Por que alguém sorri durante uma discussão?

Homem jovem em um parque sorrindo de maneira sarcástica

Categoria: Narcisismo
Categoria: Psicopatia

Avatar de Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Importante: este artigo é meramente informativo e insuficiente para um diagnóstico definitivo. Sendo assim, é recomendado agendar uma consulta sobre seu caso em particular.

Publicidade
Início do artigo

Infelizmente essa é uma dinâmica comum em relacionamentos tóxicos, onde você vê que a outra pessoa sorri durante uma discussão com ela.

Parece uma coisa tão estranha de se fazer, e muitas vezes não acreditamos no que vimos.

Em qualquer discussão que você está tendo com alguém, seja parceiro, chefe, colega de trabalho, amigo, etc, e você o pega sorrindo, então você deve prestar muita atenção à personalidade dessa pessoa, e como você vai lidar com ela daqui para frente.

Mais especificamente, qualquer tipo de sorriso em momentos inadequados são evidências de distúrbios de personalidade, como narcisismo ou psicopatia.

Quem sorri nesses momentos está se alimentando de uma reação emocional, com um prazer patológico em perturbar e antagonizar a pessoa com quem está discutindo.

Em outras palavras, se você vir isso acontecendo, então:

  1. Não duvide de si mesmo. Acredite no que viu, mesmo que pareça estranho no começo e;
  2. Preste muita atenção ao caráter e comportamento da outra pessoa, além de seu relacionamento com ela.

Vamos fornecer um pouco mais de contexto em torno do tópico dos transtornos de personalidade, para que você entenda melhor esse padrão confuso de comportamento, além de algumas dicas de como lidar com as coisas daqui para frente.

Publicidade

Transtornos do Grupo B como provocação e busca de reação

Se você está vendo essa reação sorridente durante discussões com alguém, e tem certeza de que não é um contexto inocente ou benigno, e/ou continua acontecendo, então a primeira coisa a analisar são os transtornos de personalidade do Grupo B.

Esta é a classificação dos transtornos de personalidade dramáticos ou erráticos, e abrange os transtornos de personalidade:

  • Narcisista;
  • Psicopático;
  • HIstriônico;
  • Borderline e;
  • Antissocial.

Os dois primeiros serão mais comumente com o que você está lidando.

Um narcisista e psicopata, em particular, é caracterizado pela necessidade de se alimentar das reações emocionais dos outros.

Em outras palavras, a pessoa com esses distúrbio sente satisfação ao provocar reações emocionais negativas nos outros, de deixá-los chateados, agitados e frustrados de alguma forma.

Leia também:  Projeção: quando você é acusado de fazer o que o outro faz

Ele precisa irritar e machucar o outro para se sentir vivo. É necessário causar caos e drama onde que que vá, apenas para que sintam bem.

Se você está continuamente vendo esse tipo de sorriso sempre que se envolve negativamente com uma pessoa, e ela parece ter traços de personalidade tóxica, conforme definido pelos critérios de diagnóstico de cada transtorno, então é com isso que infelizmente você estará lidando.

Por que a pessoa tóxica está sorrindo durante a discussão?

Um insight importante é que todos os transtornos de personalidade do Grupo B têm uma mentalidade patológica e invertida em sua essência.

Portanto, todas as coisas saudáveis ​​que as pessoas normais desejam e têm prazer são invertidas, viradas de cabeça para baixo.

Portanto, uma pessoa normal fica feliz quando vê reações emocionais e humores positivos nos outros, enquanto o narcisista ou psicopata fica feliz quando vê reações e emoções negativas nos outros (raiva, irritação, exasperação, ansiedade etc.).

E fica ainda mais feliz em saber que foi ele que provocou essa reação negativa ou criou esse estado negativo.

Quando você vê uma pessoa tóxica sorrindo durante uma discussão, esse sorriso está lá pelo prazer que ela tem em provocar uma reação negativa.

Ela se sente inflada psicologicamente quando vê os outros deflacionados, deprimidos ou agitados.

Aqui estão algumas outras razões ou maneiras de explicar essa reação de sorriso:

  • Ela está feliz por ter te irritado e te magoado;
  • Ela está feliz por conseguir sondar os teus limites e encontrar uma fraqueza que usará contra você mais tarde;
  • Ela pode estar sorrindo com o quão fácil se tornou dominar e controlar você;
  • Ela se diverte com o fato de que fez você perder o controle de si, e atacá-la verbalmente ou ficar com raiva ou;
  • Ela está sorrindo porque sabe que pode usar a reação que provocou em você como combustível para uma campanha de difamação;

Portanto quando você flagra uma pessoa tóxica, como um narcisista ou psicopata, se empenhando de uma maneira provocativa, geralmente é porque eles precisam ver alguém deprimido para se inflar psicologicamente.

O sorriso que você costuma ver é quando essa tática funcionou e eles estão se sentindo “cheios” novamente porque conseguiram perturbar alguém, atraindo-os para o conflito.

Como lidar com alguém que sorri durante uma discussão

Vamos analisar algumas dicas gerais para lidar com essa situação, em que alguém está sorrindo durante uma discussão:

Mantenha a calma

Este é o conselho fundamental e mais importante: você deve manter a calma durante todas as instâncias de comportamento provocativo e de busca de reação.

É uma medida preventiva, porque entrar na provocação e se deixar levar por uma reação emocional negativa dá ao narcisista ou psicopata o que ela quer, daí o sorriso malicioso.

Leia também:  Narcisismo na intimidade: os seus complexos hábitos sexuais

Tire isso dele mantendo a calma.

Não denuncie o sorriso

Já faz um tempo desde que isso aconteceu comigo, e eu ainda não tenho certeza se deveria denunciar o sorriso malicioso.

Um “para que você está sorrindo?” ou “limpe esse sorriso do seu rosto” apenas o alimenta ainda mais, porque você demonstra estar se envolvendo.

Então o mais sensato é nem se preocupar com isso.

Pratique o desapego

Se ficar muito claro para você que esse é um padrão tóxico de comunicação e você está lidando com alguém que tem problemas de personalidade, desvincule-se do relacionamento o mais rápido possível.

Para relacionamentos íntimos, interrompa imediatamente e saia se necessário. Para locais de trabalho, transfira para um novo departamento ou consiga um novo emprego.

Uma pessoa com transtorno de personalidade tóxica não para ou muda seu comportamento.

O que quer que tenha feito, ela continuará fazendo, então fuja o mais rápido possível. Para essa pessoa, toda e qualquer comunicação é uma oportunidade de abuso, então não arrisque sua saúde mental, autoestima e sanidade.

Não racionalize

Não fique preso no “blá blá blá”, tentando argumentar com um narcisista ou psicopata. Isso vai apenas alimentá-los com o que ele quer.

Não tente explicar a ele coisas que não deveriam ser explicadas a um adulto. Ele entende perfeitamente bem o que está acontecendo.

Pare de ser tão ingênuo e entenda como as pessoas desordenadas funcionam. Assim você descobrirá quando economizar energia e não se envolver;

Nos locais de trabalho

Quando você encontra esse tipo de comportamento em locais de trabalho, com chefes ou colegas, é muito importante avaliar a cultura geral da empresa.

Se essa pessoa tóxica parece um “ovo podre” isolado, documentar e relatar seus comportamentos inadequados pode funcionar.

No entanto, se a empresa está cheia desses tipos de personalidade provocantes, então é melhor economizar sua energia e seguir em frente.

É sábio ser estratégico nos locais de trabalho e saber quando é melhor lutar e quando é melhor preservar sua energia e ir embora.

Usando a técnica DEEP para lidar com a provocação de um narcisista ou psicopata

É muito bom ter regras sobre como não se envolver com um narcisista e psicopata, mas essa pessoa é mestre em provocar e envolver os outros.

Então, como lutamos contra isso? Podemos entrar em discussões determinados a não ser atraídos, mas ele de alguma forma consegue nos provocar, e o sorriso aparecerá novamente.

Há um conjunto simples de critérios que podemos aplicar para não nos envolvermos com personalidades tóxicas e provocativas.

Uma delas é a técnica DEEP: não se defenda, não se envolva, não se explique e não personalize.

Aqui está um resumo rápido de cada ponto:

  • Não de defenda. Não desperdice energia tentando se defender, pois ele quer você na defensiva. Ele não estará te ouvindo, e ele não se importa com o que você tem a dizer. Ele não estará interessados ​​em fatos, lógica ou razão, e você estará apenas alimentando-o se ficar chateado, com raiva ou frustrado enquanto tenta se defender;
  • Não se envolva. Simples e eficaz. Não se envolva e não compartilhe opiniões. Envolver-se vai apenas alimentá-los com o que precisam;
  • Não se explique. Não se explique para alguém que não está ouvindo e não se importa com os fatos. Isso alimentará sua exasperação e desperdiçará sua energia. Fingir que não entende o que você diz (quando eles entendem perfeitamente) é uma ótima maneira de provocar. Não lhe dê essa chance;
  • Não personalize. Não leve nada que ele faça para o lado pessoal. Todo o absurdo em que ele se envolve (mentira, grosseria, projeção, provocação) é dele, não seu. Isso vem dele ter uma personalidade disfuncional, o que significa que precisa se alimentar das reações emocionais dos outros. Se você aceitar o abuso dele, isso criará fortes introjeções ou críticas internas em você, então nunca leve a sério o comportamento de narcisistas ou psicopatas;
Leia também:  Aprenda a identificar os maiores pontos fracos do narcisista

Ser atraído para qualquer uma dessas 4 coisas, apenas abre a porta para mais blá blá blá, projeção e transferência de culpa.

Então não faça nenhuma dessas coisas e simplesmente finalize as conversas imediatamente.

Economiza seu tempo, energia e impede que você fique irritado e exasperado na conversa, que é exatamente o que alimenta o narcisista ou psicopata.

Palavras finais

Uma das melhores coisas que você pode fazer se estiver lidando com alguém que sorri durante uma discussão é sempre manter a calma, porque o que você encontrará especialmente com narcisista e psicopata é que ele estará tentando provocá-lo.

Ele está tentando provocar reações para que você pareça louco e histérico, enquanto ele se senta e se faze de vítima, dizendo: “olhe o que essa pessoa fez comigo, e como ele estão agindo como louco”.

Se você permanecer completamente calmo, você ganha essa vantagem. Ele está tentando colocá-lo na defensiva e tentando fazer você se sentir como se estivesse sob ataque.

Portanto, o sorriso durante uma discussão é como se fosse uma maneira não verbal de dizer: “Sou eu que está sempre no controle, mesmo nos momentos de discussão.”

Novamente, é um sinal de uma mentalidade patológica, doente e invertida , onde seus pensamentos reais são exatamente o oposto do que eles estão transmitindo verbalmente, e o sorriso é uma expressão vazada disso.

Sobre o autor: Emilson Lúcio da Silva

Avatar de Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Artigos relacionados

Avatar do Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Autor: Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Emilson Lúcio da Silva é Psicólogo desde 2012. Ele possui o título de especialista pelo Conselho Federal de Psicologia e é reconhecido como uma autoridade na área de saúde mental.

3 comentários em “Por que alguém sorri durante uma discussão?”

  1. Eu dou um sorriso para pessoas que gritam comigo no trabalho, mas é mais pq percebi que isso as faz recuar do que por sentir prazer em vê-las desestabilizadas. Sempre tive a impressão de que esse recuo as fazia perceber o quão inadequada aquela situação era, uma vez que o outro, no caso eu, não levava a sério suas palavras por ela ter parecido perder a razão. Na vida pessoal, o mais comum é eu ficar chocada ou chorar, pois não gosto de brigas e me sinto péssima quando perco a calma. Acho que as pessoas deveriam saber chegar e perguntar, conversar e não sair gritando e esperar que os outros lhes gritem de volta para que sejam ouvidos.
    Então, não concordo que seja sempre um sinal de alerta, as vezes o riso fora de contexto possa ser usado apenas como uma ferramenta, no meu caso é uma ferramenta de proteção (afasto o outro, na maioria das vezes até consigo espaço para conversar e evito perder a cabeça).

  2. Muito interessante suas matérias,me vejo em uma relação com um narcisista..e abrindo os olhos para isso e cada vez mais lendo matérias sobre o assunto.
    Grata
    Malu

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *