Cabeçalho site

Psicólogo online para vítimas de narcisismo em qualquer lugar do mundo

Início

Artigos

Sobre

Início » Narcisista maligno » Sinais de que sua mãe é uma narcisista maligna

Sinais de que sua mãe é uma narcisista maligna

Sinais de que sua mãe é uma narcisista maligna

Pior do que ter uma mãe narcisista, é ter uma mãe narcisista maligna, que é o tipo mais prejudicial. Na verdade, muitos especialistas veem pouca diferença entre um narcisista maligno e um psicopata. Ambos exibem comportamento antissocial e incapacidade de expressar empatia. 

Se sua mãe é uma narcisista maligna, ela pode ter uma tendência mesquinha. Esse tipo frequentemente faz coisas para machucar aqueles que os amam ou dependem deles.

Se sempre teve que pisar em ovos para apaziguar o ego frágil de sua mãe e evitar que ela ficasse maluca com você, então provavelmente ela é uma narcisista maligna.

Sinais do narcisismo maligno

Aqui estão alguns sinais comuns de que sua mãe é uma narcisista maligna:

Livre-se do narcisismo em sua vida!

Psicólogo Emilson Silva com camisa roxa e rindo

Com mais de 12 anos de experiência, já ajudei milhares de pessoas a superarem algum tipo de abuso narcisista.

Ela não aguenta piada

O senso de identidade da mãe narcisista maligna é tão frágil que qualquer coisa que crie uma percepção negativa provocará uma forte reação.

Se sua mãe é tão sensível a ponto de não aguentar uma pequena provocação sem te atacar, ou responde tentando humilhá-lo, então isso pode indicar que ela é uma narcisista maligna.

Ela pode se tornar extremamente agressiva ao responder a alguém que está zombando dela, mesmo que seja alguém que supostamente ama. Essa hipersensibilidade é uma marca registrada do narcisista maligno. 

Ela é deliberadamente prejudicial

Os narcisistas malignos são pessoas que gostam de causar danos deliberados aos outros, demonstrando má vontade ou mesmo ódio total.

Isto manifesta-se como abuso verbal, emocional ou físico, e também pode ser evidente pela forma como tratam os animais ou indiferença à violência que vêem na televisão, nos filmes ou nas notícias.

Ser deliberadamente prejudicial é uma das principais características associadas ao narcisismo maligno.

Ela é proativa em sua manipulação

Todos os narcisistas são ótimos em manipular as pessoas, mas o narcisista maligno não espera por um motivo: na verdade, ele procura situações em que possa se envolver na manipulação. Isso lhe dá uma sensação de poder.

Ele também é muito enérgico e aprimorará suas habilidades ao longo dos anos até atingir a eficácia máxima.

Se sua mãe é uma narcisista maligna, é provável que a manipulação que ela fez com você quando criança tenha diminuído seu livre arbítrio, e feito você se sentir impotente para fugir da situação.

Ela provavelmente também usou gaslighting – fazendo você pensar que sua interpretação de uma determinada situação estava completamente errada, até mesmo delirante.

Outra tática favorita é o love bombing, por meio de gestos exagerados para mostrar o quanto ela te adora.

As oscilações violentas de um comportamento extremo para outro criam instabilidade e mantêm você desequilibrado. 

Ela se envolve em comportamentos antissociais

O narcisismo maligno costuma fazer parte do Transtorno da personalidade antissocial. É por isso que sua mãe narcisista maligna frequentemente exibe esse tipo de comportamento.

Ela pode trapacear ou roubar. Ela pode ser uma mentirosa patológica e provavelmente exibe humor volátil, comportamento agressivo e hostilidade não provocada.

Resumindo, se ela está sempre pronta para brigar com qualquer pessoa a qualquer momento, isso é um forte indicador de que ela é uma narcisista maligna.

Além disso, ela fará de tudo para vencer a luta, por mais dolorosa que seja. 

Ela é paranóica

Se sua mãe for uma narcisista maligna, ela não confiará em ninguém, nem mesmo em você.

Isto provavelmente se deve ao fato de que esses tipos de narcisistas procuram maneiras de tentar manipular outras pessoas para seu próprio ganho pessoal, e presumem que todos os outros estão fazendo a mesma coisa.

Isso faz com que fiquem hipervigilantes, sempre atentos à próxima ameaça.

Isso também explica por que sua mãe sempre se preocupou com o que você fazia quando criança. É também por isso que ela procurava controlar todos os seus movimentos.

Ela estava constantemente com medo do que você poderia dizer ou fazer.

Ela não tem nem um pouco de empatia

Todos os narcisistas carecem de empatia até certo ponto, mas o narcisista maligno simplesmente não tem empatia – ponto final.

Ele gosta de infligir dor e sofrimento a outras pessoas e, para isso, ignora ou invalida quaisquer emoções que outros possam demonstrar.

Se você sentiu enquanto crescia, e mesmo agora como adulto, que sua mãe nunca poderia se identificar com o que você estava – ou está – sentindo, é porque um narcisista maligno simplesmente não é capaz de se colocar no lugar de outra pessoa.

Na verdade, esse é um conceito estranho para eles.

É também parte da razão pela qual são incapazes de sentir remorso por qualquer coisa que façam ou por qualquer sofrimento que causem.

Palavras finais

Essas características do narcisista maligno são a razão pela qual eles são capazes de fazer e dizer coisas tão dolorosas, mas para o filho desse tipo de narcisista, o dano é duradouro.

Na idade adulta, os danos causados ​​por uma mãe narcisista maligna podem ser difíceis de superar. 

Livre-se do narcisismo em sua vida!

Psicólogo Emilson Silva com camisa roxa e rindo

Com mais de 12 anos de experiência, já ajudei milhares de pessoas a superarem algum tipo de abuso narcisista.

Ainda assim, há esperança mesmo para os mais traumatizados. Ao colocar algum espaço entre ela e você, será possível começar a aumentar sua autoestima e autoconfiança.

Isso o ajudará a aceitá-la como ela é e a seguir em frente com sua vida. Não é uma tarefa fácil, mas vale a pena.

Com o tempo, você poderá até encontrar compaixão. Isso, em muitos aspectos, é mais importante para você do que para ela.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *