Cabeçalho site

Psicólogo online para vítimas de narcisismo em qualquer lugar do mundo

Início

Artigos

Sobre

Início » Narcisismo » Como identificar um narcisista no seu primeiro encontro?

Como identificar um narcisista no seu primeiro encontro?

Como identificar um narcisista no seu primeiro encontro?

Este conteúdo não foi escrito por inteligência artificial.
Assim, você tem garantia de que ele possui qualidade, precisão e originalidade.


Então você deslizou para a direita, trocou algumas brincadeiras espirituosas e agora está sentado em frente à sua nova paixão em um encontro qualquer.

Mas então uma estranha sensação te diz que seu acompanhante não é quem parece ser. Será que você encontrou um narcisista?

Seu par é muito egocêntrico

Embora as pessoas abordem os primeiros encontros com uma variedade de desejos e intenções, eles geralmente servem para compartilhar parte da própria vida, esperanças e valores.

No entanto, se o seu par parece mais interessado em se ouvir falar do que em conhecê-lo, pode ser um sinal de que ele é egocêntrico.

Os narcisistas tendem a dominar as conversas para garantir que o foco permaneça neles, de modo que recebam a admiração e a atenção que desejam.

Livre-se do narcisismo em sua vida!

Psicólogo Emilson Silva com camisa roxa e rindo

Com mais de 12 anos de experiência, já ajudei milhares de pessoas a superarem algum tipo de abuso narcisista.

Seu par se faz de vítima

Se seu par insinua que todas as suas ex eram tóxicas, então ele pode estar lhe informando algo importante sobre si: não ser bom em assumir a responsabilidade pelas próprias ações e, em vez disso, se sentir mais confortável bancando a vítima.

Para proteger e afirmar o seu grandioso sentido de autoestima, os narcisistas transferem a culpa para os outros, negam totalmente a responsabilidade ou usam as suas experiências negativas para justificar o mau comportamento.

Se o seu parceiro em potencial mostrar sinais de ser rápido em apontar o dedo e lento em pedir desculpas, isso sugere um futuro onde ele será sempre o herói e você o vilão.

Eles são vítimas inocentes em todas as interações ruins e seu comportamento corresponde à energia da pessoa que os ofendeu.

Seu par faz uma avalanche de afeto

Atenção excessiva, elogios e carinho nos estágios iniciais de um relacionamento são inicialmente lisonjeiros, mas também podem ser um sinal de alerta para um comportamento manipulador.

Se seu par está dizendo que nunca se sentiu assim antes, bombardeando você com mensagens de texto e ligações constantes, e planejando extravagantes encontros futuros antes que os aperitivos cheguem – prossiga com cautela.

Há uma chance dele mudar abruptamente de assunto assim que você tiver certeza de que ganhou na loteria de namoro.

O love bombing costuma ser uma forma de evitar a verdadeira vulnerabilidade.

Os narcisistas escondem-se atrás desta ilusão de intimidade e ligação, tornando os seus parceiros mais propensos a questionar-se e a culpar-se quando o afecto cessa.

Seu par não demonstra empatia

Uma das características marcantes do narcisismo é uma profunda falta de empatia.

Pode parecer injusto atribuir uma característica tão contundente a alguém em um primeiro encontro, mas os sinais de alerta se mostrarão de maneiras sutis e às vezes não tão sutis.

Preste muita atenção em como eles reagem quando você se abre.

Seu par parecerá distraído, desinteressado ou indiferente, principalmente quando você tem a palavra.

Ele não fará perguntas complementares ou mostrará curiosidade genuína sobre sua vida.

Com que rapidez ele direciona a conversa de volta para si mesmo? Ele reage com desdém ou insensibilidade quando você compartilha uma experiência particularmente vulnerável?

Seu par não respeita regras

Os limites são uma parte importante de um relacionamento inicial. Tornar conhecidos seus limites é como compartilhar seu projeto para uma coexistência segura e bem-sucedida.

Os narcisistas tendem a ignorar os limites – quer isso signifique quebrar as normas sociais ou ultrapassar os seus limites.

Além de dominar a conversa, ele invadirá seu espaço pessoal sem levar em conta o seu nível de conforto.

A falta de empatia, o senso de direito e a necessidade de controle o impede de te ver como um indivíduo autônomo ou como um parceiro igual.

Ele também pode invalidar a forma como você responde. “Por que você é tão sensível?” ou “Isso nem é grande coisa”.

Os narcisistas ignoram ou desrespeitam os limites no primeiro encontro para testar o nível de conformidade. Eles precisam ter certeza de que você pode ser manipulado, para que satisfaça suas próprias necessidades, ultrapassando os limites, sem levar em conta os sentimentos.

Seu par concorda com tudo

Os narcisistas são excessivamente dissimulados a ponto de você questionar se conheceu um estranho ou uma cópia completa de si mesmo.

Você quer ter uma família? Eles mal podem esperar para serem pais, mas não têm relacionamentos de longo prazo.

Você sempre sonhou em viajar pelo mundo? Bem, eles planejam uma viagem de ida e volta há anos e estão esperando para encontrar a pessoa certa para compartilhar esta aventura.

Esse comportamento de espelhamento foi projetado para conquistar sua admiração e aprovação, ao mesmo tempo que protege a verdadeira natureza do narcisista.

Você não encontrará áreas onde suas crenças, objetivos e valores diferem, ao mesmo que sente que não aprendeu nada de especial sobre o seu par.

Palavras finais

Ninguém é perfeito, e nem todo mundo com grande personalidade ou tendência para falar sobre si mesmo é narcisista.

Também é injusto diagnosticar alguém com base apenas no primeiro encontro – quando ambos estão provavelmente nervosos e um pouco desconfortáveis.

Livre-se do narcisismo em sua vida!

Psicólogo Emilson Silva com camisa roxa e rindo

Com mais de 12 anos de experiência, já ajudei milhares de pessoas a superarem algum tipo de abuso narcisista.

Mas essa sensação torturante no estômago é importante demais para ser ignorada.

As pessoas que deixamos entrar em nossas vidas têm o poder de nos mudar, nos elevar e também nos prejudicar.

Capacite-se para confiar em seus instintos, aprendendo sobre as características que você deseja em um parceiro e as características que você gostaria de evitar.

Todos nós merecemos transparência porque conhecer verdadeiramente alguém, seus defeitos e seus sonhos e ter um lugar seguro para compartilhar os seus é uma das partes mais bonitas da experiência humana.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *