Aprenda a identificar os maiores pontos fracos do narcisista

Espelho quebrado em cima de uma mesa de madeira, em um quarto com pouca luminosidade

Categoria: Narcisismo

Avatar de Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Importante: este artigo é meramente informativo e insuficiente para um diagnóstico definitivo. Sendo assim, é recomendado agendar uma consulta sobre seu caso em particular.

Publicidade
Início do artigo

Quando se trata dos pontos fracos do narcisista, eles geralmente estão ligados aos critérios do transtorno. Portanto, ele não pode escapar e nem escondê-los.

Embora exiba externamente um comportamento de confiança e carisma inabalável, por trás de seus olhos está uma pessoa que é altamente insegura sobre si mesma, onde sua maior fraqueza é o ego.

Estes são os maiores pontos fracos de um narcisista:

Inveja de outras pessoas

O narcisista tem muita inveja das outras pessoas, seja da aparência, da sorte, das virtudes, do trabalho, etc. Portanto, a própria inveja que carrega na verdade lhe causa a própria miséria.

O narcisista nunca fica satisfeito com a felicidade ou o sucesso de outra pessoa. Em vez disso, a felicidade ou o sucesso de outra pessoa causa intensa angústia, a ponto dele desejar destruí-la.

Poucas habilidades de escuta

A única opinião que um narcisista ouvirá é a sua própria. Ele adora ouvir o som da própria voz, e quase nuca dá a outras pessoas a chance de falar e compartilhar seus pensamentos.

Leia também:  Como identificar um narcisista gaslighter?

Sua falta de disposição para ouvir, combinada com sua natureza opressiva, significa que é impossível se abrir ou compartilhar coisas com ele, porque ele simplesmente não se importa com as coisas dos outros.

Publicidade

Incapacidade de aceitar críticas

Criticar um narcisista é um jogo perigoso e pode provocar uma raiva profunda dentro dele. Na verdade, ele tem muita dificuldade em aceitar palpites, e tem total fé em suas habilidades e talentos.

Então, por que ele aceitaria uma crítica? Afinal, o narcisista é completamente perfeito aos seus próprios olhos.

Teimosia extrema

Este ponto fraco do narcisista está ligado à sua personalidade grandiosa, que o impede de recuar e mudar de ideia. O resultado final é que seu ego o faz acreditar que é o mais inteligentes e, portanto, é superior em todos os domínios da vida.

Assumir compromissos românticos

O narcisista também tem grande dificuldade em encontrar e manter um relacionamento. Como casal, é importante que os cônjuges sejam honestos para que o relacionamento prospere.

No entanto, o narcisista não permite que outra pessoa examine seu coração. Ele nunca vai expor sua “roupa suja” para os outros verem, especialmente em uma relação romântica.

A incapacidade da auto-análise

Uma fraqueza monumental do narcisista é a incapacidade de se olhar internamente, identificar e trabalhar o que precisa ser trabalhado e então, ser curado e melhorar. Ele sabota qualquer possibilidade disso acontecer.

Por quê? Porque precisa andar por aí com uma máscara, levando as pessoas a acreditarem que ele é um homem/mulher perfeito. Mas, todos nós sabemos que existem pontos fracos por trás dessa máscara que ele não quer revelar por medo. Para o narcisista, isso significa um rebaixamento para o mesmo nível de qualquer outra pessoa.

Intolerância à exposição

O narcisista está sempre correndo por aí com segredos para esconder, e ele não consegue se acalmar por muito tempo caso alguém o exponha. Afinal, ele é hipersensível a humilhação e a ridicularização.

Leia também:  Como você pode evitar se apaixonar por um narcisista?

Ele sentirá a exposição como um golpe baixo em seu ego frágil, e então ficará remoendo isso por semanas e semanas. Vai até imaginar que alguém lançou um insulto em sua direção, enquanto não o fizeram. O insulto revela para ele mesmo suas fraquezas.

Não ser o centro das atenções

Um medo enorme para o narcisista é não estar sendo visto como alguém importante, pois ele persegue insistentemente posições de poder.

Como ele acredita que é especial, se sentirá ofendido quando não receber o elogio ou o reconhecimento que acredita ter direito, e quando as coisas não acontecem do jeito que quer. Essa crença de que é o centro das atenções é o que causa sua arrogância.

Sua expressão retrógrada deseja todas essas posições elevadas e poderosas, sem o trabalho, o esforço e a experiência necessários para ser um líder. Se o narcisista não for mais o chefe, ele acreditará que suas fraquezas estarão exposta.

Expressar agradecimento

O narcisista foge da gratidão por acreditar que isso é um sinal de fraqueza. Para ele, agradecer significa abrir mão do controle sobre o outro.

Ele acredita que ficará devendo algo a alguém por obrigação, caso agradeça. Receber um presente, por exemplo, é interpretado como um sinal de que está sendo colocado em um lugar de igualdade de condições.

Leia também:  Os 6 sinais de que você tem uma esposa narcisista

Ele se sente mais fraco ou abaixo na escala social. Este é um dos maiores pontos fracos do narcisista.

Medo da morte

O narcisista tem três vezes mais medo da morte em comparação com a pessoa média, pois ele quer estar em cima de quem já está em cima da pessoa que está por cima, e a a morte não discrimina pessoas.

Os poderosos e ricos, junto com os pobres e famintos, morrem como todo mundo. Todos os prêmios, troféus, dinheiro e outros pertences irão para outra pessoa ou serão jogados fora ou, pior ainda, esquecidos.

Como a morte é inevitável, isso coloca o narcisista em igualdade de condições com todos os outros.

Conclusão sobre os pontos fracos do narcisista

Temos que assumir que, gostemos ou não, o narcisista sempre existirá em nossos “ecossistemas sociais”. Portanto, é fundamental saber identificar esse tipo de pessoa e estabelecer limites para escapar de sua influência.

É possível transformar um narcisista em uma pessoa menos irritante, agressiva e arrogante. E um dos principais métodos para derrubá-lo é fazê-lo descer um ou dois degraus, colocando-o em um nível social mais baixo do que pensa que está.

Um narcisista precisa de elogios, status e notoriedade para manter a fachada que faz de sua vida. Descer um degrau do totem não é bem visto porque todas as suas fraquezas serão expostas.

Sobre o autor: Emilson Lúcio da Silva

Avatar de Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Artigos relacionados

Avatar do Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Autor: Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Emilson Lúcio da Silva é Psicólogo desde 2012. Ele possui o título de especialista pelo Conselho Federal de Psicologia e é reconhecido como uma autoridade na área de saúde mental.

13 comentários em “Aprenda a identificar os maiores pontos fracos do narcisista”

  1. Eu descobri agora depois de vinte anos
    Simplesmente ele foi embora se terminar fiquei muita abismada com a altitude dele mas
    Mas nuca me senti amada por ele

  2. O meu ex marido e desse jeitinho ele mi mandou e embora ja separei varas vezes dessa vez não volto mais

      1. Choquei, muitos desses testemunhos estão descrevendo exatamente meu esposo, e antes deu descobri eu sofria muito só falava pra ele que ele era estranho.

  3. Vivo com um narcisista…. quando agente saia pra praia, um dia só de paz ,que é uma mentira. No outro dia um verdadeiro terror, ele mudava.
    E meus achar que eu sou errada….. Porque eu perguntava por que ele estava daquelejeito?
    E ele no silêncio total, Ñ me respondia,eu ficava com muita raiva aponto de perder o controle.
    E meus achar que eu estou errada, até eu descobri que o camarada é narcisista, eu sofri muito, ainda sofro, porque o narcisista que eu vivo ainda, um dia dorme na cama outro dia em outro quarto.

  4. Convivo com um narcisista a 30 anos,,, faço tratamento e passo por psicologos a 25 anos,,, o mais impressionante é que nenhum deles sequer comentaram que eu poderia estar com um narcisista,,, enfim hj dia 28 de dezembro comecei a pesquisar sobre o que é um Narcisista,,,e estou chocada,eu estou convivendo com um,,, tudo, tudo o que se fala sobre um Narcisista o próprio está ao meu lado, nesse momento estou precisando de ajuda, pois eu quero saber como agir, pois tudo o que eu quero é sair dessa situação.

    1. Rapaz isso é muito real pra mim, obrigado por compartilhar o conhecimento… Eu namorei uma pessoa assim… Eu achei que ela tinha border line, depois autismo, mas agora tomando mais conhecimento do assunto eu acho que é uma pessoa com nível máximo de narcisismo… E eu brutal, então imagina o choque… Eu quebrei o espelho da pessoa… Porque eu confrontei ela de uma forma que ela falou que nunca alguém a tratou assim antes… Porque eu expus as fragilidades dela… Critiquei demais ela por ser arrogante e muitas vezes até falei que era burrice, porque eles tomam decisões que podem custar o preço que for, mas pra manter a fantasia o preço se justifica. Eles são ególatras, se tem boa condição financeira eles vão fazer de tudo pra manter a posição, porque se perder, eles param de exercer o controle financeiro e perder o controle pra eles, é morrer vivo…

    2. Eu TB convivo com um há trinta anos e só agora eu descobri pelas características q ele é um narcisista.Eu tô no meu limite,tenho pbms psicologicos,faço terapia por depressão, mas no guem na família acredita q o pbm está nele ,pois finge muito bem na frente dos outros,ajuda TD mundo ,da de tudo materialmente pra mim e pros meus filhos,mas basta algum comentário q faça ele descer do pedestal ,alguém q conquistou algo ,até msm os filhos ,pra ele dizer as qualidades dele ,mostrando q é melhor qa conquista dele foi maior, ele disputa a vida toda a.minha atenção com os filhos e com a minha mãe, detesta q minha mãe me visite, diz q n dou atenção pra ele.fora.muitas outras coisas , sinceramente penso, depois de trinta anos ,agora q vou separar?Mas ,não estou aguentando mais ,não tenho paz ,nem tranquilidade vivendo com ele!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *