Uma simples estratégia para descobrir se alguém é egoísta

Um menino obeso abraçando uma grande quantidade de doces

Categoria: Outros

Avatar de Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Importante: este artigo é meramente informativo e insuficiente para um diagnóstico definitivo. Sendo assim, é recomendado agendar uma consulta sobre seu caso em particular.

Publicidade
Início do artigo

Cercar-se de pessoas que não priorizam ninguém além de si mesmas é desgastante e exaustivo. E, se você for um empata por natureza, as coisas vão evoluir rapidamente para uma relação tóxica, onde você dá tudo para outra pessoa e não recebe nada em troca.

As pessoas egoístas são especialistas em esconder sua natureza egocêntrica. Felizmente, existe uma estratégia simples que pode ser usada para saber se uma pessoa prefere se colocar antes de você.

Se você quiser saber se um amigo, parceiro ou colega é secretamente egoísta, force-o a tomar uma decisão em uma fração de segundo.

Quando tomamos decisões mais honestas?

Quando as pessoas têm apenas alguns segundos para decidir, elas serão mais egoístas. Ao ter de agir rapidamente, decidimos com base em nossos instintos e no que já fizemos antes em nossa história de vida.

Leia também:  3 coisas que as pessoas dizem e irritam qualquer Psicólogo

Decisões rápidas dão as maiores pistas sobre o que realmente queremos.
Se você pensar sobre isso, perceberá que tomou decisões diferentes com base na quantidade de tempo que teve para pensar sobre a mesma situação; ou que você tomou uma decisão diferente do que realmente queria fazer pelo bem dos outros.

Por outro lado, se tiverem mais tempo, as pessoas vão reconsiderar sua decisão e a reverter. Uma decisão que pode não ser baseada no que realmente querem fazer, mas no que os outros gostariam que elas fizessem.

As pessoas começam com um viés sobre se é melhor ser egoísta ou prossocial. Mas, quando elas têm mais tempo para decidir, é mais provável que contrariem seus preconceitos ao avaliar as opções disponíveis.

Lembra daquela vez em que você não queria ir a uma festa para a qual seu amigo o convidou e sua reação instintiva foi dizer não, mas então você pensou por alguns minutos e decidiu dizer sim porque não queria desapontá-lo? Ou aquela vez que seu irmão lhe pediu dinheiro emprestado pela milésima vez depois de gastar o salário de forma imprudente?

Leia também:  Como saber quando devo trocar de Psicólogo?

Se você tivesse que decidir em alguns segundos, seus instintos diriam não, mas como você teve mais tempo para pensar, decidiu que ajudá-lo era provavelmente a coisa certa a fazer.

Quando se trata de identificar uma pessoa egoísta, a chave é não dar a ela muito tempo para decidir sobre algo. Caso contrário, isso permitirá que ela pense com mais clareza, tome uma decisão altruísta e contra seus instintos.

Publicidade

Como usar essa estratégia?

Forçar alguém a tomar uma decisão em uma fração de segundo não é tão difícil quanto você imagina. Aqui estão alguns exemplos:

  • Peça-lhe um favor imediato: por exemplo, uma carona porque você está com pressa, ou para emprestar-lhe algum dinheiro;
  • Force-o a escolher imediatamente entre duas opções: por exemplo: “estou ligando agora para fazer uma reserva. Você quer ir ao meu lugar favorito ou ao seu?”;
  • Peça ajuda sem pedir: por exemplo, se estiver no meio de uma conversa com alguém, mencione algo para o qual você pode precisar de ajuda, como por exemplo: “Acabei de me mudar para minha nova casa e há tantas coisas para desempacotar, mas estou incrivelmente ocupado agora.”;
Leia também:  Como conseguir parar de pensar em uma pessoa?

Cá entre nós, a maioria de nós é um pouco egoísta de vez em quando. Faz parte da natureza humana. Mas há uma enorme diferença entre o egoísmo ocasional e a auto-absorção contínua.

É muito difícil conviver com pessoas verdadeiramente egoístas. Não se permita abrir mão de seu tempo e prioridades por elas.

Mantenha em sua vida pessoas generosas, nas quais pode se apoiar e que estão dispostas a dar tanto quanto a receber.

Sobre o autor: Emilson Lúcio da Silva

Avatar de Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Artigos relacionados

Avatar do Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Autor: Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Emilson Lúcio da Silva é Psicólogo desde 2012. Ele possui o título de especialista pelo Conselho Federal de Psicologia e é reconhecido como uma autoridade na área de saúde mental.