Cabeçalho site

Psicólogo online para vítimas de narcisismo em qualquer lugar do mundo

Início

Artigos

Sobre

Início » Outros » 7 pontos de semelhança entre o psicopata e o stalker

7 pontos de semelhança entre o psicopata e o stalker

Embora psicopatia e stalking sejam dois conjuntos distintos de personalidade e comportamento, também existem algumas semelhanças.

7 pontos de semelhança entre o psicopata e o stalker

Este conteúdo não foi escrito por inteligência artificial.
Assim, você tem garantia de que ele possui qualidade, precisão e originalidade.


Muitas pessoas consideram que o psicopata e o stalker são semelhantes devido às mesmas ações, comportamento e abordagem. No entanto, esse não é o caso, pois psicopatia e stalking são dois conjuntos diferentes de comportamentos.

Um psicopata é uma pessoa que sofre de características crônicas de transtorno de personalidade, incluindo comportamento social irregular ou agressivo.

Ele parece instável ​​por causa da impulsividade inerente, e até usa de meios violentos para atingir seus objetivos.

Ele é, muitas vezes, indistinguível da pessoa “normal”, e até atrai os outros por causa de seu charme e desenvoltura.

Porém ele não têm um senso de certo e errado, e não entende a compaixão. Essas características ajudam a torná-lo manipulador e impulsivo, ocasionando um comportamento amoral.

Já o stalking é a atenção indesejada ou obsessiva de uma pessoa ou de um grupo de pessoas em relação a outra pessoa. É considerado um tipo de assédio que inclui bullying, seguir e vigiar alguém.

O stalker age e dá passos diferentes por motivos distintos e com motivações únicas. É comum que ele seja diagnosticado com um transtorno mental completamente diferente.

Na maioria das vezes, as pessoas não nascem más, maliciosas, agressivas e indelicadas. No entanto, para um tipo de personalidade psicopática, também chamada de psicopatia primária, acredita-se que fatores genéticos desempenhem o papel dominante.

O outro tipo, a psicopatia secundária, muitas vezes referida como sociopata, acredita-se ser moldada por aspectos sociais e ambientais. Stalkers, por outro lado, muitas vezes são movidos por rejeição, dependência ou delírios.

Aqui estão 7 pontos em que stalking e psicopatia são semelhantes:

Usar os outros para atingir seus objetivos

O psicopata têm pouca consideração pelas pessoas e as usam para seus próprios propósitos. Mas isso não significa que ele persegue aqueles que planeja usar.

Nesse sentido, o stalking é um meio.

O psicopata e stalker objetiva sua vítima e a vê apenas como uma forma de satisfazer sua necessidade egocêntrica.

Ausência de conexão emocional

Tanto o psicopata quanto o stalker experimentam uma conexão emocional disfuncional com outras pessoas.

Leia também:

Eles experimentam fortes apegos a alvos específicos, mas muitas vezes são autorrelacionados.

Assim como eles se deleitam em perturbar pessoalmente seus alvos, eles também ficam satisfeitos com o conhecimento de sua infelicidade ou sofrimento.

Falta de controle

O psicopata e o stalker geralmente não têm controle. Inerentemente impulsivos, não conseguem controlar suas ações, comportamento e temperamento, resultando em comportamentos agressivos e violentos.

Não aceitam rejeições

O psicopata não aceita rejeição, assim como o stalker. Stalking é o direcionamento de comportamento à uma pessoa em particular que normalmente envolve expectativas irracionais e um apego doentio.

Como resultado, o stalker considera a rejeição especialmente perturbadora.

Tanto psicopata quanto o stalker considera a vítima mais como uma posse ou alvo de controle, retribuição ou vingança, do que um ser humano que merece simpatia e compaixão.

Não desistem nunca

O psicopata e o stalker não gostam de abrir mão do controle sobre seus alvos. Eles sempre desejam vencer e estão determinados a usar qualquer meio para atingir seu objetivo.

A atitude de nunca desistir é uma grande qualidade que beneficia a maioria das pessoas em sua vida profissional e social.

No entanto, não é um traço funcional e saudável se usado para um propósito egoísta.

Precisam vencer sempre

O psicopata e o stalker sempre querem vencer, e não aceitam o fracasso. O fracasso os deixa mais agressivos, fazendo-os perder o controle e agindo impulsivamente.

Para eles, o triunfo denota atrair seus alvos para seus domínios, onde podem ser manipulados e dominados.

Querem sempre intimidar seus alvos

Os psicopatas e stalkers adoram se vingar ou ameaçarem seus alvos. Para a emoção e o desafio, escolhem alvos que não os respeitam, os amam e os obedecem cegamente.

A estratégia usual é intimidar, mas, às vezes, especialmente quando se opõem, agem impulsivamente e cometem atos agressivos que não são premeditados.

Abuso narcisista (14) Depoimentos (5) Descarte narcisista (7) Gaslighting (6) Ghosting (5) Hoovering (7) Love bombing (7) Macacos voadores (6) Narcisismo (163) Narcisista maligno (7) Narcisista oculto (8) Narcisista vulnerável (6) Outros (241) Passivo-agressivo (5) Raiva narcisista (5) Suprimento narcisista (5) Tratamento (8) Triangulação (7)


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *