Cabeçalho site

Psicólogo online para vítimas de narcisismo em qualquer lugar do mundo

Início

Artigos

Sobre

Início » O que a selfie revela sobre nossa Psicologia?

O que a selfie revela sobre nossa Psicologia?

Mulher loira e de camisa azul fazendo uma selfie no meio da rua

Com a ascensão das redes sociais, as selfies conseguiram um lugar de destaque. Até algumas das celebridades mais populares do mundo entraram na onda. Contudo, as selfies são apenas uma consequência do fato de que todos têm acesso a uma câmera ou é mais do que isso? O que exatamente elas dizem sobre a pessoa na frente da câmera?

O que a pessoa quer ao tirar uma selfie?

Para entender as selfies, também precisamos compreender as motivações por trás dessas fotos, junto com as razões pelas quais algumas delas tendem a se tornar virais do que outras. Há uma razão pela qual nós adoramos selfies de humanos e de animais interagindo. Fotos como essas mostram à humanidade o que temos de melhor.

Ao interagir com os animais, por exemplo, somos retratados como altruístas, gentis e até corajosos. Esses temas são comuns quando se trata de alguém salvando animais abandonados, ou até mesmo conscientização sobre questões de bem-estar. Queremos acreditar na bondade da humanidade porque precisamos acreditar no nossa própria bondade.

Encontrar satisfação é outra razão pela qual a selfie se tornou um ponto focal na vida. Tirar selfies com tudo o que fazemos, e postá-las em redes sociais é onde centenas de pessoas as verão.

Livre-se do narcisismo em sua vida!

Psicólogo Emilson Silva com camisa roxa e rindo

Com mais de 12 anos de experiência, já ajudei milhares de pessoas a superarem algum tipo de abuso narcisista.

Algumas décadas atrás, pessoas com tanta exposição seriam consideradas celebridades. Parece que a geração atual está sendo criada com a ideia de que é especial e que pode conseguir qualquer coisa.

No momento em que esta geração sai da faculdade, percebe que terá de buscar notoriedade em outro lugar. A ascensão das redes sociais está em harmonia com esses desejos e, portanto, tornou-se um portal por meio do qual realizamos o extraordinário com um mínimo de esforço.

O que a selfie revela sobre uma pessoa?

As redes sociais foram criadas para ajudar a nos conectarmos uns com os outros, e muitos a usam como motivo para postar selfies com qualquer coisa, desde o novo par de sapatos até as fotos da formatura.

Por que não compartilhar esses eventos? Afinal, é para isso que servem as redes sociais, não é mesmo? O mesmo não é dito para fotos ruins, no entanto, já que a maioria admite que nunca compartilhou fotos que as fizessem parecer menos perfeitas. Na verdade, as pessoas escolhem a dedo cada foto que será publicada nas redes sociais.

O que isso diz sobre o que você está tentando alcançar com suas selfie e, finalmente, suas verdadeiras intenções? Rapidamente fica claro que a selfie é um meio para aumentar a autoestima, e postá-la nas redes sociais é um caminho viável. Cada curtida, compartilhamento e comentário positivo aumenta a confiança, alimentando o desejo de mais selfies.

A selfie ajuda a nos definir

Embora as selfies sejam vistas de forma um tanto negativa, elas desempenham um papel muito positivo na nossa vida. Elas ajudam a retratar uma versão nossa para o mundo, uma declaração que diz “olhe para mim. Esse sou eu”.

É uma declaração é muito poderosa e inspira pessoas a fazer grandes coisas, enquanto outras vezes é simplesmente algo que nos ajuda a passar o dia. Na vida real, tentamos constantemente nos destacar, seja pelo que falamos ou pelas roupas que vestimos. Com a selfie não é diferente.

A selfie ajuda a mostrar que fazemos parte de um grupo

Por mais que uma selfie ajude as pessoas a se destacarem, ela também ajuda a provar que fazemos parte de algo. Tem havido uma tendência recente de “selfies sem maquiagem”, desafiando os participantes a postarem fotos de si mesmos sem maquiagem, como forma de conscientização sobre o câncer.

Embora muitas pessoas se envolvam no apoio de uma boa causa, esforços como esses têm outro efeito positivo: a de se sentirem fazendo parte de algo. Fazer parte de um grupo significa segurança e conforto, e esse desejo é um aspecto completamente normal do comportamento humano.

Livre-se do narcisismo em sua vida!

Psicólogo Emilson Silva com camisa roxa e rindo

Com mais de 12 anos de experiência, já ajudei milhares de pessoas a superarem algum tipo de abuso narcisista.

A geração atual cresceu com o surgimento da internet, e é também essa geração que está alimentando a tendência das selfies. Milhões de jovens de 20 e poucos anos em todo o mundo buscam seu propósito, e fazem isso de maneira online. Portanto, a selfie desempenha um papel importante na satisfação de algumas de suas necessidades psicológicas.

Do lado de fora, parece que esta geração é narcisista e auto-envolvida, mas um olhar mais atento deixa claro que este não é o caso. A selfie é a expressão da identidade de uma pessoa, a captação de um momento da vida que significou algo para ela, e também um método de se encontrar, de se conhecer.

Uma selfie parece não passar de uma foto com um animal de estimação, mas para a pessoa é como sua marca em um mundo que exige demais e dá de menos. É o selo da atual geração, provando que eles estão aqui e fazem a diferença.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *