O Transtorno de personalidade borderline em homens

Vários ovos decorados com rostos e diversas expressões, alguns quebrados e outros inteiros

Categoria: Borderline

Avatar de Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Importante: este artigo é meramente informativo e insuficiente para um diagnóstico definitivo. Sendo assim, é recomendado agendar uma consulta sobre seu caso em particular.

Publicidade
Início do artigo

O transtorno de personalidade borderline é um transtorno de saúde mental, e uma pessoa que vive com ele tem humores que mudam muito. Os padrões também afetam como se sentem sobre si mesmos e outras pessoas. Acredita-se que o borderline em homens seja comum, no entanto a grande maioria não sabem que o têm.

Existem algumas maneiras pelas quais o transtorno se diferencia entre homens e mulheres, incluindo:

  • Homens que vivem com borderline sentem ou agem de maneira diferente das mulheres;
  • As comorbidades que os homens com borderline têm podem não ser as mesmas que as mulheres;
  • Homens e mulheres que vivem com borderline recebem diferentes tipos de tratamento;
Leia também:  Consequências de ser criado por um pai borderline

Por que borderline em homens muitas vezes não é detectado

Muitas vezes, o borderline é subdiagnosticado ou não detectado em homens por várias razões. Isso pode ser devido a vários fatores, incluindo diferenças de gênero na apresentação clínica, viés clínico e diferenças nos ambientes de tratamento.

Um diagnóstico pode ser negligenciado em homens devido a:

  • Apresentação clínica: As diferenças de gênero na apresentação dos sintomas leva a que os sintomas dos homens sejam desconsiderados ou atribuídos a um problema totalmente diferente (ou seja, transtorno por uso de substâncias, por exemplo);
  • Preconceito do clínico: Uma outra possível explicação para o subdiagnóstico do borderline em homens é que a raiva intensa é um diagnóstico nas mulheres, enquanto nos homens é visto como característica da masculinidade;
  • Aderência ao tratamento: Homens com borderline são menos propensos a utilizar serviços de terapia e farmacoterapia do que suas contrapartes femininas.

Sinais do borderline em homens

Homens que vivem com borderline ficam, inesperadamente, com muita raiva. Eles gritam ou quebram coisas, e ficam tão bravos que sentem vontade de machucar a si mesmos e outras pessoas. Normalmente se diz que eles teêm um temperamento “explosivo”.

Leia também:  Quem tem borderline é uma pessoa perigosa?

As pessoas esperam que os homens sejam “duros”, e não percebem que quando um homem que vive com borderline fica com muita raiva, é sinal de que ele está passando por um momento difícil.

Publicidade

Eles também ficam entediados facilmente. Sentem a necessidade de procurar coisas novas para fazer ou ver. Isso é chamado de “comportamento de busca de novidades”. Mulheres com borderline também apresentam esse traço, mas é mais comum em homens.

Uma variedade e combinação de sintomas podem sugerir que um homem está experimentando TPB, incluindo dificuldade interpessoal, busca de novas experiências com sensações emocionais intensas, mudanças rápidas de humor (“agindo quente e frio”), sentimentos de vazio e incerteza sobre a identidade. Os homens podem ser extremamente sensíveis e fáceis de irritar.

Leia também:  Como as mães borderline se comparam as mães narcisistas?

Os sintomas de transtorno de personalidade borderline em homens também podem incluir:

  • Dificuldade nos relacionamentos;
  • Comportamentos impulsivos;
  • Comportamento de automutilação;
  • Ideação suicida;
  • Tristeza extrema;

Considerações finais

Pode parecer que o borderline é mais comum em mulheres do que em homens, mas há muitas razões pelas quais obter um diagnóstico e tratamento é mais difícil para os homens.

O transtorno é diferente para homens e mulheres. Às vezes, a maneira como os homens devem agir encobre os sinais.

As pessoas que vivem com o borderline podem ter outras condições. O tratamento que um homem precisa é diferente do que uma mulher precisa.

Se você ou um ente querido tiver sinais de borderline, procure ajuda. Converse com seu médico ou um profissional de saúde mental.

Sobre o autor: Emilson Lúcio da Silva

Avatar de Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Artigos relacionados

Avatar do Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Autor: Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Emilson Lúcio da Silva é Psicólogo desde 2012. Ele possui o título de especialista pelo Conselho Federal de Psicologia e é reconhecido como uma autoridade na área de saúde mental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *