Cabeçalho site

Psicólogo online para vítimas de narcisismo em qualquer lugar do mundo

Início

Artigos

Sobre

Início » Narcisismo » Os narcisistas se arrependem de ter machucado você?

Os narcisistas se arrependem de ter machucado você?

Definitivamente, o narcisista não se arrepende de ter machucado você

Este conteúdo não foi escrito por inteligência artificial.
Assim, você tem garantia de que ele possui qualidade, precisão e originalidade.


Definitivamente, não. Arrependimento é desejar não ter realizado uma ação específica ou não ter praticado um comportamento. Para sentir arrependimento é preciso reconhecer que uma ação aconteceu.

Como o narcisista não quer assumir a responsabilidade, ele fará declarações implicando que a outra pessoa era o problema. Alguns exemplos de declarações são: “Por que você sempre fica chateado?”, “Você não aguenta uma piada?”, “Se você não tivesse feito isso, eu não teria ficado com raiva”.

Caso ele diga algo que magoe o parceiro e o faça ir embora, o narcisista poderá se lamentar somente por estar perdendo uma fonte de suprimento narcisista.

Os narcisistas pedem desculpas?

Não, eles são orgulhosos demais para pedir desculpas. Aqueles que sofrem desse transtorno de personalidade dão tanta importância à aparência perfeita que associam o arrependimento à fraqueza.

Livre-se do narcisismo em sua vida!

Psicólogo Emilson Silva com camisa roxa e rindo

Com mais de 12 anos de experiência, já ajudei milhares de pessoas a superarem algum tipo de abuso narcisista.

Mesmo que sentissem um resquício de culpa em relação às suas vítimas, eles nunca admitiriam isso porque acreditam constantemente que estão certos e ficariam verdadeiramente horrorizados com a ideia de que seus admiradores os considerassem fracos.

Narcisismo e empatia

Os narcisistas geralmente apresentam uma dinâmica intrigante entre empatia emocional e cognitiva.

Empatia emocional

Por um lado, falta-lhes empatia emocional, que é a capacidade de sentir o que outra pessoa está sentindo. Esse déficit leva à falta de conexão ou compreensão emocional genuína, muitas vezes fazendo com que os narcisistas pareçam frios, indiferentes ou indiferentes.

Empatia cognitiva

Por outro lado, muitos narcisistas apresentam um alto grau de empatia cognitiva. A empatia cognitiva é a capacidade de compreender a perspectiva ou estado mental de outra pessoa.

Essa habilidade permite que os narcisistas sejam extremamente adeptos da manipulação, usando técnicas como espelhamento, love bombing e apresentando-se como a “alma gêmea” de alguém.

O narcisista percebe que está errado?

Nenhum narcisista gosta de estar errado, e em um conflito, ele sempre dará um jeito de reverter a situação.

Não importa o que ele tenha feito, os outros são sempre culpados de forçá-lo a se comportar de determinada maneira. Em resumo, nada é culpa dele, e é assim que ele progride, projetando sistematicamente seus defeitos nos outros, sem nunca assumir responsabilidades.

O narcisista também tende a se vitimizar para manipular, principalmente se for culpado por alguma coisa. Ele não hesitará em falar sobre seu passado difícil e o sofrimento que suportou para fazer as pessoas sentirem pena dele. Ele se faz passar por vítima para evitar ser visto como o vitimizador que realmente é.

Livre-se do narcisismo em sua vida!

Psicólogo Emilson Silva com camisa roxa e rindo

Com mais de 12 anos de experiência, já ajudei milhares de pessoas a superarem algum tipo de abuso narcisista.

Palavras finais

A empatia emocional desempenha um papel crucial na nossa capacidade de sentir remorso ou arrependimento, pois ela nos ajuda a compreender o impacto emocional das nossas ações nos outros, promove a responsabilização e incentiva uma melhor tomada de decisões.

Portanto, a falta de conexão emocional permite que o narcisista ignore totalmente os danos que cause, levando à falta de remorso genuíno. Ele também se recusa a assumir a responsabilidade pelas suas ações, muitas vezes projetando a culpa nos outros, e assim evitando qualquer responsabilização.

É altamente improvável que um narcisista sinta arrependimento genuíno. Ele pode fingir remorso ou culpa para manipular as pessoas ao seu redor, mas a realidade é que ele não sente arrependimento verdadeiro.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *