A amizade entre homem e mulher é possível?

A amizade entre homem e mulher é possível

Categoria: Casamento

Avatar de Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Importante: este artigo é meramente informativo e insuficiente para um diagnóstico definitivo. Sendo assim, é recomendado agendar uma consulta sobre seu caso em particular.

Publicidade
Início do artigo

Sim, uma amizade entre homem e mulher é absolutamente possível e pode surgir de várias maneiras. Às vezes ela forma-se a partir da incompatibilidade sexual, enquanto outras vezes, ambos tornam-se colegas de trabalho ou formam uma amizade baseada em interesses e hobbies mútuos.

No entanto, para algumas pessoas, a amizade entre homem e mulher é uma combinação difícil de lidar.

Desafios na amizade entre homem e mulher

Diferença de expectativas

Pode existir amizade entre homem e mulher, e muitos estabelecem um vínculo forte, desprovido de qualquer luxúria ou segundas intenções.

No entanto, na maioria das vezes, amizade entre homem e mulher enfrenta águas turbulentas porque os dois têm expectativas diferentes desde o início, ou um deles desenvolve sentimentos românticos em relação ao outro.

Leia também:  O que fazer quando o parceiro negar o que disse?

Forte atração

A possibilidade de a atração sexual invadir uma amizade entre homem e mulher nunca pode ser descartada. Um abraço casual pode rapidamente assumir conotações sexuais, um beijo na bochecha pode dar lugar a beijos profundos e apaixonados.

Uma vez que esse tipo de atração se instala, é difícil ignorá-la. A partir daqui, existem apenas dois caminhos a seguir: ou a amizade termina ou se transforma em um relacionamento romântico.

Desigualdade

Amizade é um vínculo compartilhado entre iguais. No entanto, o nosso condicionamento patriarcal profundamente arraigado impede que essa igualdade seja estabelecida na amizade entre homem e mulher.

Mesmo quando nenhum dos dois se conforma conscientemente com as noções de patriarcado, os homens subconscientemente assumem uma posição dominante, agindo como um macho alfa, enquanto as mulheres assumem em um papel mais submisso.

Publicidade

Percepções sociais

Esta é a principal razão por trás do processo do pensamento de que “homens e mulheres não podem ser amigos”. Mesmo que ambos estejam numa relação completamente platônica, as percepções sociais vão forçá-los a reavaliar a sua relação.

Um homem casado e uma mulher podem ser amigos?

Devido à percepção desenfreada de que homens e mulheres não podem ser amigos, fazer amizades quando se é casado levanta muitos sinais de alerta, e se torna uma questão controversa no casamento.

Muitas pessoas concordam que, embora seja aceitável manter antigas amizades após o casamento, construir novas pode significar problemas.

Leia também:  10 coisas que as mulheres fazem e os homens odeiam

Além disso, a resposta à pergunta “Um homem casado e uma mulher podem ser apenas amigos?” também depende do tipo de equação que estes amigos partilham com o cônjuge.

Se seu amigo e sua esposa podem almoçar juntos, ou se sua amiga e seu marido podem assistir a um jogo juntos, vocês estão em bases sólidas para construir uma amizade duradoura e enriquecedora.

Como ter uma boa amizade entre homem e mulher

Estabeleça limites consigo mesmo

É importante que, para manter esse tipo de amizade, você seja honesto consigo mesmo caso os sentimentos mudem e se tornem românticos. Em relacionamentos fortes entre gêneros, os amigos dão espaço uns aos outros ou levam seu relacionamento para o próximo nível, caso os sentimentos sejam mútuos.

Comunique as expectativas

Se você acha que você e um amigo estão se aproximando romanticamente, não tenha medo de abordar o assunto. Reconhecer esses limites de amizade entre gêneros opostos ajuda a evitar confusões e permite reservar um espaço, se necessário.

Peça um espaço

Pedir espaço é importante aqui. Você deve se dar tempo para superar a atração. Embora seja difícil para o seu amigo ouvir, é vital que você não permita que a atração aumente, pois isso prejudicará a amizade a longo prazo.

Dê espaço

Se você é o amigo tem uma atração indesejada, certifique-se de dar espaço quando seu amigo pedir. Aceite que essas coisas acontecem e mantenha a porta aberta para quando ele quiser voltar.

Porém, certifique-se de respeitar os limites e não fique tentado induzi-lo se estiver gostando da atenção. Pode parecer inofensivo para você, mas causará danos permanentes às amizades.

Leia também:  Você está perto de desistir do amor?

Perguntas frequentes

Você pode ser amigo de alguém por quem se sente atraído?

Pode não ser fácil, mas é possível. O problema com a atração é que ela pode diminuir. Portanto, se não for necessariamente romântico e apenas sexual, será mais fácil superar. Mas, se a sua atração for romântica, a amizade será um pouco difícil para vocês dois.

Um homem e uma mulher podem ser amigos sem se apaixonarem?

A genuína amizade entre homem e mulher é mais comum do que você imagina. Só porque a sociedade não fala sobre isso com frequência, não significa que não exista.

O homem pode ter uma mulher amiga?

Absolutamente, sim eles podem. Uma mulher trará uma nova perspectiva para a vida de um homem como amiga. Não há razão para que eles não possam ter um vínculo emocional e amigável para o resto da vida.

Palavras finais sobre a amizade entre homem e mulher

Quando se trata de amizade entre homem e mulher, há coisas que podem se complicar. Parceiros ciumentos ou atração indesejada serão um obstáculo.

No entanto, limites fortes e respeito mútuo são ótimas dicas para lidar com esses problemas e é a chave para uma amizade duradoura.

Sobre o autor: Emilson Lúcio da Silva

Avatar de Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Artigos relacionados

Avatar do Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Autor: Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Emilson Lúcio da Silva é Psicólogo desde 2012. Ele possui o título de especialista pelo Conselho Federal de Psicologia e é reconhecido como uma autoridade na área de saúde mental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *