Aprenda 3 maneiras de como escolher melhor os seus amigos

Mulhers abraçadas como melhores amigas

Categoria: Solidão

Avatar de Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Importante: este artigo é meramente informativo e insuficiente para um diagnóstico definitivo. Sendo assim, é recomendado agendar uma consulta sobre seu caso em particular.

Publicidade
Início do artigo

Há muitas pessoas que afirmam estarem “seriamente solitárias”. Para a grande maioria dessas pessoas a solução é aprender a escolher melhor os seus amigos, onde menos pode ser mais quando se trata de amizades.

A solidão tem menos a ver com a quantidade de amigos que se tem, e mais a ver com como você se sente em relação à eles. Se você se sente sozinho, então é melhor desenvolver uma conexão mais positiva com um amigo do que tentar procurar novas pessoas para conhecer.

Em vez de estabelecer muitos relacionamentos superficiais, você beneficiará melhor se dedicar mais tempo a relacionamentos de alta qualidade.

Mas como você pode escolher melhor os seus amigos, e quais deixar de lado? Afinal, ninguém gosta de perdê-los. A resposta é filtrar suas amizades com base em seus valores.

Aqui estão três melhores maneiras que vão orientar suas escolhas.

Leia também:  Como encontrar alguém para conversar?

Defina o que significa “ser um bom amigo”

Valores são traços do tipo de pessoa que você quer se tornar, mas ninguém age por seus valores o tempo todo. Afinal, somos humanos e obrigados a fazer coisas das quais nos arrependemos mais tarde.

Porém, é vital saber quais atributos você considera importante o suficiente para incorporar na sua personalidade.

Em relação às nossas amizades, a parte complicada é que as pessoas definem esses valores de forma diferente. As pessoas valorizam o “ser um bom amigo”, mas o que define esse atributo é diferente para cada uma delas.

Pode-se dizer que ser um bom amigo significa estar disponível, responder imediatamente a cada mensagem de texto. Para outra pessoa o ser um bom amigo é estar totalmente presente, portanto ela não olharia para o telefone no meio de um jantar.

Qual dessas duas possibilidade melhor se aplica à você? Ficaria irritado se um amigo verificasse o telefone enquanto passam um tempo juntos, ou você seria a pessoa que verifica o telefone com medo de deixar alguém esperando por uma resposta?

Outros valores que podemos buscar em nossos amigos (e em nós mesmos) incluem:

  • Bondade;
  • Generosidade e;
  • Ser um bom ouvinte.

Passe alguns minutos investigando o que ser um bom amigo significa, para que possa cumprir esse papel e buscá-lo em outras pessoas.

Busque amigos com valores mútuos

Às vezes nossos valores mudam. Embora nossos amigos nem sempre tenham os mesmos valores que nós, é importante que eles nos tornem pessoas melhores.

É comum, por exemplo, que um alcoólatra recuperado diga ter perdido amizades de décadas depois que parou de beber. Esses amigos não compartilham os mesmos valores de um estilo de vida mais saudável.

Leia também:  Por que você se sente sozinha no seu relacionamento?

O antigo valor de estar sempre pronto para uma bebedeira tarde da noite evoluiu para passar mais tempo com os filhos e consigo mesmo.

Não precisamos necessariamente ter os mesmos interesses que nossos amigos, mas precisamos de valores que combinem. Os valores de nossos amigos não podem colidir ou inibir os nossos.

É importante notar que nem sempre precisamos concordar com nossos amigos. Valores não são sinônimos de pontos de vista.

Você pode manter amizades com pessoas que não compartilham de sua política, por exemplo, contanto que ambos compartilhem os valores de:

  • Buscar entendimento;
  • Manter a mente aberta e;
  • Argumentar construtivamente.

Dedique tempo para suas amizades mais importantes

Identificar seus valores e garantir que os valores dos outros não entrem em conflito são etapas críticas ao escolher melhor os seus amigos.

Mas igualmente, se não mais importante, precisamos escolher amigos que tenham interesse e tempo para se dedicar ao relacionamento tanto quanto nós.

Todos nós temos aquele amigo divertido que é a vida de todas as festas. Mas o valor do entretenimento não é suficiente se buscamos construir uma forte amizade.

Leia também:  Aprenda a ser sozinho e ainda assim se sentir feliz

Precisamos de pessoas que estejam disponíveis quando precisarmos. Quando se trata de relacionamentos, como em muitas coisas na vida, a consistência é mais poderosa que a intensidade.

É difícil manter contato enquanto equilibramos nossas atarefadas vidas, e inevitavelmente vamos nos separar de alguns amigos. Claro que podemos nos conectar a qualquer momento, mas precisaremos reservar um tempo em nossas agendas.

Publicidade

Se alguém não estiver disponível para se conectar com você regularmente, então pode não ser uma boa opção, mesmo que seja uma ótima pessoa. Ele provavelmente não quer criar o tipo de relacionamento que você está precisando.

Ter apenas alguns bons amigos é sempre melhor do que ter muitos superficiais. Você pode investir nas pessoas que realmente importam.

Não tenha medo de filtrar os amigos que não se encaixam em seus valores, e mantenha aqueles que tem tempo para você. Ambos se beneficiarão e se tornarão mais fortes.

Sobre o autor: Emilson Lúcio da Silva

Avatar de Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Artigos relacionados

Avatar do Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Autor: Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Emilson Lúcio da Silva é Psicólogo desde 2012. Ele possui o título de especialista pelo Conselho Federal de Psicologia e é reconhecido como uma autoridade na área de saúde mental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *