Por que seu Psicólogo te responde com outras perguntas?

Um Psicólogo online respondendo seu paciente com outra pergunta

Categoria: Terapia online

Avatar de Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Importante: este artigo é meramente informativo e insuficiente para um diagnóstico definitivo. Sendo assim, é recomendado agendar uma consulta sobre seu caso em particular.

Publicidade
Início do artigo

Você já se perguntou por que seu Psicólogo não responde às suas perguntas? Ou por que ele às responde com outras perguntas? Mais importante ainda, qual é o objetivo?

Brincar com perguntas durante uma sessão de terapia online é uma parte importante do trabalho, mas sem alguma transparência quanto ao por que isso é importante pode acarretar em confusão e desanimo.

Publicidade

Entender porque perguntas são feitas precisa ser um processo colaborativo e exploratório, e não uma tarefa de “gato e rato”.

Por que o Psicólogo não responde diretamente às suas perguntas?

O Psicólogo está buscando entender sua dúvida

Às vezes, você faz perguntas sobre si, sobre a terapia, sobre o que deve fazer em uma determinada situação, e o Psicólogo o responde fazendo outra pergunta.

Leia também:  Quanto custa a consulta com um Psicólogo?

Ele faz isso para esclarecer uma situação. Isso ajudará a extrair outras questões e preocupações que você não verbalizou, mas que estão implícitas na dúvida inicial.

Se ele conseguir esclarecer a natureza da pergunta, poderá dar-lhe uma resposta honesta e direta.

O Psicólogo que descobrir a “pergunta por trás da pergunta”

Quando os pacientes fazem perguntas mais pessoais, como se é casado, onde mora, etc., o Psicólogo tem a sensação de que a pergunta não é realmente sobre essa questão.

Em vez disso, a pergunta é sobre algo muito mais profundo, como:

  • “Você se identifica comigo?”;
  • “Você entende o que estou passando?”;
  • “Você me entende de uma forma realmente profunda?”
  • “Estou ansioso, portanto você é capaz de me entender?”;
  • “Você vai gostar de mim?”;
  • “Você vai me rejeitar se não tivermos algum ponto em comum?”

Na terapia online, o Psicólogo quer chegar à pergunta por trás da pergunta, porque isso o ajuda a entender o que realmente te preocupa.

Leia também:  10 dicas fundamentais para obter o máximo da terapia

Se ele entender o que realmente preocupa um paciente, poderá tornar a terapia mais eficaz e mais útil.

O Psicólogo quer te “ensinar a pescar”

Existe aquele velho ditado: Dê um peixe a alguém e ele comerá por um dia. Ensine alguém a pescar, ele comerá para o resto da vida.

Quando os pacientes fazem perguntas ao Psicólogo eles esperam respostas imediatas porque precisam resolver rapidamente um problema.

Podemos pedir conselhos aos nossos amigos, familiares e entes queridos. Às vezes seguimos esse conselho, apenas para perceber mais adiante que ele não nos ajudou.

Para você aprender como se alimentar, o Psicólogo vai incentivá-lo a realmente refletir sobre sua dúvida. Às vezes, a própria questão é parte do problema.

Talvez você não esteja fazendo as perguntas certas, e o Psicólogo quer ajudá-lo a fazer perguntas muito mais profundas sobre o problema.

O Psicólogo se sentiu desconfortável

Em alguns casos, o Psicólogo não se sente confortável em responder determinadas perguntas, pois isso desvia o foco de você e do seu problema.

Um bom Psicólogo será honesto e te informará. Ele ou ela dirá: “Entendo que há razões pelas quais você está me fazendo essa pergunta, e certamente deveríamos passar algum tempo conversando sobre quais são as razões. Mas, no momento, não me sinto confortável em respondê-la.”

Leia também:  Quando é hora de parar com a terapia?

O Psicólogo quer se focar em você

O Psicólogo sempre quer colocar o foco em você e, no máximo, no relacionamento. A interação e o relacionamento que vocês estabelecem é uma grande fonte de informação.

Mas, em última análise, a decisão de qualquer terapia recai sobre você se comprometendo a fazer mudanças.

Palavras finais

Estes são os principais motivos pelos quais seu Psicólogo não responde diretamente às suas perguntas durante a terapia.

É importante deles é o mais aceitável para você, qual o deixa mais desconfortável e a qual você é aberto.

O que quero dizer é que a forma como você se relaciona com seu Psicólogo ao explorar suas questões precisa ser semelhante à terapia em geral.

A terapia deve tirar você da sua zona de conforto e, ao fazê-lo, expandi-la. E isso, por si só, é um grande motivo pelo qual seu Psicólogo não reponde diretamente à sua pergunta.

Sobre o autor: Emilson Lúcio da Silva

Avatar de Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Artigos relacionados

Avatar do Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Autor: Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Emilson Lúcio da Silva é Psicólogo desde 2012. Ele possui o título de especialista pelo Conselho Federal de Psicologia e é reconhecido como uma autoridade na área de saúde mental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *