Cabeçalho site

Psicólogo online para vítimas de narcisismo em qualquer lugar do mundo

Início

Artigos

Sobre

Quais as principais motivações para alguém se afastar de você?

Início » Outros » Quais as principais motivações para alguém se afastar de você?

Quais as principais motivações para alguém se afastar de você?

Entender os motivos do porque ele se afastou de você do nada te ajudará na tomada de decisão se deve ou não retomar a relação.


A distância emocional é um fenômeno comum nos relacionamentos, e normalmente se desenvolve lentamente. No entanto, o afastar-se pode acontecer de forma tão sutil que é difícil saber se ele está realmente acontecendo.

Existem muitas razões possíveis para alguém se afastar de você. Porém, é fundamental saber que, muitas vezes, essas razões estão relacionados à outra pessoa. Nós somos indivíduos com passado, visão, mundo e valores próprios.

Ainda que o motivo da saída pareça ser outro, é muito provável que o afastamento tenha começado por causa de um desses motivos a seguir:

Medo da intimidade

É natural que todos os relacionamentos de longo prazo percam o brilho, mas deixar de amar geralmente é um código para “terminei aqui”.

O medo da intimidade é, portanto, um dos motivos mais comuns pelos quais as pessoas se afastam do nada.

Embora hajam casos em que os casais voltam a se apaixonar, na maioria das vezes é difícil renovar essa conexão emocional. Então, por mais difícil que seja, não leve isso para o lado pessoal.

A imagem mostra uma pessoa usando uma jaqueta jeans, sentada com o queixo apoiado na mão. Ao fundo, parece haver um corredor ou passagem com painéis de vidro de um lado e uma coluna do outro, sugerindo um ambiente urbano ou comercial. Há outra pessoa ao longe, parcialmente oculta pela coluna.

Lembre-se de que as pessoas se apaixonam e desapaixonam o tempo todo, e você provavelmente não quer estar com alguém que não o ama profundamente.

Vocês se tornaram “irmãos”

Muitos relacionamentos e casamentos sérios, especialmente aqueles que começam em tenra idade, passam de românticos a familiares. São casais que “crescem” juntos e depois “se separam”.

Os maridos tornam-se “irmãos” e as esposas tornam-se “irmãs”, tornando a relação estranha demais para permanecer no romântico.

Essas são situações difíceis porque ainda existe uma forte ligação emocional, mas nenhuma ligação física. Se esse for o motivo pela qual seu alguém se afastou de você do nada, então é porque você se saiu bem. Afinal, o relacionamento foi confortável e “bom” em muitos aspectos.

Ignorância e desvalorização

Assim como acontece com um jardim, quando um relacionamento não é cuidado, ele murcha e morre.

Se você subestima seu parceiro ou negligencia o vínculo entre vocês, a relação se rompe como um galho morto de uma árvore.

Portanto, uma vez que a parceria termina, é preciso muito trabalho para resgatá-la de volta ao ponto em que precisa estar. Então, assuma a responsabilidade pela sua parte, perdoando-se pelo que você poderia ter feito de diferente. Abandone a raiva, o ressentimento e crie espaços para a compreensão e o crescimento.

Outra pessoa apareceu

Esse costuma ser o motivo mais doloroso para alguém ter se afastado de você do nada, e também é o mais fácil de aceitar. Afinal, a mensagem aqui é interpretada como uma infidelidade.

A infidelidade prejudica gravemente um relacionamento e as pessoas envolvidas, diferentemente de motivos opacos, como tédio ou falta de compatibilidade.

Voltar após caso extraconjugal é possível, mas a confiança está abalada e dificilmente será recuperada. Os parceiros geralmente se negam a trabalharem para salvar o relacionamento ou o casamento, aumentando os níveis de frustração e mágoa.

A imagem mostra três pessoas sentadas em um sofá bege. Duas delas parecem estar conversando, com uma virada para a outra, que tem a mão levantada perto da cabeça, possivelmente indicando que está falando ou expressando alguma emoção. A terceira pessoa está sentada ao fundo, parcialmente obscurecida pelas outras duas, e parece estar olhando para algo em suas mãos. O ambiente parece ser um espaço interno com luz natural vindo de janelas ao fundo, e há uma planta visível no lado direito da imagem.

Então, não assuma uma postura muito justa ou moral. As razões dos casos extraconjugais são multifacetadas.

Não há mais nada em comum

Isso sempre parece algo que pode ser resolvido ou consertado, mas quando duas pessoas vivem vidas separadas, elas eventualmente se distanciam demais.

Isso acontece de forma lenta e misteriosa até que, um dia, não há interesses em comum e alguém fica entediado.

Esta é uma ótima oportunidade e um momento para se perguntar o que você quer fazer com seu tempo e como deseja vivê-lo. Por mais difícil que seja perder seu parceiro, provavelmente alguma parte de você se fechou ou se perdeu no relacionamento.

Leia também:

Os objetivos mudaram

Imaginar a pessoa que você ama está fora da sua vida para sempre só porque discordam em alguns objetivos pode ser difícil de lidar.

Mesmo o relacionamento amoroso mais saudável pode terminar se as pessoas envolvidas tiverem objetivos de vida incompatíveis.

Por exemplo, se uma pessoa quiser ter filhos algum dia e o seu parceiro não, o casal pode decidir separar-se para perseguir os seus sonhos separados. Outras incompatibilidades potencialmente problemáticas incluem querer viver em lugares diferentes, querer casar ou não, diferenças religiosas significativas, diferentes preferências sobre a monogamia, etc. visões de longo prazo.

Medo do término

Algumas pessoas pensam que, ao terminarem um relacionamento, a situação se complicará e elevará o risco de drama.

Se algo assim aconteceu com a pessoa no passado, então é provável que esteja com medo disso acontecer com você também.

E, quando uma pessoa está com medo, geralmente ela se afasta porque acredita que você não conseguirá lidar com a explicação real.

A imagem retrata uma cena urbana com duas pessoas. Uma delas está sentada em um banco de madeira, aparentando estar em um estado de angústia ou contemplação, com a cabeça apoiada na mão. Essa pessoa veste um vestido sem mangas e tem cabelos na altura dos ombros. Ao fundo, outra pessoa caminha afastando-se, carregando o que parece ser uma pasta, vestindo um suéter de mangas compridas e calças. A iluminação suave e as sombras longas projetadas no pavimento molhado sugerem que pode ser início da manhã ou final da tarde.

O que fazer?

Quando houverem pessoas que se distanciam sem motivo, consequências desagradáveis no seu humor podem surgir. A evolução destas consequências dependerá da forma como for abordado o problema.

A seguir há dicas que o ajudarão, dando-lhe força e as ferramentas certas para colocar sua vida de volta nos trilhos:

Investigue as causas

Reflita sobre as possíveis razões que levaram a essa situação, reconhecendo honestamente que parte de você poderia ter contribuído para que alguém parasse de falar com você sem motivo.

Comunicação aberta

Pergunte diretamente aos seus amigos o que aconteceu que os fez decidir se afastar. Se você não se sentir confortável em fazê-lo, é importante que procure a ajuda de terceiros que possam mediar.

Assuma a responsabilidade

Se a distância é devido a alguma má conduta de sua parte, é assuma a responsabilidade e peça perdão se quiser reconstruir seus relacionamentos.

Causas externas

Se o afastamento for por escolha pessoal ou fatores socioambientais, expresse sua disposição de retomar a amizade, mesmo que a restauração não dependa diretamente de você.

Processo de luto e apoio social

No caso de perda real de amizades, é normal passar por um processo de luto. Procure apoio da sua rede social e, se necessário, considere ajuda profissional.

Reconstrução pessoal

Se não for possível retomar amizades perdidas, trabalhar a reconstrução pessoal a partir da crise vivida. Adote uma nova perspectiva de vida, entendendo que é uma mudança constante. Isto proporcionar-lhe-á a força necessária para enfrentar positivamente esta crise e aquelas que surgirem no futuro.

Palavras finais

Os motivos do porque alguém se afasta de você do nada podem ser muitos, desde o tempo que estiveram juntos até não querer ferir seus sentimentos. Independente disso, está claro que no momento ele não está pronto para se abrir com você.

Então, por enquanto, a melhor coisa que a fazer é continuar evitando contato e trabalhando para se tornar a melhor versão de si mesmo. Só assim você conseguirá fazer seu ex voltar no momento certo.

Abuso narcisista (15) Depoimentos (5) Descarte narcisista (7) Gaslighting (7) Ghosting (5) Hoovering (7) Love bombing (8) Macacos voadores (6) Narcisismo (172) Narcisista maligno (7) Narcisista oculto (8) Narcisista vulnerável (6) Outros (243) Passivo-agressivo (5) Raiva narcisista (5) Suprimento narcisista (5) Tratamento (8) Triangulação (7)


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *