Como saber se alguém tem um grande ego?

Uma homem usando terno, de costas e no alto de uma grande pedra, admirando a paisagem

Categoria: Autoestima

Avatar de Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Importante: este artigo é meramente informativo e insuficiente para um diagnóstico definitivo. Sendo assim, é recomendado agendar uma consulta sobre seu caso em particular.

Publicidade
Início do artigo

Alguém com um grande ego exibe uma auto-importância inflada, mostra arrogância e busca atenção ou validação de outras pessoas.

Interromper conversas, recusar-se a admitir erros e superestimar suas habilidades também são características comuns.

Alguém com um grande ego é insensível às necessidades e sentimentos dos outros, bem como aprecia se envolver em comportamentos para parecer superior.

Ele também tem um forte desejo de estar certo, apresentando resistência em admitir quando está errado.

Embora ter confiança e autoestima sejam características positivas, ter um grande ego é prejudicial aos relacionamentos e ao crescimento pessoal. Pode ser difícil para ele se conectar com os outros, bem como aprender com os próprios erros e melhorar a si.

O que é o ego?

O ego é um termo usado em psicologia para se referir ao senso de auto-identidade que uma pessoa tem.

Ele é uma parte da mente que faz a mediação entre o mundo externo e os desejos, necessidades e valores internos do indivíduo, sendo responsável por nosso senso de autoestima, valor próprio e autoconfiança.

O ego também desempenha um papel crítico na formação de nossa personalidade, comportamento e percepção do mundo.

Existem vários tipos diferentes de ego, incluindo:

O ego saudável

É caracterizado por um senso equilibrado de autoestima.

Leia também:  Como aprender a combater o ódio de si mesmo?

Indivíduos com um ego saudável têm uma forte identidade pessoal, podem receber críticas construtivas e se adaptam facilmente à mudança.

O ego inflado

O ego inflado é caracterizado por um senso excessivo de auto-importância, superioridade e grandiosidade.

Indivíduos com um ego inflado geralmente têm uma percepção distorcida da realidade, não têm empatia pelos outros e podem ser altamente sensíveis a críticas sobre quase tudo.

O ego frágil

Um ego frágil é caracterizado por baixa autoestima, insegurança e medo do fracasso.

Indivíduos com egos frágeis são altamente sensíveis a críticas, sentem-se sobrecarregados pelo estresse e lutam contra a perda de esperança ou motivação.

As características de alguém com um grande ego

Dizer que alguém tem um grande ego é mais vago do que definir uma pessoa como narcisista.

A diferença entre os dois é muitas vezes uma questão de grau. Essas são algumas das características mais comuns de alguém com um grande ego:

  • Ele é muito confiante: embora a modéstia sobre sua importância seja irritante, o senso de identidade não se desvia para o delírio;
  • Ele tem uma visão exagerada de suas habilidades: em qualquer situação, ele se considera o melhor, independente de isso ser verdade ou não;
  • Ele é ambicioso: olhe para os altos escalões de qualquer empresa e você encontrará alguém com um grande ego;
  • Ele nega a fraqueza: por evitar a todo custo ser vulnerável, alguém com um grande ego se esquivará de qualquer coisa que possa expor uma fraqueza;
  • Ele é motivado externamente: alguém com um grande ego quer que os outros vejam e recompensem seu sucesso;
  • Ele é egocêntrico: uma pessoa com um grande ego não nota os outros ao seu redor. Não é que ele não se importem com mais ninguém, mas ele vem em primeiro lugar;

A linha entre alta autoestima (uma qualidade desejável) e um grande ego (uma qualidade levemente irritante) é tênue.

Pessoas com grandes egos geralmente são muito bem-sucedidas; a sociedade os recompensa por sua confiança e ambição.

Leia também:  Sobre o medo da rejeição: do que realmente temos medo?

Os efeitos negativos de um grande ego

Um grande ego leva ao egocentrismo, à arrogância e à incapacidade de aceitar críticas ou feedback construtivos, prejudicando o crescimento pessoal e o desenvolvimento profissional.

Em muitos casos, um grande ego resulta em:

Publicidade
  • Relacionamentos ruins com amigos e familiares: alguém com um grande ego faz com que os outros se sintam desvalorizados ou rejeitados;
  • Perda de credibilidade: quando o ego de um indivíduo fica muito inflado, ele se torna arrogante, condescendente e despreza as ideias e contribuições dos outros;
  • Estagnação no crescimento pessoal: quando o senso de auto-importância de um indivíduo se torna muito inflado, ele acreditará que não tem mais nada a aprender, levado à complacência e à estagnação.

Quando o senso de auto-importância de um indivíduo se torna muito inflado, ele se desconecta da realidade e é incapaz de reconhecer suas próprias limitações.

Isso leva a sentimentos de frustração e fracasso.

Qual é a diferença entre um grande ego e o narcisismo?

Estas são as diferenças mais importantes entre ter um grande ego e ser um narcisista. Conhecer a distinção entre os dois é fundamental para entender como lidar com essas personalidades:

  • Autoestima: o narcisista carece de autoestima, e alguém com grande ego já tem uma opinião elevada sobre si mesmo;
  • Empatia: o narcisista não quer se colocar no lugar de outra pessoa, e alguém com grande ego tem o mesmo nível de empatia que qualquer pessoa, desde que esteja no lugar certo;
  • Admiração: o narcisista admira e elogia o seu alvo na fase de sedução, e alguém com grande ego ignora os outros porque acredita que ele estão abaixo dele;
  • Realismo: o narcisista tem menos ideia de para onde está indo, e alguém com grande ego não tem ideias grandiosas, mas planos para alcançar o sucesso;
  • Rancor: o narcisista guarde e nunca abandona o rancor, e alguém com grande ego não deixa que pequenos deslizes o desestabilize;
  • Sucesso: o narcisista é menos bem-sucedido, e alguém com grande ego é altamente bem-sucedido em seu campo.
Leia também:  3 sinais óbvios de que é hora de terminar uma amizade

Para ser honesto, você provavelmente vai querer evitar pessoas com grande ego e parceiros narcisistas. Nenhum dos dois oferece um relacionamento saudável.

Enquanto os narcisistas sejam especialmente tóxicos, alguém com um grande ego simplesmente não vale o seu tempo.

Como lidar com alguém que tem um grande ego?

Lidar com alguém que tem um grande ego é desafiador, mas essencial para se manter relações e limites saudáveis. Aqui estão algumas dicas:

  • Estabeleça limites: estabeleça limites claros e comunique suas expectativas com clareza para evitar que se aproveitem dele;
  • Mantenha a calma: permaneça calmo, mesmo ao lidar com indivíduos difíceis ou conflituosos;
  • Evite alimentá-lo: não elogie ou valide seu comportamento, pois isso reforça o senso de importância;
  • Concentre-se nas soluções: encontre soluções para os problemas, em vez de insistir em erros ou falhas;
  • Pratique a empatia: tente entender a perspectiva e os sentimentos dele, mesmo que você discorde do comportamento.

Pensamentos finais

Ter um grande ego pode é um obstáculo ao crescimento pessoal e profissional, mas é possível superá-lo com autoconhecimento, autocompaixão e atenção plena.

Reconhecer os sinais de um grande ego em si mesmo e nos outros, estabelecer limites e focar em relacionamentos e soluções saudáveis ​​vão ajudar a alcançar um tremendo sucesso e realização.

A terapia é útil nesse processo, pois proporciona aos indivíduos um espaço seguro e de apoio para explorar seus pensamentos, emoções e comportamentos e desenvolver estratégias de mudança.

Mas, se você já tem contato frequente com uma pessoa com grande ego, por exemplo, um colega de trabalho ou membro da família, então crie limites em torno do que você vai e não vai discutir com ela.

Sobre o autor: Emilson Lúcio da Silva

Avatar de Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Artigos relacionados

Avatar do Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Autor: Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Emilson Lúcio da Silva é Psicólogo desde 2012. Ele possui o título de especialista pelo Conselho Federal de Psicologia e é reconhecido como uma autoridade na área de saúde mental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *