O que fazer com amizades que se afastam do nada?

Duas crianças abraçadas e caminhando por uma estrada de terra

Categoria: Outros

Avatar de Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Importante: este artigo é meramente informativo e insuficiente para um diagnóstico definitivo. Sendo assim, é recomendado agendar uma consulta sobre seu caso em particular.

Publicidade
Início do artigo

Infelizmente, os amigos vêm e vão e muitas poucas pessoas têm os mesmos desde a infância, ocasionando amizades que se afastam do nada. Eles mudam para diferentes cidades e países, se casam, têm filhos ou simplesmente se desaparecem ao longo do tempo.

Quando amizades se afastam do nada, parece ser difícil sabermos o que fazer. Por ser uma situação complicada, não podemos ser muito insistentes e nem agir como se não houvesse importância.

Converse com seu amigo

A primeira coisa que você pode fazer é ter aquela conversa difícil. Será desconfortável, mas vai impedi-lo de ficar pensando nos motivos que levaram o seu amigo a se afastar do nada, bem como especular sobre por que ele está te tratando com indiferença.

Explique que você percebeu como tem estado distante ultimamente, e que gostaria de encontrá-lo para um bate-papo. É importante mencionar que ele pode recusar seu convite. Se assim for, deixe-o sozinho.

Por outro lado, se ele decidir se encontrar com você, ouça com empatia para entender o que está acontecendo. Eu sei que dói quando amizades se afastam do nada, mas saiba que não é sobre você, é sobre ele.

Dê um tempo para ele

Enviar mensagens de texto e ligar a cada dois dias só vai piorar a situação. Seu amigo se afastou por algum motivo, e só ele sabe o porquê.

Seria bom obter uma explicação, mas talvez ele ainda não esteja pronto para falar sobre o que aconteceu. Portanto, em vez de persegui-lo, dê um tempo para ele. Quem sabe ele volte quando estiver pronto?

Não o force a nada

Nunca tente segurar uma pessoa que não quer ser segurada, pois isso a afastará ainda mais. Se seu amigo quer ir, deixe-o ir. A pior coisa que você pode fazer é forçar alguém a ser seu amigo quando ele não quer.

Leia também:  5 razões pelas quais os livros de autoajuda não funcionam

Pode até não ser que ele não deseje mais a amizade, mas que precisa de espaço por motivos pessoais. Às vezes, você pensa que é mais íntimo de uma pessoa do que realmente é, passando um sentimento de “invasão”.

Seu amigo também pode estar com problemas familiares ou profissionais, e não quer discuti-los com você. Independente do motivo, deixe-o fazer o que precisa. Não o pressione a contar todos os detalhes de sua vida.

Fale com os amigos em comum

Se você o convidou para conversar e ele não aceitou, é possível obter mais informações conversando com os amigos em comum:

  • Eles também estão sendo tratados da mesma maneira?
  • Seu amigo se afastou de todos ou só de você?

Se todos perceberam a mudança no comportamento dele, pode ter certeza que você não é o motivo do distanciamento.

Faça um autoexame

Examinar a si mesmo não é se culpar. É sobre aprender a ser autoconsciente:

  • Há algo que você estava fazendo que pode contribuído para que seu amigo quisesse se distanciar?
  • Você é competitivo?
  • Você sempre tentava ofuscar seu amigo?
  • Quando ele estava conversando, você mudava constantemente a conversa para que ele se concentrasse em você?

Talvez ele tenha falado com você sobre esses problemas antes, mas suas palavras não foram ouvidas. Se for esse o caso, ele está farto de você e decidiu se afastar.

Não se ofenda

Por mais doloroso que seja lidar com amizades que se afastam do nada, não se ofenda. Você não fez nada de errado e as coisas simplesmente desmoronam às vezes.

Seu amigo escolheu uma direção diferente na vida, e tudo bem. Você imaginou que seriam amigos íntimos para o resto da vida, que cuidariam dos filhos um do outro, mas a coisa nem sempre funciona dessa maneira.

Portanto, deixe o passado para trás e deseje-o boa sorte em tudo o que ele estiver fazendo.

Aceite que acabou

Se você tem uma amizade que se afastou do nada, sem dar uma explicação, então só precisa aceitar que ela acabou e precisa seguir em frente.

Seu amigo não é obrigado a dar uma explicação sobre o motivo pelo qual se afastou. Algumas pessoas simplesmente o fazem, e por uma infinidade de razões. Você pode ter bebido com ele na época de faculdade, ou saído juntos todos os dias, mas os tempos mudaram, e ele não está mais nessa vida.

Agora, ele prefere ir a museus ou feiras de arte. Se você não gosta disso, não se surpreenda com o fim da amizade.

Siga em frente com sua vida

Lidar com amizades que se afastam do nada é semelhante a perder um parceiro romântico. Em um instante vocês passaram tanto tempo juntos, e no outro ele se foi. É como se algo estivesse faltando em sua vida, e está.

Leia também:  Por que alguém se sente viciado em um ex?

A pessoa para quem você ligou quando teve problemas de relacionamento, família e trabalho não faz mais parte de sua vida. Ainda que você tenha outros amigos íntimos, nunca mais será a mesma coisa. Por mais que seja difícil, não tenha pena e siga adiante.

