Cabeçalho site

Psicólogo online para vítimas de narcisismo em qualquer lugar do mundo

Início

Artigos

Sobre

Início » Narcisismo » Por que os narcisistas deixam você com raiva?

Por que os narcisistas deixam você com raiva?

Por que os narcisistas deixam você com raiva?

Se você já passou algum tempo com um narcisista, então deve ter percebido sua tendência de atrapalhar ou de te deixar com raiva. Essa é uma das várias formas dele controlar uma conversa ou mesmo todo um relacionamento.

Um narcisista pode tentar te deixar com raiva para obter controle sobre uma situação ou para mostrar que ele está, de fato, no comando.

O narcisista realiza uma variedade de comportamentos e ações antagônicas para provocar os outros e fazê-los sentir raiva, como:

  • Fazer elogios indiretos àqueles que desejam incomodar ou irritá-los;
  • Insultar um indivíduo e depois fingir que não o insultou, fazendo-o acreditar que está ouvindo coisas ou interpretando incorretamente o que foi originalmente dito;
  • Agir como se não tivesse simpatia ou empatia pelos outros;

Por que ele se sente poderoso e no controle?

Todo narcisista luta com sua própria autoconfiança e autoestima interiores, levando-o a atacar os outros ou acusando-os de um mau comportamento do qual ele próprio é culpado.

Sempre que um narcisista tem a chance, ele aproveita a oportunidade de fazer alguém se sentir menor do que ele. Isso o ajuda a se sentir melhor ou digno.

Livre-se do narcisismo em sua vida!

Psicólogo Emilson Silva com camisa roxa e rindo

Com mais de 12 anos de experiência, já ajudei milhares de pessoas a superarem algum tipo de abuso narcisista.

Devido à falta de autoestima que a maioria dos narcisistas têm, causar raiva nos outros é uma forma de terem controle sobre um aspecto de suas próprias vidas, mesmo que seja temporário e passageiro.

O verdadeiro narcisista gosta de fazer com que os outros fiquem chateados e irritados, embora se sintam assim internamente e tenham dificuldade em aceitar esse fato.

Como saber se ele está tentando te irritar?

Você pode saber se um narcisista está tentando deixá-lo com raiva com base no tipo de comentários feito enquanto vocês conversam, bem como em sua linguagem corporal.

Ele pode fazê-lo com as seguintes ações e comportamentos, mesmo em ambiente público:

  • Chamar um indivíduo de maneira depreciativa ou antagônica;
  • Fazer piadas às custas de outro indivíduo, mesmo que sejam profundamente pessoais e potencialmente ofensivas;
  • Zombar de alguém para se sentir melhor consigo mesmo;
  • Ridicularizar alguém que busca empatia e, em vez disso, fazer com que ele se sinta ainda pior consigo e com a situação em que se encontra;
  • Fazer aqueles que denunciam seu comportamento se questionarem se estão ou não imaginando, ou exagerando as ações e comportamentos do próprio narcisista;
  • Sempre se sentir justo e certo, e nunca responsável ​​por suas próprias ações;
  • Vocalizar como está com raiva ou chateado, e como gosta de causar dor e miséria às pessoas ao seu redor;
  • Não ter medo de agir e exibir comportamentos narcisistas na frente dos outros, mesmo que estejam em locais públicos;
  • Exibir um comportamento baseado na raiva, por sentirem falta de controle em suas próprias vidas.

Existe uma maneira de fazer com que reconheça seus comportamentos?

Somente se ele estiver genuinamente incomodado ou chateado por suas próprias ações, e como elas impactaram seus relacionamentos e sua vida.

Um narcisista só procurará ajuda quando estiver pronto para examinar com atenção a si mesmo e seus próprios comportamentos.

Nem todos eles procurarão ajuda ou terapia, e é por isso que é tão difícil fazer amizade, namorar ou até casar com um narcisista.

No entanto, tenha em mente que muitos indivíduos nem percebem que uma pessoa importante ou um parceiro é narcisista até depois anos de namoro, devido às próprias habilidades e habilidades manipulativas.

Como permanecer calmo e controlado?

A melhor maneira de responder as tentativas de te irritar é simplesmente ignorá-lo. Sim, ignorar um narcisista e distanciar-se dele é realmente o melhor remédio e, em alguns casos, até a melhor vingança.

Não há quase nada que um narcisista despreze mais do que ser ignorado.

Se você deseja enviar uma mensagem a alguém que exibe tendências e comportamentos narcisistas, fazê-lo distanciando-se e dando-lhe o tratamento do silêncio ajudará muito.

Algumas dicas para ajudá-lo a permanecer calmo e controlado sempre que um narcisista estiver tentando deixá-lo com raiva incluem:

  • Evite se expor a mentiras desnecessárias, críticas e comentários rudes sempre que se sentir sufocado e cercado por um narcisista;
  • Saia da sala em que eles estão e afaste-se deles;
  • Evite responder a comentários negativos que um narcisista faz diretamente a você ou mesmo de forma passivo-agressiva;
  • Desassocie-se da conversa, especialmente se ele estiver sendo rude, condescendente ou mesmo depreciativo;
  • Não valide os sentimentos ou comentários dele, especialmente quando direcionado a você pessoalmente;
  • Aproxime-se diretamente e informe-o de que você não está mais interessado em ouvi-lo ou mesmo em conversar.

Por que os narcisistas parecem mais irritados que os outros?

Infelizmente, os narcisistas sofrem de uma grave falta de autoestima e autoconfiança, que por sua vez aparece como um falso senso de identidade.

Muitos deles só encontram gratificações e validações ao rebaixarem os outros e serem mesquinhos para conseguirem o que querem.

Os narcisistas lidam com seus próprios problemas de saúde mental, levando-os a atacarem os outros, mesmo que não queiram fazê-lo intencionalmente, ou não queiram causar rupturas nos relacionamentos que cultivaram.

Eles sabem o dano que estão causando?

Alguns sabem exatamente o que estão fazendo e participam alegremente de seus próprios comportamentos e tendências narcisistas.

No entanto, também existem aqueles que felizmente não têm consciência de suas ações e comportamentos, e de como são percebidos pelos outros.

Se você não tiver certeza se um narcisista sabe o que fez, simplesmente retire-se da situação e observe.

Um narcisista que sabe o que está fazendo conduzirá suas ações de maneira muito metódica e planejada, enquanto o que não entende parecerá felizmente ignorante e/ou confuso quando os outros não desejarem mais passar algum tempo perto dele.

Um narcisista pode mudar?

Sim, mas exigirá comprometimento e muito esforço no que diz respeito ao autoexame, à autoconsciência e à aceitação da responsabilidade e da culpa de sua parte.

Toda mudança começa de dentro, mesmo naqueles com padrões de comportamento narcisistas.

Alguém diagnosticado Transtorno de personalidade narcisista considera muito difícil enfrentar e superar suas próprias inseguranças e falta de autoestima, especialmente sem orientação ou assistência.

Portanto, buscar um Psicólogo é de grande avanço para aqueles que têm um diagnóstico formal e para aqueles que estão bem conscientes das dificuldades que enfrentam.

Livre-se do narcisismo em sua vida!

Psicólogo Emilson Silva com camisa roxa e rindo

Com mais de 12 anos de experiência, já ajudei milhares de pessoas a superarem algum tipo de abuso narcisista.

Se você estiver lidando com um narcisista em sua casa, na vida profissional ou mesmo no seu círculo próximo de amigos, é essencial aprender a identificar ações tóxicas para ajudar a manter distância quando necessário.

Nem sempre é fácil lidar com ele, principalmente aqueles que são charmosos e carismáticos.

No entanto, é pior viver com um narcisista que acha emocionante chateá-lo ou deixá-lo com raiva.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *