Como os narcisistas reagem às informações sobre o narcisismo?

Zoom no rosto de um homem olhando para a direita com desconfiança

Categoria: Narcisismo

Avatar de Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Importante: este artigo é meramente informativo e insuficiente para um diagnóstico definitivo. Sendo assim, é recomendado agendar uma consulta sobre seu caso em particular.

Publicidade
Início do artigo

Neste artigo compartilharei algumas das observações que fiz sobre como os narcisistas reagem às informações sobre o narcisismo.

Reações psicológicas

  • Indiferença. Os narcisistas vivem em uma bolha onde são oniscientes e especialistas em tudo, embora nunca tenham realmente estudado o comportamento humano nem, em muitos casos, tenham a capacidade de compreendê-lo com precisão. Então eles não vêem nenhuma necessidade em aprender sobre si e preferem gastar seu tempo fazendo outra coisa;
  • Negação. Uma das características marcantes de pessoas narcisistas é que elas têm pouca ou nenhuma autoconsciência. Como resultado, não se vêem como tendo esse traço e agindo de forma errada. Ou se vêem isso em algum grau, inventam várias justificativas para se sentirem justas em como se sentem e agem. Como resultado, negam ou normalizam sua conduta;
  • Ilusão. O pensamento delirante está intimamente relacionado à negação e aos mecanismos de defesa. Pessoas com fortes tendências narcisistas tendem a criar todos os tipos de histórias, observações, conexões e insights. Para quem está familiarizado com a situação real ou que tem mais conhecimento e experiência em narcisismo, fica rapidamente evidente que essas narrativas não são baseadas na realidade e são apenas inventadas para justificar suas tendências bizarras. Os narcisistas não se vêem como tal, mas sim como uma pessoa especial incompreendida e subestimada;
  • Projeção. Os narcisistas projetam com muita frequência. Eles leem um artigo ou assistem a um vídeo sobre narcisismo e pensam que é sobre todos os outros, e não sobre eles. Enquanto isso, é mais provável que a informação os descreva, a menos que também se cerquem de outras pessoas narcisistas;
  • Curiosidade maligna. Há um subgrupo de pessoas com fortes tendências narcisistas que gostam de aprender sobre psicologia e comportamento humano. Não porque querem melhorar ou genuinamente ajudar os outros, mas por duas razões principais: uma, por status, onde esperam ser percebidos como inteligentes; e dois, usar essas informações para se tornarem mais eficientes em serem narcisistas, manipuladoras, astutas e permanecerem impunes.
Leia também:  O único tipo de pessoa que o narcisista realmente respeita

Reações emocionais

As pessoas narcisistas são incrivelmente frágeis e sensíveis, embora gostem de se posicionar como se fossem mais fortes que você. Esta é uma máscara que usam para compensar todo o medo, insegurança, dúvida e auto-aversão que sentem.

Então, quando eles encontram uma informação sobre o narcisismo, imediatamente se sentem expostos, envergonhados, traídos ou atacados.

Além disso, geralmente levam as coisas para o lado pessoal e pensam que tudo é sobre eles. Sentem que o autor está falando sobre eles de forma pessoal. Principalmente se for de alguém que conhecem. Em outras palavras, percebem isso como um ataque pessoal.

Sentimentos de profunda vergonha são frequentemente seguidos por raiva. Na psicologia, isso é chamado de raiva narcisista, ocasionado pela ameaça à autoestima.

Leia também:  Como um narcisista faz para te afastar da família e dos amigos?

Aqui eles também projetam, alegando que as pessoas que falam sobre narcisismo são excessivamente sensíveis, queixosas e reacionárias, ou que são os verdadeiros narcisistas. Enquanto isso, eles próprios são facilmente afetados e agem automaticamente para gerenciar essas emoções avassaladoras, tentando justificá-las e normalizá-las enquanto desviam a atenção para outro lugar.

Publicidade

Reações comportamentais

Existem duas categorias principais de reações comportamentais dos narcisistas às informações sobre o narcisismo: agressivas e não agressivas. Às vezes há uma sobreposição entre essas categorias.

As reações agressivas

Envolvem comportamentos antissociais e são direcionadas ao autor, ao público ou mesmo a outra pessoa que nada tem a ver com a informação.

Leia também:  Os narcisistas podem ser curados e mudarem?

Às vezes, as reações agressivas são ocorrências únicas, como um comentário desagradável, uma mensagem de ódio ou uma ameaça. Alguns usam contas, números e endereços anônimos ou falsos, enquanto outros visam um confronto direto e intimidação.

Outras vezes as reações agressivas são contínuas, onde o narcisista continua atacando e perseguindo seu alvo. Torna-se sua vingança pessoal, e inclui outras pessoas que ele convenceu a se virar contra você.

Reações não agressivas

Resultam na queda do narcisista em um estado depressivo e comportamento de busca de validação, onde tenta obter falsa validação daqueles ao seu redor.

Independente de quaisquer que sejam as reações do narcisista às informações sobre o narcisismo, elas raramente são saudáveis.

Geralmente são destrutivas, caóticas, dramáticas, delirantes e antissociais. Infelizmente a maioria dos narcisistas realmente não muda. Na verdade, em muitos casos, eles só pioram à medida que envelhecem, enquanto outros se tornam mais conscientes e menos tolerantes com suas tendências doentias.

Sobre o autor: Emilson Lúcio da Silva

Avatar de Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Artigos relacionados

Avatar do Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Autor: Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Emilson Lúcio da Silva é Psicólogo desde 2012. Ele possui o título de especialista pelo Conselho Federal de Psicologia e é reconhecido como uma autoridade na área de saúde mental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *