Como encontrar alguém para conversar?

Uma mulher colocando a mão no ombro de outra que precisa de alguém para conversar

Categoria: Solidão

Avatar de Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Importante: este artigo é meramente informativo e insuficiente para um diagnóstico definitivo. Sendo assim, é recomendado agendar uma consulta sobre seu caso em particular.

Publicidade
Início do artigo

Não importa o que você esteja passando no momento, conectar-se, comunicar-se e ter alguém para conversar é a chave para viver bem. Especialmente quando se luta contra uma doença, depressão, dependência, perda de um ente querido ou solidão.

Por isso, é importante saber o que fazer e onde procurar alguém quando quiser conversar. Reprimir os sentimentos e seguir em frente sozinho não é algo eficaz. Na verdade, as emoções e os sentimentos sempre estarão lá, quer você fale sobre eles ou não.

Emoções difíceis não vão simplesmente desaparecer só porque você as ignora. Por outro lado, conversar com outra pessoa libera um pouco da tensão, da negatividade e proporciona sentimento de melhora.

Razões para você encontrar alguém para conversar

Todo mundo se sente solitário às vezes, mas as coisas são particularmente desafiadoras se o seu sistema de apoio for limitado, ou se você sentir que seus amigos e familiares não vão entender.

Encontrar alguém para conversar, além de fornecer conexão, conforto e compreensão, também oferece oportunidades para compartilhar experiências e evitar sentimentos de solidão e isolamento.

Alívio do estresse e construção de amizade

Conversar com outras pessoas alivia o estresse, constrói amizades e fortalece conexões. Também ajuda na tomada de decisões, bem como fornece um caminho para processar os pensamentos e os sentimentos. Falar também expõe você a novas perspectivas, ideias e ajuda na solução de problemas.

Leia também:  Aprenda a ser sozinho e ainda assim se sentir feliz

Na verdade, há uma série de poderosos benefícios psicológicos ao conversar. Ela diminui a resposta da amígdala, responsável pela resposta de “luta ou fuga” quando temos emoções intensas como medo, ansiedade ou agressão. Como resultado, quando você fica estressado ou sobrecarregado, essa parte do cérebro assume o controle e substitui os pensamento mais lógicos.

Ao falar sobre suas experiências e processar o que aconteceu, fica mais fácil lidar com os sentimentos de maneira mais eficaz.

Amizades prolongam a vida

Ter fortes laços sociais, ou pessoas com quem se pode conversar acrescenta alguns anos de vida. Em contraste, o isolamento social e a solidão estão ligados à depressão, piora na saúde e risco de morte prematura.

Além disso, ter uma variedade de relacionamentos sociais reduz o estresse e os riscos relacionados ao coração. Portanto, é importante encontrar pessoas com quem você possa compartilhar coisas.

Porém, às vezes, as pessoas relutam em entrar em contato umas com as outras, apesar dos muitos benefícios. Ou permitem que o medo e a vergonha as calem, ou simplesmente não sabem como fazê-lo.

Outras vezes, permitem que obrigações profissionais ou familiares atrapalhem qualquer tipo de conexão real. Em pouco tempo, elas se sentem solitárias e isoladas, como se não tivessem com quem conversar.

Portanto, ter alguém com quem conversar traz benefícios importantes para a saúde física e mental, mas às vezes há obstáculos que dificultam esse encontro.

Onde encontrar alguém para conversar?

Se você é como a maioria das pessoas, pode presumir que não tem ninguém com quem conversar, principalmente se mora longe da família, é solteiro ou não tem um melhor amigo. Mas isso está muito mais longe da verdade do que você acredita.

No entanto, é mais fácil encontrar alguém para conversar se souber onde procurar. Aqui estão algumas possibilidades:

Leia também:  Como lidar com a solidão e melhorar sua saúde mental?

Conexões sociais

Ao começar a pensar com quem você pode conversar, faça uma lista de suas conexões sociais. Inclua pessoas que você conhece em várias situações, como familiares, amigos, amigos das redes sociais e até colegas de trabalho.

Em seguida, determine quem desta lista não é apenas emocionalmente inteligente, mas também emocionalmente habilidoso. Normalmente, as pessoas com essas habilidades são muito mais fáceis de conversar por causa de sua empatia.

Depois de ter uma lista de possibilidades, entre em contato com essas pessoas e convide-as para tomar um café ou dar um passeio.

É importante observar que você precisa ir devagar com os relacionamentos mais recentes. Você não conseguirá falar sobre sentimentos mais profundos no início de uma nova amizade. Com o tempo, porém, vocês podem construir confiança um no outro e compartilharem detalhes mais íntimos.

Publicidade

Porém, construir uma lista de conexões sociais não é ideal se você estiver tendo uma crise e precisa falar com alguém imediatamente.

Fórum ou bate-papo online

Naqueles momentos em que você precisa falar imediatamente com alguém, considere acessar um fórum online ou conversar com um grupo que atenda às suas necessidades. Além de encontrar pessoas que entendam com o que você está lidando, também terá a opção de compartilhar detalhes anonimamente.

Às vezes, é necessário recorrer ao imediatismo de um fórum ou bate-papo online. Além disso, a comunicação online elimina qualquer apreensão, bem como ajuda as pessoas com a ansiedade social.

Grupo de apoio

Uma maneira de construir seu sistema de suporte é ingressar em um grupo de apoio. Seja um grupo online ou um grupo que se encontra pessoalmente, ambas as opções oferecem uma rede de pessoas que se relacionam com o que você está vivenciando.

Lá, você encontrará o suporte e a compreensão de que precisa, além de oferecer suporte a outras pessoas em situações semelhantes.

Leia também:  O que fazer quando você for excluído de um grupo?

Psicólogo online

Se você precisa discutir um problema de saúde mental, deseja ajuda para controlar seu estresse ou apenas precisa encontrar maneiras de ser mais mentalmente saudável, um bom Psicólogo vai ajudá-lo a entender seus sentimentos e emoções.

Os Psicólogos ajudam a desenvolver mecanismos de enfrentamento mais saudáveis, bem como fornecem informações sobre como construir uma rede de apoio. Verifique Psicólogo que atendem online. Além de ser mais propício para agendas presenciais lotadas, essas opções também são mais acessíveis.

Participar de um grupo

Uma ótima maneira de fazer conexões e conhecer novas pessoas é entrar em um grupo. Uma vez lá, você encontrará pessoas com paixões e desejos semelhantes, e é mais provável que encontre alguém com quem possa construir uma amizade duradoura.

Além disso, participar de reuniões e eventos regulares oferece a oportunidade de socializar e ter uma conversa casual.

Palavras finais

Ter alguém com quem conversar é vital para o bem-estar físico e emocional. Embora existam barreiras que dificultem a construção de conexões, também há etapas que você pode seguir para melhorar seu sistema de suporte social.

Não é incomum sentir que não tem com quem conversar. Na verdade, todo mundo se sente assim pelo menos uma vez na vida. O importante é que você se esforce para construir um sistema de apoio de pessoas a quem possa recorrer quando precisar conversar.

Idealmente, esse sistema de apoio precisa composto por amigos e familiares, bem como por profissionais treinados e outros com dificuldades semelhantes. Com o tempo, sentir que não tem com quem conversar será apenas uma memória distante.

Sobre o autor: Emilson Lúcio da Silva

Avatar de Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Artigos relacionados

Avatar do Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Autor: Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Emilson Lúcio da Silva é Psicólogo desde 2012. Ele possui o título de especialista pelo Conselho Federal de Psicologia e é reconhecido como uma autoridade na área de saúde mental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *