5 coisas para nunca fazer depois de terminar com um narcisista

Um jovem casal segurando cada um a metade de um coração partido

Categoria: Narcisismo

Avatar de Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Importante: este artigo é meramente informativo e insuficiente para um diagnóstico definitivo. Sendo assim, é recomendado agendar uma consulta sobre seu caso em particular.

Publicidade
Início do artigo

Terminar com um narcisista é um processo complicado e estressante. Uma vez que você finalmente consegue se desvencilhar dessa teia de mentiras e enganos, precisará proteger a si mesmo e à sua recém-descoberta liberdade.

Virar as costas para alguém que você amou, mesmo que seja uma pessoa que o manipulou em todas as oportunidades, não é fácil.

Você pode se pegar lembrando apenas das coisas boas, e evitando pensar em todas as vezes que sentiu que precisava pisar em ovos ou lidar com uma birra narcisista.

Tentar ser amigo dele

Digamos que você concorda em ser amigo de seu ex narcisista. No início, ele é solidário e compreensivo, oferecendo-lhe um ombro para chorar e até mesmo te levando para jantar.

Mas, sua gentileza e empatia não durarão muito, e alguns dias depois ele mandará uma mensagem dizendo: “Você está livre para um café esta tarde? Eu preciso conversar”.

Leia também:  Os melhores sinais para identificar uma mãe narcisista

Então, você cancela os planos com amigos e concorda em se encontrar. Uma vez no café, o narcisista dominará a conversa, falando sobre sua vida, conquistas e lutas atuais.

Você não consegue interromper e, mesmo que pudesse, ele não o ouvirá. Ele só está interessado em obter validação e simpatia.

À medida que os dias se tornam semanas, as exigências sobre o seu tempo se tornarão mais frequentes e fervorosas. Ele ligará tarde da noite e enviará inúmeras mensagens de texto, sempre esperando uma resposta instantânea.

O narcisista fará você se sentir culpado sempre que tentar estabelecer limites, dizendo: “Achei que fôssemos amigos. Amigos devem estar lá um para o outro, não importa o que aconteça”.

Ele não tem interesse em ser seu amigo. Na verdade, ele quer manipular suas emoções e mantê-las sob seu controle. Enquanto você mantiver contato, o narcisista continuará a explorá-lo como um suprimento.

Como nada é genuíno em um relacionamento tóxico, então a melhor opção é estabelecer limites, exigir um tempo para si mesmo e priorizar seu bem-estar emocional.

Culpar-se por não dar o que ele queria

Quando um narcisista sai do relacionamento, ele tenta fazê-lo rapidamente.

Enquanto em um minuto ele não suporta te perder, no outro estará nas redes sociais comemorando como finalmente encontrou o amor verdadeiro com outra pessoa.

Leia também:  13 valores e comportamentos em comum de pessoas narcisistas

Ser substituído tão rapidamente fará com que você sinta que não foi suficiente e que suas deficiências causaram o fracasso do relacionamento.

Assim, você acaba se culpando por não ceder ao narcisista quando ele exigia mais atenção, ou por não tolerar a constante necessidade de validação.

Mas a verdade é que nunca foi sobre você. O narcisista é um mestre da manipulação, e sua capacidade de seguir em frente é apenas mais uma manobra para afirmar o domínio e alimentar um ego insaciável.

Stalkear suas redes sociais

Embora seja comum stalkear o ex-namorado após uma separação, isso não é saudável nem construtivo.

Ver um ex aparentemente tendo o melhor momento de sua vida sem você desencadeia uma montanha-russa de emoções, deixando sua autoestima em frangalhos.

Stalkear um ex narcisista nas redes sociais vai prejudicar seu bem-estar emocional e sua capacidade de seguir em frente.

Ver-se substituído evocará sentimentos de insegurança e inadequação, ao mesmo tempo que tentar encontrar uma conexão com seu ex o impedirá de se desligar.

Sempre que você ver o perfil do seu ex narcisista, você dará à ele a atenção que precisa, alimentando seu ego e fornecendo-lhe um suprimento narcisista.

Ceder as tentativas de retomar o relacionamento

O narcisista segue em frente rapidamente, mas isso não o impedirá de tentar manter o suprimento narcisista que você fornecia.

Leia também:  Love bombing: o que é e como se proteger?

Se um ex narcisista sentir que você está seguindo em frente, ele vai virar o jogo e colocá-lo de volta em sua esfera de influência.

A chantagem emocional, ou hoovering, é uma forma de abuso emocional que assume várias formas, desde gaslighting até love bombing.

Qualquer que seja a forma, a intenção é sempre a mesma: atraí-lo de volta ao relacionamento tóxico, de modo que possa continuar a manipulá-lo e explorá-lo.

Publicidade

Para lidar com tal situação, é crucial reconhecer a natureza manipuladora do comportamento narcisista e entender que suas ações não são de sua responsabilidade.

Esperar que ele assuma a responsabilidade

Mesmo que o narcisista termine um relacionamento, ele não assumirá a responsabilidade pelo fracasso e transferirá a culpa sempre que houver a oportunidade.

Ele postará comentários passivo-agressivos nas redes sociais, fazendo você parecer responsável pelo fracasso do relacionamento, deixando-o envergonhado e emocionalmente exposto.

O narcisista evita qualquer autorreflexão e responsabilidade, enquanto se pinta como a vítima inocente.

Esse tipo de campanha de difamação é uma tática comum empregada pelo narcisista para reforçar sua frágil autoimagem, bem como evitar enfrentar a verdade de suas ações.

Sobre o autor: Emilson Lúcio da Silva

Avatar de Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Artigos relacionados

Avatar do Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Autor: Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Emilson Lúcio da Silva é Psicólogo desde 2012. Ele possui o título de especialista pelo Conselho Federal de Psicologia e é reconhecido como uma autoridade na área de saúde mental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *