Aprenda como causar uma boa primeira impressão

Um homem de óculos apertando a mão de uma mulher durante uma reunião de negócios

Categoria: Outros

Avatar de Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Importante: este artigo é meramente informativo e insuficiente para um diagnóstico definitivo. Sendo assim, é recomendado agendar uma consulta sobre seu caso em particular.

Publicidade
Início do artigo

A primeira impressão é uma opinião inicial que alguém forma na primeira vez que encontra outra pessoa. Essa opinião se forma muito rapidamente, e é baseada nas imediatas e limitadas informações disponíveis.

Ela leva em consideração a observação de características, como:

  • A aparência;
  • Atitudes e;
  • O que dizem.

Ao formar impressões, as pessoas também são influenciadas por suas:

  • Próprias experiências passadas;
  • Expectativas;
  • Preconceitos e;
  • Equívocos.

Embora a primeira impressão desempenhe um papel importante em como as pessoas se sentem em relação à outra, ela pode ser tendenciosa e imprecisa.

Como a primeira impressão pode estar errada, é importante que você olhe para outras informações além de suas percepções iniciais.

Como causar uma boa primeira impressão?

Causar uma boa primeira impressão é importante, especialmente em certas ocasiões. Se você está tentando causar uma boa impressão em outras pessoas, existem algumas estratégias que vão ajudar:

Esteja ciente de sua linguagem corporal

Sinais não-verbais transmitem muitas informações, por isso é importante garantir que sua linguagem corporal reforce a impressão que você está tentando causar.

Mantenha uma postura aberta, e certifique-se de manter seu corpo inclinado em direção à outra pessoa. Sente-se ou fique em pé e mantenha os braços ao lado do corpo e as pernas retas. Cruzar os braços ou as pernas parece fechado ou até mesmo defensivo.

Observe suas expressões

Além de usar uma boa linguagem corporal, certifique-se de observar como você está respondendo com suas expressões faciais. Sorrir, por exemplo, ajuda a transmitir cordialidade e interesse genuíno.

Se você estiver se sentindo tenso, como durante uma entrevista de emprego ou ao falar em público, mantenha uma expressão relaxada. Pessoas com expressões felizes como mais confiáveis.

Leia também:  16 consequências psicológicas de se ter pais autoritários

Vista-se apropriadamente

A aparência, incluindo como você se veste, ajuda a transmitir informações sobre quem é para outras pessoas. Então, se estiver vestido corretamente, isso ajudará as pessoas a terem uma boa impressão de você.

Isso não significa que não possa se expressar através de sua aparência, mas é importante considerar como você quer ser percebido. Escolha roupas que sejam elegantes, adequadas à ocasião e que o ajudem a se sentir confortável e confiante.

Situações diferentes têm expectativas diferentes. Uma entrevista de emprego exige uma aparência mais formal e profissional, ao passo que encontrar um novo amigo para um café envolve roupas mais casuais.

Preste atenção às suas palavras

Ao falar com outras pessoas, concentre-se em usar uma linguagem educada, respeitosa e sem julgamentos.

Embora existam certas opiniões ou assuntos que você possa se sentir à vontade para discutir com pessoas que já o conhecem bem, é melhor levar em consideração os sentimentos e experiências de outras pessoas quando for fizer contato com elas pela primeira vez.

Tópicos neutros, como clima, hobbies, esportes, viagens e comida, são ótimos quebra-gelos. Apenas certifique-se de evitar opiniões críticas ou controversas, como falar mal do time de esportes favorito da outra pessoa.

Em vez disso, faça perguntas abertas sobre a outra pessoa, como o que ela está lendo ou o que gosta de fazer no tempo livre. É uma ótima maneira de transmitir interesse genuíno e ajudar a outra pessoa a formar a impressão de que você é atencioso e genuíno.

Mostrar interesse pelos outros

Quando estiver falando com alguém novo, pratique a escuta ativa. Esteja genuinamente interessado no que ele tem a dizer, e certifique-se de ouvir suas respostas.

Concentrar-se na outra pessoa também é uma ótima estratégia se você estiver ansioso para conhecer alguém novo. Ao se concentrar no outro, é menos provável que se concentre em seu próprio nervosismo.

Como saber se você causou uma boa primeira impressão?

Nem sempre é fácil ou mesmo possível dizer se você causou uma boa primeira impressão. No entanto, há pistas que que fornecem um pouco de percepção sobre o que a outra pessoa está pensando e sentindo:

Receber feedback positivo

Em alguns casos, as pessoas oferecem um feedback direto sobre como estão se sentindo em relação à sua presença.

Um entrevistador de emprego, por exemplo, pode dizer a um candidato que ele é exatamente a pessoa certa para a função, ou indicar que está impressionado com suas credenciais.

Sinais não verbais positivos

A linguagem corporal que transmite cordialidade, conforto e interesse é sempre um bom sinal.

Se o seu parceiro de conversa parece gostar de conversar com você, então isso é um bom sinal de que ele está criando uma primeira impressão positiva.

Leia também:  As melhores maneiras de como parar de pensar em alguém

Demonstrar interesse adicional

Se a outra pessoa o acompanhar e entrar em contato novamente após sua reunião inicial, você provavelmente causou uma boa primeira impressão.

Por exemplo, se você der seu número de telefone a um parceiro romântico em potencial e ele enviar uma mensagem de texto ou uma ligação, isso significa que ele ficou impressionado o suficiente para expressar interesse em se encontrar novamente.

Receber convites para socializar

Se você causou uma boa primeira impressão, a outra pessoa vai entrar em contato para se reunir novamente.

Publicidade

Ou ele pode convidá-lo para participar de algum tipo de atividade, como outro encontro ou um possível projeto de trabalho.

Por que as primeiras impressões são importantes?

Nós somos evolutivamente programados para fazer julgamentos precipitados e tomar decisões rápidas em relação aos outros.

Embora essas impressões iniciais sejam baseadas em informações muito limitadas, elas

  • Afetam a forma como as pessoas se veem;
  • Definem o tom para futuras interações e;
  • Deixam uma marca duradoura em como as pessoas veem umas às outras.

A impressão inicial afeta outras suposições

Um fenômeno conhecido como efeito halo afeta as impressões das pessoas. Se elas percebem boas qualidades sobre você (como ser legal, profissional e perspicaz), então é mais provável que atribuam outras boas qualidades.

A primeira impressão afeta as interações futuras

Essa impressão têm um impacto significativo de várias maneiras. No local de trabalho, desempenham:

  • Um papel nas oportunidades de emprego;
  • Funções de liderança;
  • Colaborações com outras pessoas e;
  • Avanços futuros.

Em situações sociais, o quão bem os outros pensam de você com base na primeira impressão determina se podem confiar ou gostar de você.

As primeiras impressões são duradouras

Como diz um famoso ditado, você nunca terá uma segunda chance para causar uma boa primeira impressão e, para o bem ou para o mal, ela vai ficar.

Isso se deve a um fenômeno conhecido como efeito de primazia. Essencialmente, as pessoas têm uma memória melhor para as informações iniciais que aprenderam do que para as informações subsequentes.

Quando uma pessoa pensa em você, é mais provável que a primeira impressão se destaque sobre outros detalhes, tudo graças ao efeito de primazia.

Como superar uma primeira impressão ruim?

A primeira impressão é importante, mas todo mundo comete erros em situações sociais. Embora seja um desafio mudar a forma como você é percebido, há coisas que podem ser feitas para superar uma primeira impressão ruim.

Desculpar-se

Se seu primeiro encontro foi prejudicado por algum tipo de erro, entre em contato e peça desculpas.

Leia também:  Como se proteger da energia negativa dos outros?

Mostrar que você está ciente de sua gafe e disposto a tomar medidas para superá-la ajuda a melhorar a impressão que a outra pessoa tem.

Explique o que aconteceu

Você não precisa dar desculpas, mas será útil fornecer uma explicação honesta de por que seu primeiro encontro foi ruim.

Você pode explicar que estava nervoso, que não estava se sentindo bem, que estava distraído ou que estava estressado com algo não relacionado.

Não importa a causa, uma explicação honesta vai ajudar a outra pessoa a ter mais empatia com a sua situação.

Sugerir outro encontro

Se você não vai vê-los em outra oportunidade, pergunte se pode ter outra chance de mostrar o verdadeiro você. No entanto, esteja disposto a respeitar o pedido da outra pessoa caso ela recuse sua oferta.

Por exemplo, não continue perseguindo um parceiro romântico em potencial depois que ele disser que não está mais interessado. Não leve para o lado pessoal, mas veja isso como uma oportunidade de aprendizado e aplique essas lições ao conhecer alguém novo.

Deixe-os ver o verdadeiro você

Se você tiver outra oportunidade de superar uma impressão inicial ruim, certifique-se de ser autêntico e consistente em suas interações futuras. Deixe a outra pessoa ver o “verdadeiro você” em termos de contexto e situação.

Se for um segundo encontro, deixe-os ver as qualidades que fazem de você um ótimo parceiro romântico, como cordialidade, gentileza, humor e atenção.

Em um ambiente de trabalho, concentre-se em mostrar suas habilidades e profissionalismo. Demonstrar iniciativa, produtividade e bons hábitos de trabalho são apenas algumas maneiras de ajudar a superar uma má primeira impressão no trabalho.

Considerações finais

Uma primeira impressão ruim acontece por vários motivos, mas há coisas que você pode fazer para superá-las. Pedir desculpas, dar uma explicação, pedir outra chance e mostrar suas melhores qualidades ajudam os outros a terem uma visão mais precisa de quem você é, e do que tem a oferecer.

Pense na primeira impressão como um bloco de construção para relacionamentos: ela desempenha um papel importante em definir o tom para futuras interações.

Causar uma boa primeira impressão é um ótimo começo, mas também há razões pelas quais essas interações iniciais são ruins. Estresse, fatores situacionais e até mesmo as expectativas da outra pessoa afetam a forma como ela o vê.

Uma primeira impressão ruim afunda suas chances profissionais, sociais e românticas, então é melhor examinar como os outros reagem a você nesses ambientes.

Sobre o autor: Emilson Lúcio da Silva

Avatar de Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Artigos relacionados

Avatar do Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Autor: Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Emilson Lúcio da Silva é Psicólogo desde 2012. Ele possui o título de especialista pelo Conselho Federal de Psicologia e é reconhecido como uma autoridade na área de saúde mental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *