Cabeçalho site

Psicólogo online para vítimas de narcisismo em qualquer lugar do mundo

Início

Artigos

Sobre

Início » Outros » Como saber se você é realmente resiliente?

Como saber se você é realmente resiliente?

Cogumelo branco nascendo dentro do tronco de uma árvore

Se há uma palavra que as pessoas nos escalões mais altos do capital humano estão comentando hoje em dia é: resiliência. Sempre me perguntam o que isso significa e sobre como obtê-la.

Você está precisando de ajuda?

Com mais de 12 anos de experiência, já ajudei mais de 5000 pessoas a superarem algum tipo de sofrimento emocional.

Eu já li muito, pensei e falei sobre a resiliência. Eu a vi em funcionamento, experimentei e ouvi mais de uma pessoa simplificando sua definição como uma “capacidade de se recuperar”. Enquanto ouço outros tentando explicá-lo biologicamente e psicologicamente.

O fato é que a resiliência em uma pessoa é muito mais do que uma “superfície dura como Teflon” ou uma “carapaça emborrachada” que a ajuda a se recuperar do estresse ou da decepção. Nós humanos somos indiscutivelmente todos feitos do mesmo material, mas alguns claramente têm uma maneira de prosperar mesmo quando os tempos são difíceis e o estresse é inevitável.

Existem quatro componentes principais que contribuem para a resiliência. Esses quatro fundamentos fazem uma diferença crítica no entusiasmo para permanecer firme naquilo que se quer conquistar. Os mais resilientes podem evocar esses componentes à vontade ou, melhor ainda, torná-los habituais para que não precisem pensar duas vezes.

Você está precisando de ajuda?

Com mais de 12 anos de experiência, já ajudei mais de 5000 pessoas a superarem algum tipo de sofrimento emocional.

  1. Você acredita em si mesmo. Parece simples e óbvio, mas na verdade não se vai muito longe sem isso. Uma pessoa resiliente não é arrogante ou excessivamente confiante; muito pelo contrário: ele tem uma noção clara de seu próprio potencial. É essa crença que contribui para outra das minhas qualidades favoritas: a autoeficácia, que significa não apenas sua capacidade de fazer uma coisa, mas também acessar os recursos para obter a ajuda de que precisa;
  2. Você tem a capacidade de ver o que é possível, enquanto também vê o que não é. O otimismo é apontado como algo importante, mas as pessoas resilientes moderam isso com uma abordagem do tipo menos é mais. Otimismo cego é uma desvantagem, mas quando moderado com visão clara, uma visão otimista é um ativo, e estou muito mais propenso a confiar em alguém com um senso de otimismo realista do que em alguém que se recusa a levar em conta as desvantagens do “espírito de positividade.” As pessoas mais resilientes avaliam seus arredores, bem como seus próprios pontos fortes e fracos na situação, e sabem onde se destacarão e onde ficarão aquém de outras pessoas. É esse tipo de visão que lhes permite fazer o que também é crítico: ver o mundo como ele é. E você precisa de ambos. A visão clara é o que lhe dá o poder de avaliar o que é e o que você precisa fazer a respeito (realismo), e ao mesmo tempo continuar esperando coisas boas. Se você realmente acredita que não há nada nem ninguém bom, você não será capaz de funcionar, muito menos prosperar;
  3. Você tem controle sobre seus impulsos e sentimentos. Com a capacidade de auto-avaliar e de avaliar uma situação, também deve vir a vontade de gerenciar os impulsos e emoções resultantes. É aqui que o atrito começa. As pessoas mais resilientes que conheço não são cabeças-quentes; elas não se estressam sobre pequenas (ou grandes) coisas. Elas são capazes de levar tudo em consideração antes de responder, para que não cometam erros, decisões precipitadas ou outras ações das quais possam se arrepender. Emoções e impulsos descontrolados não apenas contribuem para essas ações, mas podem custar-lhes alguma autopreservação, pois são grandes contribuintes para o estresse. Isso requer muita prática. Passaremos a vida aprendendo a ser melhores. Mas é uma habilidade que pode ser aprendida e aperfeiçoada, e os mais resilientes sabem disso;
  4. Você mira alto e alcança. Uma pessoa resiliente não se abate com a menor rejeição ou fracasso. Na verdade uma pessoa resiliente faz o oposto, ela se expande. Ela estende a mão mesmo em momentos de crise. Essa é uma das características mais marcantes da resiliência: sua capacidade de continuar a desejar alto e alcançá-lo, em vez de diminuir seus padrões, expectativas ou esforços. Então, quando as coisas não acontecem do seu jeito (como às vezes não acontecem), e você se sente impedido, sua resiliência interior pode mantê-lo voltando e estendendo a mão, não apenas para tentar novamente, mas para superar a si mesmo, de novo.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *