Tudo sobre FOMO: superando o medo de ficar de fora

Mulher com as duas mãos em uma janela molhada com água da chuva

Categoria: Outros

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Importante: este artigo é meramente informativo e insuficiente para um diagnóstico definitivo. Sendo assim, é recomendado agendar uma consulta sobre seu caso em particular.

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Se você já ficou em casa com medo de ficar de fora de alguma festa com amigos, olhou para o telefone esperando ansiosamente por uma mensagem, ou lutou para escolher qual evento recusar na mesma noite, isso tem um culpado: FOMO.

Esses sentimentos de preocupação constante, apreensão e decisões de adivinhação podem ser descritos como medo de ficar de fora, ou também conhecido como FOMO.

Não é só você. Em algum momento todo mundo já experimentou esse medo. Mas por que é tão natural se sentir assim? E o que você pode fazer na próxima vez que ele aparecer?

O que é o medo de ficar de fora (FOMO)?

O medo de ficar de fora, ou FOMO, é a ansiedade ou apreensão em torno do medo de perder coisas como:

  • Eventos sociais;
  • Encontros;
  • As últimas fofocas ou notícias.

O FOMO:

  • Faz você sentir que não está tão conectado aos últimos acontecimentos e normas da sociedade como gostaria ou “deveria” estar;
  • Acontece quando você não é convidado para uma festa, quando seus colegas de trabalho saem depois do trabalho sem você, ou quando você não está participando das últimas tendências nas mídias sociais;
  • Aparece quando você verifica rotineiramente suas mensagens de texto, ao uma notificação ou se inscrever em uma atividade, apesar da possibilidade de esgotamento por uma agenda cheia.
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Efeitos do medo de ficar de fora (FOMO)

O FOMO afeta sua saúde e bem-estar geral. Se você ficar sobrecarregado com eventos e atividades sociais para evitar o FOMO, isso levará a:

  • Afetar seus hábitos de sono e alimentação;
  • Fadiga;
  • Dores de cabeça;
  • Falta de motivação;
  • Problemas de desempenho no trabalho ou na escola;
  • Esgotamento.

O FOMO também desencadeia ansiedade ou sentimentos de solidão. Com o FOMO, é tomado por pensamentos autocríticos como:

  • “O que acontecerá se eu perder alguma coisa ou se eu não estiver lá?”;
  • “Serei criticado negativamente por perder o evento?”;
  • “As pessoas vão pensar menos de mim porque não estou seguindo uma certa tendência?”;

Esse ciclo de pensamentos ansiosos e a necessidade de manter o ritmo resultam em sintomas de depressão .

O FOMO também leva algumas pessoas a fazer ou dizer coisas que normalmente não fariam apenas para parecer “informadas”, ou entrar com uma multidão “legal”.

O que causa o medo de ficar de fora (FOMO)?

O desejo inato de conexão social e pertencimento pode impulsionar o FOMO. É natural que os humanos sintam necessidade de relacionamentos interpessoais, e queiram pertencer a algo maior do que eles mesmos.

Quando as pessoas sentem que não têm esses tipos de conexões, isso causa sofrimento emocional e físico. Para algumas pessoas, isso afetará o seu bem-estar geral e o seu funcionamento.

O FOMO e os adolescentes

Os adolescentes são os mais vulneráveis ​​ao FOMO, especialmente dentro de uma cultura de estar online 24 horas por dia, 7 dias por semana.

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As mídias sociais podem fazer com que as pessoas se comparem com outras, levando a uma autoimagem negativa, especialmente em pessoas mais jovens.

Para alguns adolescentes, o FOMO acarreta em:

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  • Baixa autoestima;
  • Ansiedade;
  • Depressão;
  • Comportamentos de risco ou nocivos.

O cérebro dos adolescentes ainda está se desenvolvendo, deixando-os mais vulneráveis ​​​​à pressão de colegas para não ficarem de fora. O FOMO influencia os adolescentes a fazerem coisas que normalmente não fariam sem considerar as consequências.

Como evitar o medo de ficar de fora (FOMO)?

O medo de ficar de fora nos desconecta daquilo que realmente valorizamos como importante para a vida. Evitar sentimentos de FOMO significa trabalhar para quebrar ciclos negativos:

  • Faça uma “desintoxicação digital”. Sair dos espaços digitais, como mídias sociais e notícias de última hora, vai ajudá-lo a se tornar mais presente e em contato com sua vida cotidiana. Desintoxicar-se das mídias sociais também é uma ótima maneira de atualizar a conexão consigo mesmo e com o que você ama;
  • Obtenha mais tempo de qualidade. Colocar o telefone de lado e passar mais tempo com os entes queridos cara a cara é uma ótima maneira de resgatar seus relacionamentos mais importantes. Amigos e familiares costumam ser as melhores pessoas a quem recorrer quando queremos ser lembrado de que somos dignos de amor e aceitação, não importa o que outras pessoas estejam fazendo.
  • Pratique meditação e a atenção plena. Práticas de atenção plena, como meditação e ioga, são maravilhosas para desenvolver uma sensação de calma e permanecer no momento presente. Acalmar a mente e se concentrar na respiração aumenta a consciência de que o que está causando o FOMO pode não valer sua energia ou tempo;
  • Escreva um diário. O registro no diário vai ajudá-lo a identificar o que desencadeia o FOMO. Quando se tem uma ideia clara de quem ou o que causa os medos de fica de fora, fica mais fácil reformular o relacionamento em torno desses pensamentos e sentimentos;
  • Vá para a terapia. Se o seu medo de ficar de fora afeta severamente sua vida e o funcionamento do dia-a-dia, a terapia é uma boa opção para ajudá-lo a recuperar a clareza e o equilíbrio. Um Psicólogo vai ajudá-lo a reconhecer os gatilhos para pensamentos ansiosos ou depressivos e, em seguida, ajudá-lo a criar maneiras melhores de lidar com eles.
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O FOMO não é para sempre

Todo mundo tem FOMO em um aspecto ou outro. Enquanto as pessoas mais jovens podem ser mais propensas a experimentá-lo, qualquer um pode sofrer de FOMO.

O medo de ficar de fora afeta seu bem-estar mental e físico. Sentir que está sempre perdendo coisas cria ansiedade e piora os sentimentos de solidão e depressão.

Sua autoestima também é afetada, especialmente se você sentir que não “pertence” ou não está à altura das expectativas sociais.

Existem muitas estratégias que vão ajudá-lo a evitar ou lidar com o FOMO, como:

  • Práticas de atenção plena, como ioga e meditação;
  • Diário;
  • Fazer uma pausa ou estabelecer limites com as mídias sociais;
  • Passar tempo com os entes queridos;
  • Terapia.

O FOMO não é para sempre. Fazer o seu melhor para viver no presente vai ajudá-lo a lembrar de que você é o suficiente, como você é, aqui e agora.

Sobre o autor: Emilson Lúcio da Silva

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Autor: Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Emilson Lúcio da Silva é Psicólogo desde 2012. Ele possui o título de especialista pelo Conselho Federal de Psicologia e é reconhecido como uma autoridade na área de saúde mental.

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