Se isso incluir a necessidade de sair e fazer novos amigos, vá em frente. Seja viajando, tendo encontros no spa ou nas baladas, continue fazendo as coisas que você fazia com seu amigo, como se ele nunca tivesse ido embora.

Como saber se um amigo está se afastando de você?

Você saberá quando houver uma amizade que se afasta do nada porque o comportamento da pessoa mudará. Esses comportamentos envolvem:

Não responder suas ligações e mensagens de texto

Você não liga ou manda mensagem para seu amigo durante o horário de trabalho porque sabe que ele está ocupado, mas sabe que pode contatá-lo depois do trabalho ou nos finais de semana.

Mas, recentemente, você tem recebido respostas muito lentas, como em dois dias depois? Saiba que ele não vai se desculpar por isso, e continuará agindo como se isso fosse um comportamento normal.

Recusar convites continuamente

Independentemente de onde você convidar seu amigo para ir, ele sempre terá uma desculpa para não ir. Alguns meses atrás vocês se encontravam uma vez a cada duas semanas para tomar um café, e agora nem isso acontece mais?

Se seu amigo recusou convites uma ou duas vezes, tudo bem, mas se você não o vê há meses, então é um forte sinal de ele está te evitando.

Fazer novas amizades

Embora continue recusando seus convites, seu amigo fez novas amizades com pessoas a quem você nunca foi apresentado. Eles aparecem em todas as redes sociais se divertindo muito e seu amigo não parece deprimido ou estressado com nada? Pelo contrário, ele parece muito bem?

Ao olhar para essas fotos, fica claro que há um motivo para ter se afastado.

Publicidade

Não estar interessado ​​em sua vida

Alguns sinais de que ele não está interessado na sua vida são:

  • Parar de segui-lo nas redes sociais;
  • Não se interessar ou comentar sobre nenhuma de suas vitórias;
  • Quando você fala com ele, parece desinteressado.

Antes, eram só gritos e parabéns quando você falava ao telefone, mas agora tudo o que você tem é silêncio!

Não se abrir mais

Um dos sinais de que uma amizade se afastou do nada é que você não consegue obter mais do que uma palavra de resposta dele. Quando você pergunta como estão as coisas, ele responde: “bem”. E isso é tudo que você pode obter.

De repente, seu amigo se tornou uma espécie de agente secreto, proibido de divulgar qualquer informação sobre a própria vida. Mas, você já ouviu boatos de que ele está mais do que disposto a falar sobre si com outras pessoas?

Leia também:  Diferenças entre o mentiroso patológico e o mentiroso compulsivo

Cancelar os encontros no último minuto

Outro sinal de que um amigo está se afastando é que ele cancela os planos no último minuto. Ele estava sem desculpas quando você o convidou inicialmente, mas então, no último minuto, ele envia uma mensagem de texto e diz algo como: “sinto muito, não poderei ir hoje, o cachorro não está bem e preciso levá-lo ao veterinário de emergência.”

Discutir sobre pequenas coisas

Quando uma amizade está se afastando do nada, ela discutirá sempre que se sentir forçado a sair com você. A discussão será por qualquer coisa, desde tocar uma música muito alta no carro, andar muito devagar ou chegar um minuto atrasado.

O que ele quer é basicamente deixar você ciente de que está cansado da amizade. A esperança é que você fique tão cansado das críticas constantes que decida se afastar. Dessa forma, ele não precisa fazer isso.

Essa é uma tática comumente usada para sair dos relacionamentos. As pessoas tornam impossível para a outra pessoa fazer qualquer coisa certa, então continuam criticando-as e discutindo sobre qualquer coisa, até que a pessoa eventualmente se canse e vá embora.

Agir como se não quisesse você por perto

Seu amigo demonstra totalmente irritação quando está perto de você, desde que vocês não estejam brigando. Ele se senta com os braços cruzados e uma cara zangada.

Ele está sempre bufando, resmungando baixinho e não precisa dizer nada, pois tudo na linguagem corporal deixa bem claro que ele não querem ficar perto de você.

Não se esforçar para manter a amizade

Você é quem faz todo o esforço no relacionamento, ligando, enviando mensagens de texto e convidando-o para sair. Se você não entrar em contato, não terá notícias dele.

As coisas eram diferentes antes: vocês se contatavam e nunca pareciam implorar um ao outro para manter a amizade. As coisas mudaram drasticamente e agora você está se perguntando: por que meu amigo se afastou do nada?

Pensamentos finais sobre amizades que se afastam do nada

Uma amizade que se afasta do nada é devido a várias razões, como questões pessoais, problemas de relacionamento, mudanças de sentimentos ou fatores externos.

É importante se comunicar com a pessoa e tentar entender sua perspectiva. Se a distância for devido a questões pessoais ou fatores externos, ofereça apoio e compreensão.

Seja qual for o motivo, permaneça distante até que ele esteja pronto para retornar e, caso contrário, deixe o passado para trás.

Sobre o autor: Emilson Lúcio da Silva

Avatar de Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Artigos relacionados

Avatar do Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Autor: Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Emilson Lúcio da Silva é Psicólogo desde 2012. Ele possui o título de especialista pelo Conselho Federal de Psicologia e é reconhecido como uma autoridade na área de saúde mental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *