Se você deixar a pessoa que ama ir embora, ela voltará?

Um par de alianças sobre a mesa, enquanto um casal apoia suas mãos fechadas sobre ela

Categoria: Outros

Avatar de Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Importante: este artigo é meramente informativo e insuficiente para um diagnóstico definitivo. Sendo assim, é recomendado agendar uma consulta sobre seu caso em particular.

Publicidade
Início do artigo

Ninguém pode garantir que, se você deixá-lo ir, ele voltará. Entretanto, isso é uma excelente chance para reacender o relacionamento, mas tentar segurar uma pessoa que quer ser livre fará com que ela se afaste ainda mais.

Quando amamos demais alguém, somos tentados a mantê-la intensamente próxima. Nos preocupamos tanto, que a ideia de perdê-la nos apavora. Tememos ser incapazes de continuar e que toda a alegria da nossa vida seja perdida.

Como resposta natural, tentaremos nos aproximar e reparar qualquer dano que exista. Infelizmente, esta também é uma rápida maneira de afastar alguém ainda mais.

Deixar alguém que você ama ir é doloroso e assustador, mas também pode ser a maneira mais rápida de trazê-la de volta.

As regras de ouro para que ele volte

Respeite a decisão

Você precisa respeitar exatamente o que ele está pedindo: espaço e liberdade. Isso não fará com que ele te ame novamente, mas o deixará feliz por você respeitar a decisão e fazer o que ele pediu.

Em troca, ele irá apreciar e desenvolver um pouco mais de respeito por você. Pode até não ser amor verdadeiro, mas é um aspecto importante de qualquer relacionamento duradouro.

Dar algum espaço e exercer a regra dos 30 dias sem contato dará tempo para que ele perceba o que está perdendo. A regra do não contato é: “você não liga e não manda qualquer mensagem para um ex.”

Você também resiste a falar com amigos em comum e fazer comentários aleatórios sobre ele, o relacionamento ou o próprio rompimento.

Se você enviar mensagens de texto ou contatá-lo via rede social a cada minuto do dia, ele só será lembrado dos motivos pelos quais foi embora. Isso só mostra que você não pode aproveitar a vida e o quanto ela gira em torno dele.

Leia também:  O Psicólogo pode abraçar um paciente?

Se você parar de contatá-lo, também terá tempo para refletir sobre o relacionamento. Isso significa analisar o feedback e refletir sobre seu próprio comportamento.

Ao parar de ir atrás, você terá mais tempo para se concentrar em si e nas coisas que podem melhorar, se tornando um parceiro mais atraente. De qualquer forma, corrigir problemas deixa qualquer relacionamento futuro melhor, mesmo que seja com alguém diferente do seu ex.

As pessoas odeiam serem ignoradas porque sugere que não precisamos mais delas. Isso ocorre porque um dos impulsos mais fortes da vida é o instinto do herói: “o desejo de um homem de proteger seus entes queridos e se sentir necessário”.

Ao interromper todo o contato com ele, você está dizendo que não precisa dele, e que é perfeitamente capaz de cuidar de si mesmo. Isso vai ferir seus sentimentos e fará com que perceba o quanto sente falta de ser necessário.

Prove o seu valor

A segunda coisa que você precisa é fazer com que seu ex o valorize novamente. Implorar pela volta passa a informações de que você parece fraco e sem autoconfiança.

Ficar em casa deprimido, assistindo Netflix e bebendo vinho não atrairá seu ex de volta à sua vida, mas confirmará para ele os motivos pelos quais saiu.

Depois de deixar alguém ir, você precisa convencê-lo de que algo mudou, caso contrário, não há motivo para retornar. Essa mudança começa com você. Torne-se a melhor versão de si mesmo, concentre-se em seu autoaperfeiçoamento, e ele logo notará a diferença.

Passe mais tempo com os amigos e se esforce para fazer coisas interessantes no seu tempo livre. Pense em todo o tempo e energia que você coloca no relacionamento e, em vez disso, invista em sua própria vida.

Seja fazendo novos amigos ou desenvolvendo novos hobbies, sua energia recém-descoberta provará que você está no centro de sua vida, e não ele. Mas não só isso, também vai lembrá-lo de como vocês costumavam se divertir juntos.

Publicidade

Também mostrará como você é completamente capaz de ser feliz sozinho, e que está disposto a resolver o problema com suas próprias mãos, além de desfrutar de uma nova vida.

Apesar do instinto de herói, nós nos apaixonamos por pessoas confiantes e seguras de si mesma. Se você conseguir se tornar esse tipo de pessoa, há uma chance muito maior de seu parceiro voltar.

Leia também:  Um Psicólogo particular é melhor do que pelo plano de saúde

Por que seu ex voltaria se você o deixou ir?

Muitas pessoas voltam para relacionamentos sérios semanas ou até meses após o rompimento, e há vários motivos para isso.

Se você deixá-lo ir e dedicar um tempo para se concentrar em si mesmo, é provável que ele volte porque o rompimento te edificou. Em vez de cair em um monte de autopiedade, você passou por uma mudança importante na vida.

Você se tornou uma versão melhor de si, uma versão que o lembrará da pessoa por quem ele se apaixonou inicialmente.

11 razões pelas quais isso funcionaria

  1. Isso prova que você não é pegajoso;
  2. Isso mostra que você está no controle de suas próprias emoções;
  3. Você mostrou respeito pelos sentimentos dele, dando o espaço que queria;
  4. Ele quer o que não pode ter;
  5. Ele sente sua falta. Não se esqueça:a ausência torna o coração mais afetuoso;
  6. Isso o surpreende porque ele esperava que você implorasse para voltar;
  7. Ele está curioso sobre as mudanças que você fez;
  8. Ele teve o tempo e o espaço que precisava para refletir sobre seu relacionamento e perceber seu valor;
  9. Ele força a mudança a ocorrer;
  10. Isso prova que o mundo não gira em torno dele;
  11. Suas razões para ir embora não atenderam às expectativas.

6 razões pelas quais isso não vai funcionar

Deixá-lo ir não garante que ele voltará, mesmo que você siga as regras. Infelizmente, você não pode controlar o que acontece na vida de seu ex após o rompimento.

Ele tanto pode sentir sua falta como pode encontrar um novo relacionamento que considere mais gratificante do que o que teve com você. Se ele estiver feliz com sua nova vida, é improvável que volte.

Algumas das razões mais comuns para ele não voltar incluem:

  1. Ele percebeu que não quer mais ter um relacionamento de longo prazo;
  2. Ele se mudou;
  3. Ele encontrou uma nova namorada;
  4. Ele não te ama mais;
  5. Ele não está pronto para um relacionamento sério;
  6. Ele não é emocionalmente maduro o suficiente para deixar de lado seus sentimentos de ressentimento e arrependimento.

Se um cara não puder mudar a mentalidade sobre você ou o relacionamento, há poucas chances de reconciliação.

Suponha que seu ex não tenha maturidade emocional e autoconsciência para refletir sobre o que deu errado, bem como ser responsável por sua parte nele. Nesse caso, ele continuará tendo sentimentos negativos em relação a você. Isso significa que não vai voltar.

Leia também:  5 sinais que você está com mais raiva do que imagina

Seguindo em frente

Quando você deixa a pessoa que ama ir embora, é impossível saber se tomou a decisão certa ou não. Tudo o que se pode fazer é esperar o melhor e seguir em frente com sua vida.

Não há nada de errado ficar na esperança de que ele volte, desde que você não deixe que isso dite tudo o que você faz na vida. Cuide da sua vida e deixe seu ex cuidar da dele.

Deixar ir dá a você tempo para se concentrar em si. Isso significa que você pode desenvolver seu senso de valor próprio.

À medida que você investe mais tempo e energia em si mesmo, sua autoestima e saúde mental vão melhorar, tornando-o potencialmente mais feliz do que era com seu ex. Você pode até concluir que não precisa do seu ex de volta, porque a vida de uma pessoa solteira tem muito mais a oferecer.

Mesmo que seu ex não volte, o esforço que você fez para melhorar a si mesmo significa que, quando encontrar a pessoa certa, seu novo relacionamento será ainda mais gratificante.

Palavras finais

Não há garantia de que ao deixar pessoa que ama ir embora, ela voltará. Mas, há uma chance maior disso acontecer se você seguir as regras citadas. Apenas continue com sua vida e prove que você está completamente bem sozinho.

Isso não apenas fará com que o ex sinta sua falta, mas também o lembrará de todas as virtudes que o levaram a se apaixonar por você. Depois de um tempo, ele vai perceber que errou e voltar.

Refletir sobre a dinâmica do relacionamento que precedeu a separação também o ajudará a identificar as áreas que precisam melhorar em sua própria vida.

Relacionamentos sérios não terminam sem motivo, e cada parte tem que assumir alguma responsabilidade pela separação. Mesmo que seu instinto lhe diga que não foi sua culpa, é provável que haja comportamentos dos quais você se arrependa ou se sinta culpado.

Mesmo que ele não volte, você ainda estará em uma posição melhor do que implorando por seu retorno.

Sobre o autor: Emilson Lúcio da Silva

Avatar de Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Artigos relacionados

Avatar do Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Autor: Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Emilson Lúcio da Silva é Psicólogo desde 2012. Ele possui o título de especialista pelo Conselho Federal de Psicologia e é reconhecido como uma autoridade na área de saúde mental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *