Por que o narcisista copia você no que faz e diz?

Ao copiar você no que faz e diz, o narcisista se reinventa como um parceiro perfeito

Categoria: Narcisismo

Avatar de Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Importante: este artigo é meramente informativo e insuficiente para um diagnóstico definitivo. Sendo assim, é recomendado agendar uma consulta sobre seu caso em particular.

Publicidade
Início do artigo

O espelhamento é um fenômeno psicológico em que uma pessoa imita o comportamento, os gestos, as expressões e até as crenças de outra. Isso é feito para estabelecer uma conexão, criar intimidade e estabelecer relacionamento.

Ao copiar você no que faz e diz, o narcisista se reinventa como um parceiro perfeito.

Ganhar confiança

O narcisista copia você em seus comportamentos, maneirismos e até mesmo seus padrões de fala para criar uma ilusão de intimidade e relacionamento que fará você acreditar que é genuinamente compatível.

Depois que um narcisista ganha sua confiança, ele pode manipulá-lo de maneira mais eficaz. Eles usarão suas semelhanças percebidas como alavanca para influenciar suas decisões e emoções.

Leia também:  Qual a diferença entre a mulher narcisista e o homem narcisista?

Coletar informações

Quanto mais relaxado e confortável você se sentir, maior será a probabilidade de se abrir sobre si, dando ao narcisista todos os tipos de munição que ele usará contra você mais tarde.

A mímica nos faz sentir confortáveis ​​e seguros na presença de alguém. Se alguém ri, e nós rimos também, compartilhamos um momento de intimidade, o que nos deixa mais confiantes no relacionamento e mais dispostos a expor nossos lados vulneráveis.

Essa tática é particularmente poderosa porque pega você desprevenido. Afinal, ele parece muito empático quando você compartilhou uma história.

Ganhar admiração

Ao espelhar as ações, interesses ou qualidades de alguém, criam um sentimento de familiaridade e valores partilhados, incentivando uma maior admiração. Uma vez estabelecido, o narcisista pode explorá-lo para aumentar a sua autoestima e satisfazer a sua necessidade de validação.

Ao alinhar o seu comportamento com qualidades altamente valorizadas, o narcisista cria a ilusão de valores e dedicação partilhados, levando a feedback positivo e admiração por parte dos outros.

Formar um senso de identidade

Inicialmente, o comportamento de espelhamento do narcisista parece inocente, mas logo se torna mais pronunciado. Ele começará a se vestir de maneira semelhante à pessoa, falar sobre os mesmos temas musicais e até imitar seus maneirismos.

O narcisista tenta integrar essas qualidades na sua própria identidade, imitando os interesses e talentos musicais da outra pessoa. Isso permite preencher o vazio de seu próprio eu central e obter uma sensação temporária de validação e propósito.

Leia também:  Falsificação do futuro: como o narcisista a usa para manipular?

Como saber se um narcisista copia você?

O espelhamento narcisista geralmente se manifesta de maneira sutil, e que requer uma observação cuidadosa. Aqui estão alguns sinais reveladores de que um narcisista copia você:

  • De repente, ele desenvolve interesse pelos mesmos hobbies que você;
  • Ele começa a usar frases ou palavras específicas que você costuma usar;
  • Ele imita suas emoções, ficando entusiasmados quando você está animado e deprimidos quando você está triste;
  • Ele mudam o estilo de roupa para que fique alinhado com o seu;
  • Ele compartilha seus valores e opiniões, mesmo sobre assuntos sobre os quais você discordou anteriormente;
  • Ele começa a imitar seus maneirismos ou expressões faciais;
  • Ele faze perguntas detalhadas sobre seu passado e história pessoal

Como fazer um narcisista parar de copiar você?

Fazer com que um narcisista pare de copiar você será um desafio, pois esse comportamento está profundamente enraizado em suas táticas de manipulação. No entanto, aqui estão algumas estratégias que você pode considerar:

Defina limites claros

Estabeleça e comunique claramente seus limites pessoais.

Diversifique seus interesses

Se o narcisista estiver copiando seus hobbies ou interesses, considere explorar novas atividades ou tópicos diferentes daqueles que você compartilhou com ele.

Limite as informações pessoais

Evite compartilhar informações pessoais demais com o narcisista. Isso reduzirá a munição que ele terá para copiar ou manipular você.

Publicidade

Observe as reações dele

Se você perceber que o narcisista está te copiando menos quando você discute tópicos específicos ou mostra certos comportamentos, considere enfatizar esses aspectos para desencorajar o espelhamento.

Leia também:  Dicas para namorar: como identificar uma pessoa narcisista?

Mantenha uma distância saudável

Se o espelhamento se tornar muito manipulador ou prejudicial, considere limitar o contato com o narcisista. Isso criará um ambiente mais saudável para você prosperar.

Perguntas frequentes

Por que o narcisista copia você?

O narcisista usa o espelhamento como uma técnica de manipulação para ganhar a confiança, a admiração, criar uma falsa sensação de intimidade e adquirir informações que poderão usar posteriormente contra você.

Como impedir um narcisista de copiar você?

Evite tópicos ou situações que desencadeiam o comportamento de espelhamento do narcisista adotando novos hobbies.

Por que o narcisista copia sua personalidade?

O narcisista copia sua personalidade porque não tem nenhuma personalidade própria. Ele se esconde atrás de um falso eu para proteger seu ego frágil e evitar um sentimento permanente de rejeição.

Por que o narcisista repete o que você diz?

Para ganhar sua confiança. Ao ecoar seus sentimentos, ele o convence de que compartilha seus valores e opiniões, fazendo você acreditar que é seguro baixar a guarda.

Em essência, copiar o que você diz é um movimento calculado para atingir seus próprios objetivos, como ganhar confiança, manipular conversas, afirmar domínio ou promover a própria agenda.

Sobre o autor: Emilson Lúcio da Silva

Avatar de Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Artigos relacionados

Avatar do Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Autor: Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Emilson Lúcio da Silva é Psicólogo desde 2012. Ele possui o título de especialista pelo Conselho Federal de Psicologia e é reconhecido como uma autoridade na área de saúde mental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *