Cabeçalho site

Psicólogo online para vítimas de narcisismo em qualquer lugar do mundo

Início

Artigos

Sobre

Início » Love bombing » Love bombing: o que é e como se proteger?

Love bombing: o que é e como se proteger?

Vários balões em formato de coração voando pelo céu

Este conteúdo não foi escrito por inteligência artificial.
Assim, você tem garantia de que ele possui qualidade, precisão e originalidade.


O termo “love bombing” refere-se a um padrão de comportamento excessivamente afetuoso que normalmente ocorre no início de um relacionamento, muitas vezes romântico, onde uma das partes “bombardeia” a outra com demonstrações exageradas de adoração e atenção.

Esse comportamento inclui dar presentes e/ou elogios à outra pessoa, declarar amor desde o início e/ou tomar medidas para permanecer em contato constante e passar cada vez mais tempo juntos.

O love bombing é considerado uma tática deliberada e manipuladora usada para obter vantagem sobre um novo parceiro e aumentar sua dependência.

Por causa disso, é frequentemente atribuído a indivíduos narcisistas, com outros traços antissociais ou que se envolvem em violência doméstica.

Livre-se do narcisismo em sua vida!

Psicólogo Emilson Silva com camisa roxa e rindo

Com mais de 12 anos de experiência, já ajudei milhares de pessoas a superarem algum tipo de abuso narcisista.

Sinais do love bombing

Sinais comuns de que alguém está praticando o love bombing incluem:

  • Dar presentes numerosos e/ou extravagantes, especialmente no início de um relacionamento;
  • Bajular excessiva e/ou exagerada;
  • Declarações precoces, frequentes e/ou extremas de amor e carinho (por exemplo, dizer “eu te amo”, “Você é minha alma gêmea” ou “Você é tudo que procuro” no primeiro encontro);
  • Tentativas de estar em contato constante – por exemplo, excesso de mensagens de texto ou telefonemas ininterruptos;
  • Buscar comprometimento rápido, como casamento ou morar juntos;
  • Apresentar carência emocional e reatividade, como ficar chateado se a outra pessoa tiver outros planos ou não responder a uma comunicação imediatamente;
  • Ignorar as tentativas da outra pessoa de estabelecer limites.

Estágios do love bombing

Idealização

As táticas de love bombing têm como objetivo sobrecarregar o alvo e fazê-lo sentir como se tivesse encontrado uma conexão verdadeira.

Muitos do que praticam o love bombing pretendem que seu alvo passe cada vez menos tempo com amigos e familiares e mais tempo com o perpetrador.

Desvalorização

Mas, depois do período inicial de afeto e atenção, o love bombing se envolverá em táticas mais abertamente agressivas e prejudiciais – como retirar o afeto quando estão com raiva, insultar a outra pessoa, controlar sua aparência ou comportamento, repreendendo-os por pequenos erros ou até mesmo praticando abuso físico.

É comum alternar entre períodos de idealização e desvalorização; na verdade, regressar a um comportamento excessivamente afetuoso é uma forma de o perpetrador “compensar” o abuso ocorrido durante a fase de desvalorização e manter a outra pessoa envolvida na relação, apesar dos seus problemas óbvios.

Como saber se você é vítima?

Você pode ficar tentado a ver o love bombing como um novo amor, simplesmente porque é muito bom. Todos nós queremos ser desejados.

Enquanto o verdadeiro romance tem tudo a ver com admiração e respeito mútuos, o love bombing é mais repentino, como se você fosse pego de surpresa.

Também tende a ser mais exagerado.

Pense em alguém levando você para férias no Caribe, uma semana depois de se encontrarem ou enviarem mensagens de texto 30 vezes por dia, ao invés de presenteá-lo com um livro.

Essas coisas boas e românticas precisam ser apropriadamente dosadas, e não totalmente derramadas desde a primeira conversa.

No começo de um relacionamento, não existe um nível certo de intimidade, e os love bombing fazem parecer que sim.

Por que ele é um grande sinal de alerta?

Há muitos problemas com esse comportamento manipulador, principalmente porque ele impede que se veja as coisas com clareza.

Ele tende a nos cegar para a verdade do nosso relacionamento.

A realidade é que muitos love bombing são narcisistas e estão, consciente ou inconscientemente, tentando exercer controle e se esforçando para se tornarem o centro do seu mundo.

Desse modo, eles exigem toda a sua atenção para, no fim, isolá-lo de seus entes queridos.

As vítimas geralmente têm dificuldade em romper o relacionamento amoroso, mesmo que se torne emocionalmente abusivo.

Quando o love bombing desvaloriza alguém em algum momento posterior do relacionamento, a pessoa continua esperando que aquela enxurrada de elogios e presentes apareça novamente.

O love bombing também é ser usado para justificar o mau comportamento, como a infidelidade.

Ele a usa como chantagem: “e daí se eu mandei uma mensagem para essa outra garota? E essa joia que comprei para você?”

Qual a diferença entre love bombing e amor verdadeiro?

Há um ditado que diz que se algo parece bom demais para ser verdade, provavelmente é.

Desde tempos imemoriais, este ditado é verdadeiro: quando alguém está transformando você em mais do que você imagina que alguém poderia realmente ser ou presenteando você de maneiras que estão começando a parecer muito extravagantes, então o relacionamento não está tão equilibrado quanto deveria.

Quando um relacionamento avança rápido demais – ou um dos parceiros tenta pressioná-lo com muita força – é essencial que você informe seu parceiro sobre isso e diga a ele como se sente.

Se um parceiro não ouvir seus protestos e apenas tentar desculpar o comportamento sufocante, então isso é um sinal de que provavelmente haverá menos liberdade e mais manipulação no futuro caso vocês permanessam juntos.

Tenha cuidado, porque os narcisistas são hábeis em colocar a máscara que seu alvo achará mais atraente.

Romances saudáveis ​​​​e turbulentos acontecem, mas se você estiver se sentindo no meio de um tornado de atenção e isso for perturbador, então é hora de dar um passo atrás e conversar.

Se a pessoa não conseguir mudar seu comportamento para melhor atender às suas necessidades, então é improvável que a pessoa seja compatível com você.

Por que os narcisistas adoram o love bombing?

Os narcisistas, em particular, são conhecidos por suas habilidades de manipulação, tanto quanto por sua propensão ao amor próprio.

Eles usam a bajulação e a atenção como ferramentas para se tornarem o parceiro perfeito, para melhor ganhar sua confiança, carinho – e, em última análise, adoração.

Os narcisistas aprendem através da experiência que, uma vez que os parceiros vejam através de suas fachadas, o relacionamento pode se autodestruir.

Depois de convencê-lo de como vocês dois são bons juntos, ele transformará seu papel no relacionamento em um membro de seu “elenco de apoio”.

Por esta e outras razões, os narcisistas normalmente lutam para manter relacionamentos iguais e mutuamente satisfatórios.

Os narcisistas agem rapidamente para evitar serem detectados; portanto, quanto mais alguém tenta lisonjeá-lo e levá-lo à submissão, mais diligentemente você precisa explorar seus motivos.

Como se proteger?

Aqui estão algumas dicas para garantir que você não caia no golpe:

Atenção aos presentes excessivos no início do relacionamento

Se parece bom demais para ser verdade, provavelmente é um love bombing.

Aprenda a reconhecer e evitar os narcisistas

Alguém com transtorno de personalidade narcisista exibe falta de empatia pelos outros, uma necessidade excessiva de atenção e um senso de importância inflado.

Esteja ciente de suas próprias vulnerabilidades

Se você veio de uma família emocionalmente distante ou aprendeu a se sentir amado recebendo presentes, pode ser especialmente vulnerável ao love bombing.

Liste como é um relacionamento saudável

Um relacionamento próspero precisa incluir escuta, empatia, atenção, compaixão e respeito. Esses são valores importantes, e um narcisista não pode fazer isso autenticamente.

Mantenha uma boa dose de realismo

Nem sempre sabemos se alguém é um love bombing, mas podemos manter o foco na realidade do relacionamento olhando para o quadro geral.

Perguntas frequentes

Quem tem maior probabilidade de fazer love bombing?

Muitas pessoas são teoricamente capazes de se envolver em comportamentos de love bombing.

No entanto, as táticas são mais frequentemente encontradas naqueles com altos níveis de traço de narcisismo ou Transtorno de personalidade narcisista diagnosticável, que tendem a ter baixa empatia e frequentemente tentam manipular as pessoas ao seu redor.

Quanto tempo dura o love bombing?

Não há um período definido de duração. No entanto, o início do afeto é extremamente rápido e os comportamentos passarão da idealização à desvalorização em poucas semanas, ou menos.

O love bombing acontece entre amigos?

Sim. Embora o love bombing seja mais frequentemente discutido no contexto de relacionamentos românticos, ele também é possível em amizades platônicas.

O que significa “love bombing” no relacionamento entre pais e filhos?

O termo “love bombing” é usado para denotar uma tática muito diferente – e positiva – por parte dos pais.

Embora seja considerado um padrão de comportamento negativo que se desenvolve entre adultos, ele é uma técnica parental eficaz.

Nesse sentido, refere-se aos pais que passam muito tempo com os filhos e lhes dão atenção total e afeto incondicional.

O love bombing é sempre um sinal de alerta?

Algumas pessoas adotam um comportamento excessivamente afetuoso por razões que não são nefastas.

É possível que duas pessoas sintam uma conexão rápida e optem por se comprometerem romanticamente ou serem altamente afetuosas uma com a outra imediatamente.

O que é a falsificação do futuro?

Esse termo refere-se a uma estratégia onde alguém atrai um parceiro em potencial detalhando extensivamente seu futuro imaginado juntos.

No entanto, é improvável que esse futuro aconteça. A falsificação do futuro ocorre frequentemente em pessoas com alto nível de narcisismo.

O que fazer para superar um love bombing?

Para se recuperar do love bombing você deve cortar o contato com o agressor. Manter a conexão após um rompimento levará ao início do ciclo de idealização-desvalorização.

Também é importante reconectar-se com a família e os amigos, bem como reengajar-se com interesses que foram deixados de lado durante o relacionamento.

Como saber a diferença entre love bombing e amor genuíno?

O amor genuíno é mútuo e se desenvolve em um ritmo confortável para ambas as partes. O love bombing, por outro lado, é unilateral e se move em um ritmo onde um dos parceiros se sente sobrecarregado ou como se estivesse preso em um redemoinho.

Há isolamento da família e dos amigos porque passa-se todo o tempo com um novo interesse amoroso.

Palavras finais

O que exatamente constitui um love bombing ainda não foi extensivamente estudado, e às vezes é difícil dizer se alguém está envolvido em um comportamento deliberadamente manipulador.

Outras explicações para padrões de comportamento excessivamente afetuosos – como adoração genuína, constrangimento social ou mera ingenuidade – também existem.

Mas, se você perceber que a pessoa com quem está pratica qualquer tipo de comportamento manipulador, faça o que puder para sair com segurança de uma situação abusiva e busque sistemas de apoio fora do relacionamento.

Livre-se do narcisismo em sua vida!

Psicólogo Emilson Silva com camisa roxa e rindo

Com mais de 12 anos de experiência, já ajudei milhares de pessoas a superarem algum tipo de abuso narcisista.

Obtenha um ponto de vista direto de pessoas em quem você confia.

Depois que se livrar dele, será importante buscar orientação e o apoio de um Psicólogo para entender e processar melhor a experiência.

A terapia vai ajudá-lo a entender o que, se houver, o tornou vulnerável, bem como ajudá-lo a evitar situações semelhantes no futuro.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *