinal de que seu ex não quer voltar.

Leia também:  A pandemia está prejudicando o seu relacionamento?

Se ele removeu todas as evidências de que o relacionamento entre vocês existiu e reformulou completamente o próprio perfil, então está enviando um sinal claro de que esse rompimento é para sempre.

Publicidade

Ele não manda mais mensagens

Um ex não quer se ele cortar toda a comunicação entre vocês. Não atender ligações e excluir e-mails não lidos mostram claramente que as coisas acabaram para sempre.

Esse tipo de bloqueio normalmente dura alguns meses, após os quais algumas das emoções negativas diminuem e ele estará pronto para se tornar um amigo.

Ele fala mal de você

Um ex que só fala mal de você não quer voltar. Se ele fala mal para os amigos em comum, então isso sugere que prefere muito mais machucar do que reacender o romance.

Talvez ele o culpe pelo rompimento e queira destacar seus erros do passado como forma de justificar o término do relacionamento. De qualquer forma, isso indica claramente que seu ex não quer voltar.

Ele é frio com você

Se você encontrar o seu ex por aí e ele o ignorar, recusando-se a fazer contato visual e dando apenas respostas monossilábicas, então está deixando claro que não quer voltar.

Se ele se sente tão desconfortável em sua presença que nem consegue sorrir, é hora de deixá-lo ir.

Ele está com outra pessoa

Se ele já estiver namorando com outra pessoa, esse relacionamento pode ser somente por puro rebote. Mas, se isso acontecer após algumas semanas ou até meses depois do término, é um forte sinal de que seu ex não quer voltar.

Enquanto um ex que fica exibindo seu novo relacionamento nas redes sociais quer provocar uma reação, aquele que mantém o relacionamento para si e evita falar sobre ele, provavelmente mudou.

Ele quer ser seu amigo

Após o término, seu ex imediatamente disse que queria continuar amigo? Depois que tudo se transforma em amizade, as chances de reacender um relacionamento romântico são muito pequenas.

Querer ser apenas amigo sugere que ele ainda se preocupa com você, mas seu ex não quer voltar, pelo menos não como antes. O amor e a paixão que antes existiam agora se transformou em amizade.

Leia também:  Os sinais de que uma pessoa não está mais afim de você

Seu ex nunca voltará se ele te tratar da mesma forma que trata os outros amigos, sem nenhum sinal do calor ou flerte.

Ele não tem ciúme

Em um relacionamento saudável, o ciúme sugere que a outra pessoa se preocupa tanto com o relacionamento que teme perdê-lo. Se ele está perfeitamente feliz em vê-lo com outra pessoa, isso indica que esses sentimentos não existem mais.

Se ele não se importa com quem você está, então ele também não se importa mais romanticamente com você, indicando que seu ex não quer voltar.

Ele devolveu suas coisas

Quando estamos em um relacionamento sério, os objetos são compartilhados e ou emprestados. Se o seu ex devolver todas as suas coisas, é um forte sinal de que seu ex não quer voltar e prefere seguir em frente.

Os itens pessoais são uma forma de manter uma conexão com o outro. No entanto, depois de removidos, a necessidade de manter contato também desaparece.

Ele se muda de cidade

Quando nos mudamos para uma nova cidade, geralmente é porque estamos procurando um novo começo na vida. Queremos uma mudança de cenário e novas oportunidades.

Seu ex não quer voltar se ele logo se mudar para outra cidade após a separação. Isso sinaliza o fim físico de qualquer relacionamento.

As chances de você reacender o relacionamento à distância são extremamente pequenas, especialmente porque seu ex mudou, tanto física quanto emocionalmente.

Ele está te evitando

Seu ex não apenas dá desculpas para não se encontrar, mas também evita suas ligações e demora dias para responder.

Um ex não quer voltar ou se sente desconfortável em sua presença é capaz de enviar um sinal bastante claro.

Ele evita seus familiares

Um longo relacionamento envolve mais do que apenas duas pessoas, e parceiros de longo prazo geralmente se tornam parte da família. Seu ex era muito próximo de seu irmão, mas desde a separação, esse relacionamento também esfriou?

Isso sugere que seu ex não quer voltar e está tentando se livrar de você a tal ponto que também está se distanciando de sua família. Fica claro a partir desse comportamento que seu ex quer cortar todos os laços, sugerindo que uma reconciliação não está em jogo.

Leia também:  Os 10 principais passos para terminar um relacionamento tóxico

Perguntas frequentes sobre quando um ex não quer voltar

Como saber se um término é definitivo?

Há muitos sinais de que um relacionamento acabou, mas quando seu ex se muda para morar em uma nova cidade, fica claro que o rompimento é definitivo. Ninguém faz uma mudança tão grande na vida sem quaisquer dúvidas subjacentes sobre isso.

Reacender um relacionamento romântico leva muito tempo, investimento emocional e comunicação, nenhum dos quais é possível à distância.

Como saber se seu ex está feliz sem você?

Um ex que evita fazer contato ou se comunicar não precisa mais de você em sua vida. Se ele raramente te menciona para amigos em comum, e não mostra nenhum sinal de dor ou desconforto quando vocês se encontram, é hora de enfrentar a dura verdade de que seu ex não quer voltar.

Quando você deve desistir de um ex?

Se o seu ex bloqueia consistentemente todas as tentativas de comunicação, é hora de parar de esperar e começar a se curar.

Da mesma forma, se o seu ex está em um relacionamento sério há vários meses a mais do que o seu relacionamento durou, é um sinal claro de que não há mais nada para recuperar.

Palavras finais sobre quando um ex não quer voltar

Queremos que relacionamentos românticos durem para sempre, e as separações destroem esses sonhos. Aceitar o fato de que seu ex não quer voltar é muito doloroso, que faz você sofrer pelo amor perdido e aprender a aceitar os erros do passado.

Ao mesmo tempo, é uma excelente oportunidade de se tornar uma pessoa melhor, fazer uma avaliação do que deu errado e pensar no que deseja de seus relacionamentos no futuro. Apegar-se a falsas esperanças impede você de seguir em frente e torna as chances de reconquistar seu ex ainda menores.

Reconhecer e aceitar os sinais de que seu ex não quer voltar dá a você a chance de passar algum tempo consigo mesmo, reconstruindo sua autoestima e planejando o futuro, em vez de permanecer estagnado no passado.

Sobre o autor: Emilson Lúcio da Silva

Avatar de Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Artigos relacionados

Avatar do Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Autor: Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Emilson Lúcio da Silva é Psicólogo desde 2012. Ele possui o título de especialista pelo Conselho Federal de Psicologia e é reconhecido como uma autoridade na área de saúde mental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *