Cabeçalho site

Psicólogo online para vítimas de narcisismo em qualquer lugar do mundo

Início

Artigos

Sobre

Início » Narcisismo » 5 coisas para nunca fazer depois de terminar com um narcisista

5 coisas para nunca fazer depois de terminar com um narcisista

5 coisas para nunca fazer depois de terminar com um narcisista

Este conteúdo não foi escrito por inteligência artificial.
Assim, você tem garantia de que ele possui qualidade, precisão e originalidade.


Terminar com um narcisista é um processo complicado e estressante.

Uma vez que você finalmente consegue se desvencilhar dessa teia de mentiras e enganos, precisará proteger a si mesmo e à sua recém-descoberta liberdade.

Virar as costas para alguém que você amou, mesmo que seja uma pessoa que o manipulou em todas as oportunidades, não é fácil.

Você pode se pegar lembrando apenas das coisas boas, e evitando pensar em todas as vezes que sentiu que precisava pisar em ovos ou lidar com uma birra narcisista.

Livre-se do narcisismo em sua vida!

Psicólogo Emilson Silva com camisa roxa e rindo

Com mais de 12 anos de experiência, já ajudei milhares de pessoas a superarem algum tipo de abuso narcisista.

Tentar ser amigo dele

Digamos que você concorda em ser amigo de seu ex narcisista. No início, ele é solidário e compreensivo, oferecendo-lhe um ombro para chorar e até mesmo te levando para jantar.

Mas, sua gentileza e empatia não durarão muito, e alguns dias depois ele mandará uma mensagem dizendo: “Você está livre para um café esta tarde? Eu preciso conversar”.

Então, você cancela os planos com amigos e concorda em se encontrar. Uma vez no café, o narcisista dominará a conversa, falando sobre sua vida, conquistas e lutas atuais.

Você não consegue interromper e, mesmo que pudesse, ele não o ouvirá. Ele só está interessado em obter validação e simpatia.

À medida que os dias se tornam semanas, as exigências sobre o seu tempo se tornarão mais frequentes e fervorosas.

Ele ligará tarde da noite e enviará inúmeras mensagens de texto, sempre esperando uma resposta instantânea.

O narcisista fará você se sentir culpado sempre que tentar estabelecer limites, dizendo: “Achei que fôssemos amigos. Amigos devem estar lá um para o outro, não importa o que aconteça”.

Ele não tem interesse em ser seu amigo.

Na verdade, ele quer manipular suas emoções e mantê-las sob seu controle. Enquanto você mantiver contato, o narcisista continuará a explorá-lo como um suprimento.

Como nada é genuíno em um relacionamento tóxico, então a melhor opção é estabelecer limites, exigir um tempo para si mesmo e priorizar seu bem-estar emocional.

Culpar-se

Quando um narcisista sai do relacionamento, ele tenta fazê-lo rapidamente.

Enquanto em um minuto ele não suporta te perder, no outro estará nas redes sociais comemorando como finalmente encontrou o amor verdadeiro com outra pessoa.

Ser substituído tão rapidamente fará com que você sinta que não foi suficiente e que suas deficiências causaram o fracasso do relacionamento.

Assim, você acaba se culpando por não ceder ao narcisista quando ele exigia mais atenção, ou por não tolerar a constante necessidade de validação.

Mas a verdade é que nunca foi sobre você. O narcisista é um mestre da manipulação, e sua capacidade de seguir em frente é apenas mais uma manobra para afirmar o domínio e alimentar um ego insaciável.

Stalkear as redes sociais

Embora seja comum stalkear o ex-namorado após uma separação, isso não é saudável nem construtivo.

Ver um ex aparentemente tendo o melhor momento de sua vida sem você desencadeia uma montanha-russa de emoções, deixando sua autoestima em frangalhos.

Stalkear um ex narcisista nas redes sociais vai prejudicar seu bem-estar emocional e sua capacidade de seguir em frente.

Ver-se substituído evocará sentimentos de insegurança e inadequação, ao mesmo tempo que tentar encontrar uma conexão com seu ex o impedirá de se desligar.

Sempre que você ver o perfil do seu ex narcisista, você dará à ele a atenção que precisa, alimentando seu ego e fornecendo-lhe um suprimento narcisista.

Ceder as tentativas de retomar o relacionamento

O narcisista segue em frente rapidamente, mas isso não o impedirá de tentar manter o suprimento narcisista que você fornecia.

Se um ex narcisista sentir que você está seguindo em frente, ele vai virar o jogo e colocá-lo de volta em sua esfera de influência.

A chantagem emocional, ou hoovering, é uma forma de abuso emocional que assume várias formas, desde gaslighting até love bombing.

Qualquer que seja a forma, a intenção é sempre a mesma: atraí-lo de volta ao relacionamento tóxico, de modo que possa continuar a manipulá-lo e explorá-lo.

Para lidar com tal situação, é crucial reconhecer a natureza manipuladora do comportamento narcisista e entender que suas ações não são de sua responsabilidade.

Esperar que ele assuma a responsabilidade

Mesmo que o narcisista termine um relacionamento, ele não assumirá a responsabilidade pelo fracasso e transferirá a culpa sempre que houver a oportunidade.

Livre-se do narcisismo em sua vida!

Psicólogo Emilson Silva com camisa roxa e rindo

Com mais de 12 anos de experiência, já ajudei milhares de pessoas a superarem algum tipo de abuso narcisista.

Ele postará comentários passivo-agressivos nas redes sociais, fazendo você parecer responsável pelo fracasso do relacionamento, deixando-o envergonhado e emocionalmente exposto.

O narcisista evita qualquer autorreflexão e responsabilidade, enquanto se pinta como a vítima inocente.

Esse tipo de campanha de difamação é uma tática comum empregada pelo narcisista para reforçar sua frágil autoimagem, bem como evitar enfrentar a verdade de suas ações.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *