Cabeçalho site

Psicólogo online para vítimas de narcisismo em qualquer lugar do mundo

Início

Artigos

Sobre

Início » Narcisismo » 10 sinais de que um narcisista quer sua atenção após o término

10 sinais de que um narcisista quer sua atenção após o término

Um homem gritando com um megafone na mão

Este conteúdo não foi escrito por inteligência artificial.
Assim, você tem garantia de que ele possui qualidade, precisão e originalidade.


A separação sinaliza o fim de um relacionamento, mas não quando você tem um ex parceiro narcisista. Ainda que interrompa todo o contato, ele buscará persistentemente novas maneiras de chamar sua atenção. Isso acontece porque o narcisista não suporta ter seu suprimento cortado.

É sempre importante esclarecer que o motivador central para um narcisista é a validação.

Neste artigo quero ajudá-lo a evitar esse cenário, compartilhando os sinais de que o narcisista quer sua atenção após um término.

Ele te dá uma atenção exagerada

Se um narcisista quer sua atenção, ele recorrerá à técnica de love bombing. Ou seja, vai inundá-lo com elogios, presentes, admiração e carinho.

Livre-se do narcisismo em sua vida!

Psicólogo Emilson Silva com camisa roxa e rindo

Com mais de 12 anos de experiência, já ajudei milhares de pessoas a superarem algum tipo de abuso narcisista.

O love bombing é uma excelente maneira de chamar a atenção de alguém, exatamente o que o narcisista deseja e precisa para compensar sua baixa autoestima. Como ele sempre busca atenção, logo presume que outras pessoas também a desejam.

Apesar de tudo, o objetivo dele não é fazer você se sentir bem consigo mesmo, mas enfraquecer a resistência para que possa recuperar o controle.

Ele te encontra “acidentalmente”

O narcisista usa vários comportamentos de busca de atenção, incluindo mensagens e encontros “acidentais” com você.

Uma paciente, cujo namorado narcisista recentemente terminou com ela, não consegue ir a lugar nenhum sem que ele apareça. É quase como se ele a estivesse perseguindo, embora afirme que são apenas coincidências. Ele não bebia café antes, mas agora aparece repentinamente na cafeteria perto de seu local de trabalho todas as manhãs. Coincidência?

O narcisista quer a atenção dela, embora continue afirmando que não deseja mais o relacionamento. Esse comportamento é perturbador e típico do narcisista que é rejeitado ou descartado. Ele se sente profundamente ferido pela rejeição, bem como não aceita que o outro não o queira mais em sua vida.

Em resposta, ele recorre a técnicas de manipulação na tentativa de sugá-lo de volta ao relacionamento.

Ele mostra uma preocupação exagerada

Ao mesmo tempo em que lida com a presença do ex em todos os seus lugares favoritos, minha paciente também luta contra a falsa preocupação dele. Quando ele a vê na cafeteria, se mostra preocupado e pergunta: “você está bem?”

O narcisista usa seu conhecimento sobre os problemas do passado da paciente para chamar a atenção dela, e se apresentar como uma figura carinhosa, cuja única preocupação é o bem-estar dela.

Ele até diz a amigos em comum que está preocupada com ela, pedindo-lhes para informá-lo sobre seu estado de saúde. Uma noite, inclusive, ele telefonou para minha paciente, dizendo que entendia que o rompimento a havia atingido fortemente e se ofereceu para consolá-la.

Este é um sinal claro de que um narcisista precisa de sua atenção.

Porém, se você ceder e aceitar a preocupação dele, logo ele usará isso contra você, menosprezando-o e apontando o quanto depende do seu apoio emocional.

Ele te sabota

Se o love bombing e a tentativa de chamar sua atenção com falsa preocupação não funcionar, o narcisista tentará sabotar sua vida. Isso acontecerá de modo sutil ou altamente flagrante. De qualquer modo, sempre será prejudicial.

No caso do narcisista oculto, ele usará técnicas mais furtivas, como postar fotos reveladoras de você nas redes sociais ou dizer a seus amigos que precisa de ajuda profissional para problemas de saúde mental.

Assim como alguns acreditam que nenhuma publicidade é má publicidade, o narcisista acredita que não existe atenção negativa. Qualquer atenção é boa, desde ele que esteja no centro dela. Dessa forma, ainda continuará recebendo seu suprimento.

A melhor coisa a fazer se um narcisista busca atenção por meio de sabotagem é ignorá-lo. Se ele aparecer em um evento social, por exemplo, converse com outra pessoa. Se ele continuar mencionando você nas redes sociais, bloqueie-o.

Quanto mais você se desligar do seu ex narcisista e ignorar as tentativas de chamar sua atenção, melhor.

Eles busca informações sobre você

O narcisista em busca de atenção fará de tudo para manter uma conexão com você, mesmo que isso signifique usar outras pessoas.

Se você bloqueou seu ex narcisista, ele entrará em contato com seus amigos em comum e familiares para extrair informações, incluindo manipular conversas com conhecidos em comum. Isso inclui coisas sutis, como: “Vi fulana outro dia, e ela parecia exausta”, na esperança de descobrir mais sobre seu estado emocional.

Ele também irá manipular seus amigos, de modo a obter detalhes íntimos que possam ser usados para chamar sua atenção e prejudicá-lo. O narcisista oculto, por exemplo, recorre às redes sociais para fazer seu trabalho por ele, mesmo que você tenha deixado de segui-lo ou o bloqueado.

Ele pode pedir a amigos em comum que fiquem de olho em suas redes sociais, de modo que consiga coletar informações sobre suas atividades, e sem se envolver diretamente com você.

Se isso não chamar sua atenção, o narcisista dará um passo além e espalhará mentiras e falsas narrativas, de modo a manipular a opinião de outras pessoas sobre você.

Ele se faz de vítima

Um ex-parceiro narcisista se passará por ofendido para chamar sua atenção. Ele vai agir como uma vítima inocente e colocar toda a culpa em você. Ele fará isso diretamente, dizendo coisas como: “não entendo por que você está sendo tão cruel” ou “por que você quer me machucar quando sabe que eu te amo?”

Se recusar a responder a tais declarações, ele voltará a atenção para seus amigos e conhecidos. Ele vai exagerar suas emoções, agindo como se tivesse sido devastado e com o coração partido, na esperança de que isso desencadeie uma resposta, bem como te atrair de volta para sua esfera de influência.

Quando se trata do narcisista e da busca por atenção, não há limites, e um ex parceiro narcisista até usará as redes sociais para chamar sua atenção e provocar uma resposta.

Ele pode postar mensagens como: “me sinto tão sozinho e abandonado agora. Não posso acreditar que alguém em quem confio me machuque dessa maneira”, bem como letras de músicas ou poesias que iludam seu coração partido e demonstrem um desejo de reconciliação.

Entregue-se a essa vitimização e você será rapidamente levado de volta ao relacionamento, portanto, mantenha seus limites.

Ele envolverá a Lei

A paciente que mencionei anteriormente ficou chocada e assustada quando descobriu que seu ex parceiro narcisista estava buscando uma ordem de restrição contra ela.

Ela não conseguia pensar por que ele faria tal coisa, exceto para se vingar e chamar sua atenção. A apresentação de uma medida protetiva como vingança não apenas coloca o narcisista de volta no centro das atenções, mas também força a vítima a se envolver com ele.

Qualquer pessoa se sente chocada e ansiosa quando se depara com uma ação legal, tornando-a mais propensa a entrar em contato com o autor e buscar uma solução pacífica. O narcisista sabe que usar da legalidade exigirá interações entre vocês, mantendo sua atenção fixa nele.

Ele exibirá suas realizações

Ao terminar primeiro a relação com um narcisista, você o deixará ansioso para que prove que cometeu um erro. E qual melhor maneira de fazer isso do que mostrar o que você está perdendo?

Para fazer isso, o narcisista exibirá os próprios sucessos, contando a seus amigos em comum sobre o carro novo que comprou, ou como se divertiu em um evento recente.

Ele também usará as redes sociais para divulgar uma promoção recente, pedir a opinião das pessoas sobre um novo corte de cabelo ou roupa cara. Esse comportamento de busca de atenção não é apenas projetado para fazê-lo parecer bem, mas também para te deixar com ciúmes.

Alguns narcisistas celebram, publicamente, um novo relacionamento, dizendo como estão aliviados por terem encontrado alguém em quem podem confiar. Não caia nesse tipo de manipulação. Lembre-se, por baixo de tudo isso está o mesmo narcisista que tornou sua vida miserável.

Ele ultrapassará seus limites

Você tenta se distanciar de seu ex, mas ele não aceita um não como resposta. Ele continua enviando mensagens, mesmo que já tenha pedido que não o fizesse, bem como posta suas fotos e memórias nas redes sociais.

Isso é típico do narcisista que está em busca de atenção. Alguns até usam um número de celular ou endereço de e-mail diferente para contornar quaisquer bloqueios ou restrições.

Em casos extremos, o narcisista emprega táticas de indução de culpa para pressioná-lo a se envolver com ele. Por exemplo, inventar uma crise para obter simpatia e fazer você se sentir obrigado a ajudá-lo.

Quaisquer que sejam as táticas que ele empregue, proteja seus limites. A regra de não contato é a única e melhor maneira de sair de um relacionamento narcisista.

Ele inverterá a situação

O narcisista em busca de atenção não se importa em te machucar. O que ele quer é que você seja seu suprimento narcísico, e se tiver de inverter a situação, ele o fará.

Imagine este cenário: você e seu ex terminaram há vários meses, mas o vê na academia quase diariamente. Apesar de mudar sua rotina, nada parece funcionar.

Quando você o confronta, ele dá de ombros e diz: “Não fazia ideia de que você se incomodava com o nosso tempo de ginástica. Estou apenas focado nos meus treinos e perseguindo meus objetivos. Se isso te incomoda, o problema é seu.”

Você vê como ele agora fez disso um problema seu? Outra maneira de inverter a situação é mudando o foco com um comentário como: “Por que você está obcecado por algo tão trivial? Você não deveria estar se concentrando em seu crescimento pessoal agora?”

Ele pode até induzi-lo a pensar que é você que o está perseguindo: “Por que você está tão obcecado por mim? Continua aparecendo em todos os lugares que eu vou.”. Esse tipo de busca por atenção é difícil de ignorar, pois é comum que a vítima se sinta compelida a justificar seu comportamento e se defender.

Resista a essa tentação e faça o que for preciso para manter sua própria narrativa, bem como fortalecer seus limites.

Perguntas frequentes

Por que o narcisista quer sua atenção?

O narcisista anseia por atenção porque só consegue amar a si mesmo quando refletido nos olhos do outro. Sua auto-aversão interna assume o controle quando ninguém mais está olhando ou dando atenção.

Depois de um rompimento, é ainda mais vital para um narcisista chamar a atenção de seu ex. Se você terminar o relacionamento, ele também estará ansioso para provar que você não pode viver sozinho.

O que acontece quando você não dá atenção à um narcisista?

Mesmo se você bloquear o narcisista que busca de atenção e empregar a regra do não contato, ele continuará tentando atraí-lo de volta para sua esfera de influência. Algumas pessoas que bloquearam o ex parceiro narcisista o suportaram por anos, e só sobreviveram ao se recusarem a reagir ou se envolver.

Eventualmente, o narcisista pode finalmente perceber que você não tem mais nada a oferecer e passar para a próxima vítima.

Livre-se do narcisismo em sua vida!

Psicólogo Emilson Silva com camisa roxa e rindo

Com mais de 12 anos de experiência, já ajudei milhares de pessoas a superarem algum tipo de abuso narcisista.

Como saber quando um narcisista está interessado em você?

Se um narcisista estiver interessado em você, ele respeitará seus limites, o tratará com respeito e assumirá a responsabilidade por suas ações. Infelizmente, ele é tão bom em manipulação que pode ser difícil distinguir entre suas táticas e os verdadeiros sentimentos.

Só porque um narcisista pratica o love bombing, não significa que esteja interessado em outra coisa além de si mesmo. Somente quando um narcisista muda completamente a forma como ele age em relação a você é que pode haver algum interesse genuíno.

Se ele usar algum dos comportamentos listados anteriormente, então estará simplesmente tentando manipulá-lo.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *