O que fazer se a terapia não estiver funcionando?

Mulher com as mãos na cabeça em frente à psicóloga que oferece um copor d'água

Categoria: Terapia online

Avatar de Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Importante: este artigo é meramente informativo e insuficiente para um diagnóstico definitivo. Sendo assim, é recomendado agendar uma consulta sobre seu caso em particular.

Publicidade
Início do artigo

Muitos tomam a decisão de ir à terapia quando estão desesperados e precisam aliviar uma dor profunda. Então, se você deu o primeiro passo nessa direção, reserve um momento para honrar essa conquista, já que ela não é fácil.

A terapia é um tratamento único e diferente das muitas formas de suporte clínico que pode-se buscar, como obter medicamentos para alterações de humor ou terapia hormonal.

No entanto, a ela é um pouco mais difícil de avaliar quando comparada a esses recursos, pois é baseada em:

  • Sua situação pessoal;
  • Sua resposta emocional ao falar sobre coisas desafiadoras;
  • No tipo de terapia que você está recebendo e;
  • No terapeuta com quem está trabalhando.

Não é incomum perceber que a terapia não está funcionando da maneira que você esperava. Então, quais etapas seguir para garantir o aproveitamento máximo do tratamento?

Quais os sinais de que a terapia não está funcionando?

Sabemos que a terapia está funcionando quando estamos dando sentido às nossas dificuldades, tendo insights inovadores e vendo como nossa vida está começando a mudar.

Leia também:  Os 5 maiores motivos pelos quais os pacientes abandonam a terapia

Por outro lado, é mais difícil identificar quando a terapia não está funcionando. Alguns sinais claros são:

  • Sentir-se julgado pelo Psicólogo;
  • Sentir-se cada vez pior entre as sessões e não receber ferramentas para superar esse desconforto;
  • Completa falta de progresso ao longo dos meses.

Se você está se sentindo julgado, então isso significa que não está com o Psicólogo certo. A relação entre paciente e Psicólogo, também conhecida como relação terapêutica, é um pilar do progresso clínico. Se ele não for forte, será difícil progredir.

Não é incomum trabalhar com vários Psicólogos antes de encontrar o mais adequado. Mudá-lo não é sinal de fracasso, e também não significa que a terapia não funcione para você. Existem muitas opções por aí que atenderão melhor às suas necessidades.

Sentir-se cada vez pior entre as sessões

Haverá momentos em que você se sentirá mal entre as sessões. Às vezes, a terapia piora antes de melhorar. Isso ocorre porque você está discutindo momentos dolorosos da vida que não compartilhou com ninguém antes.

No entanto, se você está se sentindo desestabilizado entre as sessões e seu Psicólogo não está oferecendo ferramentas de enfrentamento, ou mesmo não atendendo uma ligação nos momentos de crise, então isso é um sinal de que ele não é a melhor opção.

Completa falta de progresso ao longo dos meses

É importante observar que a terapia é um processo de longo prazo: para algumas pessoas, o tratamento pode durar mais de seis meses. Com isso em mente, às vezes demora um pouco para sentir algum alívio, e o cronograma para começar a ver os resultados difere para todos os pacientes.

Leia também:  Quando a primeira sessão com o Psicólogo não funciona

Resumindo, às vezes a terapia não está funcionando e precisamos ajustar nossas expectativas. Independentemente do que seja verdadeiro para você, existem opções para encontrar o suporte certo.

Publicidade

Reavaliando metas e expectativas

Antes de considerar que a terapia não está funcionando para você, reserve um momento para refletir sobre suas expectativas.

Às vezes, esperamos que a terapia seja uma solução rápida, mas ela pode levar tempo. Outras vezes, esperamos que nosso psicólogo “nos dê conselhos diretos” sobre nossos problemas.

No entanto, o papel do seu Psicólogo é ajudá-lo a entender melhor sua mente, fornecer ferramentas e ensiná-lo como resolver os problemas de sua vida. É fundamental que ele cumpra esse papel para que não se crie dependência na relação terapêutica.

Simplificando: se um Psicólogo está dando conselhos e resolvendo seus problemas para você, isso prejudicará sua capacidade de confiar em sua intuição e desenvolver suas próprias habilidades de resolução de problemas.

Seu Psicólogo é um especialista em saúde mental, com experiência em apoiar pessoas em sua jornada de cura. Por causa disso, ele têm mais informações sobre como pode ser sua jornada de cura.

Mas, se você perceber que a terapia não está funcionando, ser honesto com eles vai ajudá-lo a obter algumas respostas.

Mesmo que acredite que suas expectativas para a terapia não são realistas, compartilhar isso com ele vai levar a insights frutíferos. Se você está percebendo que se sente julgado, também deixe-o saber.

Parece assustador compartilhar isso mas, no final das contas, esse é o seu tratamento e você sempre tem o direito de ir embora. Seja sincero sobre como você está se sentindo entre as sessões e o que acha que pode estar faltando em sua terapia.

Leia também:  Por que um Psicólogo com menos experiência pode ser melhor?

Com isso, o Psicólogo reavaliará sua abordagem e corrijará o curso conforme necessário.

Avaliando a modalidade de terapia que você está recebendo

Às vezes, nem sempre terapia é a melhor opção de tratamento.

Especialmente para pessoas com histórico de trauma, a terapia somática é uma modalidade muito mais eficaz. Outros desejam uma abordagem mais flexível e holística para a cura. Um Psicólogo holístico irá apoiá-lo através de modalidades ecléticas, incorporando outras formas de bem-estar, como acupuntura ou ioga.

Se você sentir que a modalidade de terapia que está recebendo não é a mais adequada, informe seu Psicólogo. Mais uma vez, ele é versado ​​no campo da saúde mental e vai ajudar a apontar a direção certa.

Palavras finais

Às vezes pode demorar um pouco até encontrar o melhor Psicólogo. No entanto, cuidar-se vai mudar sua vida, então não desanime com a busca. Se você estiver se sentindo sobrecarregado com esta jornada, busque algum apoio ao longo do caminho.

Peça ajuda a um amigo ou membro da família na hora de selecionar um Psicólogo diferente. Se você estiver em crise, entre em contato com uma linha direta de saúde mental para obter suporte imediato.

Você é digno de se sentir bem. A cura é possível.

Sobre o autor: Emilson Lúcio da Silva

Avatar de Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Artigos relacionados

Avatar do Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Autor: Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Emilson Lúcio da Silva é Psicólogo desde 2012. Ele possui o título de especialista pelo Conselho Federal de Psicologia e é reconhecido como uma autoridade na área de saúde mental.