Como desarmar um narcisista com 10 frases curtas e diretas

Um homem desarmando outro homem com uma faca na mão

Categoria: Narcisismo

Avatar de Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Importante: este artigo é meramente informativo e insuficiente para um diagnóstico definitivo. Sendo assim, é recomendado agendar uma consulta sobre seu caso em particular.

Publicidade
Início do artigo

Você já teve desentendimentos e quer aprender a desarmar um narcisista? Sabe, aquelas pessoas que estão sempre tentando superá-lo, falando sobre si mesmas e nunca parecem felizes, a menos que estejam fazendo os outros se sentirem pequenas?

O narcisista é mestre da manipulação, e costuma usar coerção, culpa e gaslighting para conseguir o que deseja. É melhor evitar se envolver com ele sempre que possível. No entanto, há momentos em que não há como ir embora.

Se você se encontra nessa situação, aqui estão 10 frases que irão desarmar qualquer narcisista e, com sorte, tornar suas interações um pouco mais suportáveis.

Não preciso me explicar

Esta frase é curta, doce e direta. Comunica que você não vai tolerar ser interrogado ou ter de justificar suas ações.

Leia também:  Como fazer um narcisista ficar com ciúmes?

Ela é uma boa frase para usar quando o narcisista está tentando fazer com que duvide de si mesmo, pois ele precisa controlar tudo e todos em sua vida. Ao dizer que não precisa se explicar, estará tirando uma de suas ferramentas de controle.

Não vou discutir com você

Discutir com um narcisista é inútil porque ele nunca vai admitir que está errado, mesmo que esteja. Portanto, essa frase encerra abruptamente qualquer possibilidade de discussão antes mesmo de começar.

Publicidade

Lamento que você se sinta assim

Esta é uma declaração neutra, que reconhece sentimentos sem concordar com ele. Isso coloca a responsabilidade pelos sentimentos do narcisista nele próprio, e não em você. Também mostra que você não vai mais tolerar o desrespeito.

Não controla o que você sente por mim

Esta frase tira dos seus ombros a responsabilidade pelo o quê o narcisista sente. É uma ótima resposta a quaisquer elogios indiretos ou críticas que ele tenta insinuar como “crítica construtiva”. Ela também serve como um lembrete de que seu valor não depende do que outra pessoa pensa.

Não tenho tempo para isso agora

O narcisista ama provocar as pessoas, e se ele perceber que está conseguindo te irritar, então continuará infinitamente. Às vezes, a melhor maneira de desarmar um narcisista é simplesmente ir embora.

Ao dizer ao narcisista que você não tem tempo para ele, você o coloca no lugar sem ser rude ou desrespeitoso. Ele pode até não gostar, mas entenderá a mensagem em alto e bom som: você não vai tolerar o comportamento narcisista.

Leia também:  Homens narcisistas também são misóginos?

Não vou mais tolerar seu desrespeito

Esta é uma frase forte que mostra que você não vai mais tolerar o mau comportamento. É importante se defender e estabelecer limites com um narcisista. Ele vai tentar ultrapassar esses limites, mas se você for firme e consistente, acabará por recuar.

Isso não vai funcionar comigo

Da próxima vez que um narcisista tentar usar um de seus truques habituais, acerte-o com esta frase. Isso vai despistá-lo, já que ele está acostumado com pessoas sendo manipuladas por suas palavras.

A frase comunica que você não será um capacho, bem como não vai deixá-lo passar por cima de você. Além de estabelecer um limite, mostra que você não vai tolerar besteiras.

Cada um tem direito às próprias opiniões

O narcisista odeia ter suas crenças desafiadas. Ele costuma reagir mal quando alguém discorda. Essa frase difundi uma situação onde ele esteja chateado porque você não concorda com seu ponto de vista.

Vou pensar melhor

Essa frase mostra que você está levando em consideração as opiniões e pensamentos da outra pessoa, mesmo que não concorde com ela. É uma boa maneira de terminar a conversa com um narcisista, sem concordar em fazer algo que você não quer.

Esclareça o que quer dizer com isso

Esta frase tem dois propósitos:

  1. Mostrar que você está interessado no que o narcisista tem a dizer (mesmo que não esteja);
  2. Obrigá-lo a se explicar com mais clareza. E se não puder, expõe o fato de que ele está apenas tentando confundir e enganá-lo.

Pedir esclarecimentos é uma ótima maneira de desarmar alguém sem parecer conflituoso.

Dicas bônus de como desarmar um narcisista

Não fazer perguntas do tipo “por quê?”

Perguntas dão ao narcisista uma oportunidade de justificar comportamentos ou dar desculpas. Em vez disso, faça declarações assertivas, mas neutras. Por exemplo, diga algo como: “Percebi que você não cumpriu a promessa de me ligar de volta”.

Leia também:  Sinais de que alguém foi criado por um narcisista

Essa afirmação é factual, e não dá à ele a oportunidade de escapar da situação.

Usar declarações que comecem com “eu”

Por exemplo, diga: “eu me sinto desrespeitado quando você não cumpre suas promessas”. Isso coloca o foco em como você se sente, e não no que o narcisista fez ou não fez;

Não reagir

O narcisista sempre quer te irritar e controlar a situação. Portanto, a melhor coisa que você deve fazer é manter a calma e o controle.

Não deixe-o perceber que está chegando até você. Isso tirará o poder dele e, com sorte, difundirá a situação. O narcisista adora fazer você se sentir o problema, então não deixe que ele tenha sucesso!

Palavras finais sobre como desarmar um narcisista

Como mestre da manipulação, o narcisista sempre saberá exatamente o que dizer para te provocar. Mas, se você souber como desarmá-lo, retomará o poder na situação.

Se você lida regularmente com um narcisista, seja no trabalho ou na vida pessoal, é importante ter um kit de ferramentas com frases que o ajudarão a desarmá-lo. Use essas frases na próxima vez que estiver lidando com um, e veja com que rapidez ele recua.

Sobre o autor: Emilson Lúcio da Silva

Avatar de Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Artigos relacionados

Avatar do Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Autor: Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Emilson Lúcio da Silva é Psicólogo desde 2012. Ele possui o título de especialista pelo Conselho Federal de Psicologia e é reconhecido como uma autoridade na área de saúde mental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *