É possível identificar um psicopata pelo seu olhar?

Zoom nos olhos arregalados de um homem

Categoria: Psicopatia

Avatar de Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Importante: este artigo é meramente informativo e insuficiente para um diagnóstico definitivo. Sendo assim, é recomendado agendar uma consulta sobre seu caso em particular.

Publicidade
Início do artigo

É praticamente impossível identificar um psicopata pelo seu olhar, ou a partir de qualquer outra característica física, apesar de pessoas com traços psicopáticos específicos apresentarem menos dilatação das pupilas ao se depararem com imagens assustadoras.

Afinal, pessoas com traços de psicopatia também:

Publicidade
  • Experimentam emoções, embora geralmente achem difícil reconhecê-las e regulá-las;
  • Formam relacionamentos e mantém conexões com outras pessoas;
  • Sentem arrependimento após resultados indesejados, embora tenham dificuldade em usar a experiência para fazer escolhas diferentes no futuro.
Leia também:  As 6 principais coisas que o psicopata odeia

Descrições do olhar do psicopata

Muitos acreditam que o olhar do psicopata projeta inconscientemente um “olhar aniquilador”, o que significa que ele ou ela não está vendo a outra pessoa como um ser humano, mas avaliando-a friamente como um objeto que pode usar, manipular ou destruir.

As várias características sugeridas dos “olhos de psicopata” parecem ecoar a crença geral de que ele não têm emoções para demonstrar. Essas descrições incluem:

  • Olhos mortos, achatados ou semelhantes aos de um réptil;
  • Íris muito escuras ou olhos que parecem pretos;
  • Pupilas que não dilatam;
  • Uma expressão, como um sorriso, que não alcança os olhos;
  • Um olhar “sem alma”.
Leia também:  A mulher psicopata é uma mestre da fuga

As pessoas geralmente também descrevem o olhar do psicopata:

  • Como algo predatório, fixo, perturbador e desconfortável;
  • Como algo intenso que é usado para assustar e pegá-los desprevenidos, e assim usar táticas de manipulação com mais facilidade;
  • Como forma de manter o poder e o controle durante as interações sociais.

Mas há poucas evidências para apoiar qualquer uma dessas ideias. Também é importante notar que um diagnóstico de psicopatia não significa automaticamente que alguém gosta de machucar os outros.

Os psicopatas fazem significativamente menos contato visual que os não psicopatas. Isso se aplica tanto à frequência quanto à duração.

Palavras finais

As expressões faciais e o comportamento ocular são muito subjetivos. Portanto, é improvável identificar um psicopata pelo seu olhar, em um ambiente social típico.

Leia também:  Entendendo a mente de uma mulher psicopata

É sempre melhor evitar fazer suposições sobre como identificar um psicopata pelo seu olhar com base na aparência ou na linguagem corporal. Os transtornos de personalidade, como qualquer outra condição de saúde mental, manifestam-se de diferentes maneiras de pessoa para pessoa.

Somente profissionais de saúde mental possuem o conhecimento e a experiência necessários para diagnosticar com precisão a psicopatia. Eles farão esse diagnóstico explorando padrões de comportamento ao longo do tempo, e não apenas olhando em seus olhos.

Sobre o autor: Emilson Lúcio da Silva

Avatar de Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Artigos relacionados

Avatar do Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Autor: Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Emilson Lúcio da Silva é Psicólogo desde 2012. Ele possui o título de especialista pelo Conselho Federal de Psicologia e é reconhecido como uma autoridade na área de saúde mental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *