15 formas de oferecer mais segurança para as mulheres

Homem cobrindo uma mulher com sua jaqueta durante uma chuva

Categoria: Outros

Avatar de Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Importante: este artigo é meramente informativo e insuficiente para um diagnóstico definitivo. Sendo assim, é recomendado agendar uma consulta sobre seu caso em particular.

Publicidade
Início do artigo

Sentir-se seguro com alguém significa que se pode confiar com todo seu coração, suas emoções, seus pensamentos e sentimentos mais íntimos. Significa que você pode revelar-se, mostrar quem realmente é.

É assim que o amor verdadeiro, a conexão, a intimidade e os laços são formados. Sem esse nível de segurança, sempre haverá uma hesitação e um ceticismo.

Quanto mais o homem puder entender os desejos e necessidades da mulher que ama, melhor conseguirá fornecer a segurança e o cuidado que ela precisa. Não apenas fisicamente (embora isso seja igualmente importante), mas emocionalmente, mentalmente e espiritualmente.

A maioria dos homens se concentra nas coisas erradas: sexo, atração, materialismo e aparência. Embora também sejam importantes, nunca serão suficientes para fazer uma mulher se sentir verdadeiramente segura em sua presença. Proporcionar segurança requer muito mais profundidade e maturidade emocional.

O relacionamento precisa se desenvolver naturalmente

Recentemente, um paciente me enviou uma mensagem de texto e perguntou: “o encontro foi maravilhoso, mas há intervalos de tempo muito grande entre a troca de mensagens. Isso significa que ela está perdendo o interesse?”

Quando se é mais jovem e novo no romance, há uma sensação de urgência em relação à comunicação. Pensa-se que se não houver conversas o tempo todo, então isso significa que a mulher está desinteressada ou, provavelmente, conversando com outra pessoa durante esses espaços. Esta é, obviamente, uma abordagem ansiosa e irrealista sobre namoro.

É fundamental enxergar a importância das “lacunas”. Devemos ter confiança e autoestima para deixar de lado a necessidade de estar em constante comunicação, e permitir que as coisas fluam e se desenvolvam como precisam. Muitos homens ficam excessivamente zelosos quando conhecem uma mulher nova.

A verdade é que, se alguém (homem ou mulher) se sentir sufocado no relacionamento, independente do momento, provavelmente se afastará. Uma das maneiras mais fáceis de perder uma mulher é desejá-la demais.

Não se venda, deixe sua vida falar por si

Se há uma coisa que causa repulsa às mulheres é a arrogância. Muitos homens exageram na imagem de “homem confiante” e não reconhecem o limite. Assim, acabam passando direto para o reino da arrogância.

Eles passam o encontro tentando convencer a mulher de como são ótimos, o que realizaram, quem conhecem, etc. Claro, namorar tem muito a ver com projetar seu valor para um parceiro em potencial e garantir reconhecimento, mas há uma sutileza em como fazer isso.

Se você quer uma mulher genuína, carinhosa, pé no chão e empática, então deixe sua confiança silenciosa falar na forma de um tratamento gentil e autêntico. Mas, se fingir essas virtudes, ela saberá.

Os homens que mostram seus verdadeiros eus são os mais notados pelas mulheres (no bom sentido).

Leia também:  O que significa quando alguém te chama de meu bem?

As mulheres não são só atraídas pelo “bad boy”

A razão pela qual as mulheres são atraídas pelo “bad boy” em algumas fases da vida é que caras assim são excitantes, imprevisíveis, confiantes e aventureiros. E os homens fazem a mesma coisa enquanto crescem.

Quando uma mulher se prepara para encontrar um relacionamento sério e estável, ela “sai” da fase em que busca apenas excitação e compreende as qualidades que são realmente valiosas em um parceiro de vida.

Começamos a olhar cada vez mais profundamente à medida que crescemos para entender o que realmente importa na vida e no amor. Todos nós estamos prontos para coisas diferentes em momentos diferentes e, às vezes, precisamos experimentar o que não queremos para ter clareza do que queremos.

As pequenas coisas importam mais do que as grandes

Alguns homens rejeitam essa ideia porque estão acostumados a ver grandes gestos românticos conquistarem uma mulher. Mas, são as pequenas coisas que se fazemos por alguém estabelecem a base necessária para um relacionamento estável e sólido.

Nem todo mundo vai dedicar tempo e esforço para fazer um pouco mais em um dia aleatório, quando não é esperado. Então, são as pequenas coisas que demonstram amor e carinho, pois são feitas sem um motivo especial.

As pequenas coisas criam confiança. Se você não as fizer, então as grandes mostrarão algo como: “estou fazendo isso porque acho que devo”.

Às vezes, tudo o que o homem precisa fazer é ouvir

Os homens tendem a entrar no modo de “resolução de problemas” quando ouvem um desabafo. Muitas vezes, porém, se uma mulher está desabafando com você sobre um desafio que está enfrentando, tudo o que ela quer que você faça é sentar, ouvir e apoiá-la enquanto descobre a solução por conta própria.

Claro, se ela pedir sua opinião, vá em frente e dê, mas na maioria das vezes, o que está realmente está dizendo é “eu confio em você o suficiente para deixá-lo entrar nesses sentimentos pessoais. Falar sobre eles me ajudará a encontrar o solução, ou apenas me sentir melhor sobre isso.”

A intimidade emocional leva à intimidade física, e não o contrário

Uma diferença fundamental entre homens e mulheres é que os homens precisam de conexão física para se sentirem emocionalmente mais próximos, enquanto as mulheres precisam primeiro de uma conexão emocional para depois haver conexão física.

Em minha própria experiência profissional sempre ouço de muitas pacientes do sexo feminino que quanto mais seguras e confortáveis estiverem, maior a probabilidade de se sentirem atraídas.

Não estou falando sobre o conforto da “zona de amizade”, onde ela só vê você como um companheiro platônico, mas o conforto e a segurança que a permite explorar e ser ela mesma na sua presença. É isso que permite a alguém uma liberdade real para se conectar com você em todos os níveis.

Nem sempre é sobre o homem

Todos nós temos vidas ocupadas com inúmeras obrigações, e isso pode ser opressor. Se parece que ela está pensando em algo, ou está perturbada com alguma coisa, ou pode estar mais quieta do que o normal, isso não significa automaticamente que é sobre algo que você fez ou não.

Pode até ser, mas fazer essas suposições estará alimentando preocupações que não precisam existir.

É por isso que a comunicação é tão importante. Ela garante que ambos entendam quando algo está errado, quando alguém fez algo incômodo ou quando um de vocês está pensando em um dilema que realmente não tem nada a ver com o outro. Assumir automaticamente que um humor é alterado por uma de suas ações, porém, é inútil.

O homem não pode consertar as inseguranças da mulher

Homens e mulheres sabem o que veem no espelho e sabem como se sentem a respeito. Elogios de um ente querido ou mesmo de estranhos na internet dá um pequeno impulso ou uma sensação de alívio, mas no final das contas o mais importante é como nos sentimos quando estamos sozinhos.

Mas também não é apenas sobre a aparência. Pode haver lutas contra a síndrome do impostor, sentir-se criticado por um membro da família ou enfrentar um desafio com um amigo. Não importa se é homem ou mulher, as inseguranças vivem dentro de nós, e devemos fazer um bom trabalho interior se quisermos eliminá-las.

Leia também:  Por que o paciente mente para o Psicólogo?

O homem que se preze deve sempre expressar sua afeição, atração e amor pela mulher que ama, mas ele também não deve minimizar nem forçar uma mudança em como ela se sente naquele momento.

O esforço é mais importante do que o resultado

Os homens colocam muita pressão sobre si mesmos, verificando todas as possibilidades quando se trata de namoro e romance. Isso gera sentimentos de insegurança, e ouço muito isso de pacientes homens.

A maioria das mulheres só quer saber se o homem está disposto a tentar, de lembrar os pequenos detalhes sobre seus gostos e desgostos, aparecer quando disser que vai. Ela não está procurando a perfeição, está apenas procurando por alguém que leve o relacionamento a sério o suficiente.

As mulheres também se cansam

Atualmente, a maioria das pessoas solteiras está se sentindo cansada quando se trata de namoro. Em vez de desanimar, entenda que esta é uma oportunidade. Se você realmente é um homem genuíno e de bom coração que acredita ser, então tem a oportunidade de mostrar à mulher de quem gosta que é realmente verdadeiro.

Quando uma mulher vê que o homem é verdadeiro, ambos ganham, há uma mútua troca de confiança. Sem mencionar que nenhum de vocês deveria se preocupar com a infidelidade, afinal, demorou uma eternidade para vocês se conquistarem.

Agora, se ela está fechada, emocionalmente indisponível, então é melhor você seguir em frente.

A mulher não está impressionada com suas “coisas”

Os homens desejam muitas coisas, pois são um belo símbolo de trabalho duro e dedicação: carros, relógios, aparelhos tecnológicos, o que for. Todos nós sabemos, porém, que os itens materiais não nos deixam verdadeiramente felizes, e definitivamente não nos deixam satisfeitos.

Eles até fornecem uma onda de endorfinas inicialmente, nos dão uma sensação de “subir de nível”, mas depois de algum tempo meio que se tornam normais. Acredito que as mulheres entendem isso inerentemente melhor do que os homens.

Muitos caras exibem “coisas” na esperança de conquistar as mulheres, mas isso atrai apenas um “certo tipo” de mulher.

Uma mulher que está realmente procurando um parceiro para toda a vida com quem possa se conectar, crescer e aproveitar a vida entende que o tamanho do seu coração é muito mais importante do que o tamanho da sua conta bancária.

Estabilidade e segurança são fundamentais

Existem muitas maneiras de criar estabilidade na vida de alguém, mas todas elas exigem maturidade e mentalidade para fazê-lo. Você não pode criar nenhum nível de estabilidade se for frívolo, inconsistente, descomprometido ou sem foco.

Quando uma mulher vê um homem que construiu uma vida estável para si, ela vê uma pessoa estável. Ela vê um homem que pode se sustentar sozinho, tem maturidade e recursos para construir uma base real em sua vida. Já que ela está buscando o mesmo, então há mais facilidade em considerá-lo como um parceiro de vida do que um homem que ainda não tem certeza de seu caminho ou propósito.

Temos que ser honestos sobre para o que estamos prontos. Se uma mulher está pronta para um compromisso adulto sério, ela vai considerar se o homem também está ou não.

A mulher imagina você como um marido ou um pai

Se ela é o tipo de mulher que está procurando um compromisso vitalício e/ou casamento, provavelmente mapeou como serão os próximos 50 ou 60 anos com você. Agora, é claro, nem todo mundo quer se casar ou ter filhos.

Leia também:  Como superar a dor do arrependimento e seguir em frente?

Porém, na maioria das vezes, uma visualização do que está por vir é uma consideração prudente a ser feita. Durante essas visualizações, ela está tentando determinar:

  • Se você será amoroso e atencioso como parceiro;
  • Como seus filhos podem ser (novamente, SE você os tiver);
  • Como seriam os anos de velhice juntos;
  • Quão amoroso e atencioso você seria como pai;
  • Quanto que as pequenas coisas irritantes sobre você vão crescer em importância no futuro;
  • Se você a fará se sentir segura e protegida o suficiente para justificar o comprometimento;

O ponto é: enquanto os homens geralmente vivem para o agora, pelo menos até encontrarem alguém com quem possam se comprometer seriamente, as mulheres veem o quadro geral e consideram uma variedade maior de fatores.

Nenhuma mulher é capaz de ler mentes

Uma das grandes razões pelas quais as pessoas não satisfazem suas necessidades em um relacionamento é que elas não as expressam. Se a sua parceira não sabe o que você quer ou precisa, como ela pode dar isso a você?

Embora todos lutamos para expressar essas necessidades, os homens são conhecidos por permanecerem calados sobre seus sentimentos. Isso facilmente cria um ciclo em que esses sentimentos não são abordados, deixando-o frustrado, solitário, e aumentando os sentimentos negativos, como num ciclo.

Quando as mulheres não têm ideia do que os homens estão pensando, elas se tornam passageiras dessa jornada emocional, onde nem mesmo sabem que está acontecendo.

Publicidade

Os homens estão se tornando mais dispostos a se expressar à medida que a sociedade evolui, e todos nós sabemos que as emoções são uma experiência humana universal, não baseadas em gênero. Ainda assim é preciso coragem, tanto para homens quanto para mulheres, para expressar pensamentos e sentimentos mais profundos para outra pessoa.

A mulher só quer ser vista, amada e valorizada pelo que é

Isso é realmente tudo o que a maioria de nós deseja:

  • Não queremos ser vistos, literalmente, pelo que parecemos;
  • Não queremos nos sentir pressionados a nos tornar outra pessoa;
  • Não queremos ser comparados com outras pessoas;
  • Não queremos nos sentir inseguros ou instáveis ​​em nossos relacionamentos;
  • Não queremos questionar ou desconfiar de nosso parceiro (ou de nós mesmos);
  • Não queremos nos sentir desvalorizados e;
  • Não queremos que nossos esforços passem despercebidos.

O que realmente queremos é que alguém reconheça e valorize todas as coisas que as pessoas erradas consideravam certas. É olhar para além do visível e ver os valores dos quais nos orgulhamos, a visão de mundo que cultivamos, respeitar e honrar as crenças que sustentamos.

As mulheres passam a vida inteira com a sociedade dizendo o que devem ser, como se parecer, como se vestir e como “deveriam” ser para atrair um parceiro em potencial.

Algumas mulheres nem querem um companheiro, nem querem filhos, ou se casar. Uma mulher que deseja essas coisas, ou mesmo algumas dessas coisas, as deseja com um homem que vê através de toda a névoa e a ama por quem ela realmente é.

Todos nós passamos por altos e baixos na montanha-russa da vida, independente de gênero, de raça e de religião. É uma parte fundamental da experiência humana. Isso, porém, deve nos servir de ajuda para entendermos uns aos outros.

Quando você consegue manter o foco na pessoa que ela é, na alma que ela possui, na autenticidade com que ela vive, no coração com que ela ama, todo o resto se torna apenas ruído ao seu redor.

Sobre o autor: Emilson Lúcio da Silva

Avatar de Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Artigos relacionados

Avatar do Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Autor: Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Emilson Lúcio da Silva é Psicólogo desde 2012. Ele possui o título de especialista pelo Conselho Federal de Psicologia e é reconhecido como uma autoridade na área de saúde mental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *