Cabeçalho site

Psicólogo online para vítimas de narcisismo em qualquer lugar do mundo

Início

Artigos

Sobre

Início » 3 maneiras de interromper as constantes reclamações do parceiro

3 maneiras de interromper as constantes reclamações do parceiro

Mulher de camisa rosa sentada em um sofá, de olhos fechados e com a mão no rosto

Você acha que está fazendo o seu melhor para satisfação do seu parceiro, seja gerenciando as finanças ou preparando um jantar 5 estrelas, mas para seu desânimo as reclamações do parceiro são constantes? Ele sempre arruma motivos para reclamar?

Talvez você tenha esquecido de ligar a secadora, e na hora do banho o parceiro só tem toalhas encharcadas, ou talvez você tenha esquecido de comprar a comida do gato por conta das muitas tarefas diárias, somando ainda mais reclamações.

Ao pensar sobre essas situações, você perceberá que algumas reclamações do parceiro podem ser razoáveis​, enquanto outras nem tanto. Todo mundo esquece coisas de vez em quando, e a maioria das pessoas supera facilmente o aborrecimento por esses pequenos erros.

Ele, no entanto, não é particularmente receptivo aos pequenos erros e sempre parece encontrar algo para reclamar, mesmo quando tudo está indo bem?

Você está precisando de ajuda?

Com mais de 12 anos de experiência, já ajudei mais de 5000 pessoas a superarem algum tipo de sofrimento emocional.

Que efeitos as reclamações do parceiro podem ter sobre você?

Se você acredita que está fazendo o seu melhor, tanto para o relacionamento quanto para seu parceiro, então as reclamações dele parecerão não apenas dolorosas, mas injustas.

Não declarada, mas também esperada como parte da equidade, é a ideia de que você seja tratado com “educação, dignidade e respeito”. Talvez no início de seu relacionamento, quando ambos estavam em seu melhor momento, seu parceiro mostrou essas tendências e mais algumas.

Atualmente, em sua vida doméstica, seu parceiro pode ter deixado a familiaridade entre vocês degradar algumas dessas ideias.

Onde quer que aconteça, o tratamento injusto pode levar a uma série de resultados negativos, desde sentimentos mais baixos de bem-estar até esgotamento, depressão e exaustão emocional. Talvez você possa se identificar com esses resultados se estiver no lado de um parceiro sempre crítico.

A retaliação é a resposta?

Uma maneira de as pessoas lidarem com as violações de seu senso de justiça é se envolver em retaliações. Isso pode parecer extremamente contraproducente, mas a retaliação não precisa ocorrer na realidade para ser efetiva.

No entanto não é apenas a liberação da raiva reprimida que alivia a miséria, mas a sensação de que se pode recuperar o senso de justiça. Prejudicar uma “boneca vodu virtual” permite que pessoas sintam que pelo menos parte desse senso seja restaurado.

Você está precisando de ajuda?

Com mais de 12 anos de experiência, já ajudei mais de 5000 pessoas a superarem algum tipo de sofrimento emocional.

3 maneiras de neutralizar as reclamações do parceiro

Você pode estar se perguntando agora se sua melhor aposta para lidar com um parceiro reclamão é seguir em frente e iniciar sua própria campanha de retaliação. No entanto, uma solução muito melhor é mudar a cultura da relação para que o comportamento abusivo não seja mais tolerado.

Como você pode mudar a cultura da relação? Essas três estratégias fornecem algumas pistas práticas:

  1. Observe e aponte como o comportamento está afetando você. Como pessoas cujos parceiros os tratam mal podem sofrer efeitos mentais e físicos significativos a longo prazo, você também será afetado por um parceiro excessivamente exigente e severo. Não ignore esses efeitos, mas use-os para seguir em frente e tentar mudar as coisas;
  2. Veja o que acontece quando você retalia. É tentador retaliar, ser rude ou reclamar com seu parceiro. No entanto, o que acontece quando isso acontece? Isso aumenta ou diminui a temperatura de suas interações? Também pode parecer hipócrita se envolver no mesmo comportamento que você está tentando corrigir em seu parceiro;
  3. Restaure seu senso de justiça. Essa estratégia pode ser a mais importante e, em última análise, a mais eficaz. Inicie uma conversa com seu parceiro que se concentre em equidade e justiça. Veja se você e ele concordam em uma maneira menos dolorosa de falar sobre situações em que um de vocês desaponta o outro.

Para resumir, você não precisa investir em um boneco de vodu para encontrar uma maneira de restaurar seu senso de justiça e equidade no relacionamento. Pode ser um desafio ter um parceiro que continuamente encontra falhas em você, mas essas estratégias podem transformar esse desafio em realização.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *