O que fazer quando seu ex já está com outra pessoa?

Mulher com a cara feita ao descobrir que seu ex já está com outra pessoa

Categoria: Ciúme

Avatar de Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Importante: este artigo é meramente informativo e insuficiente para um diagnóstico definitivo. Sendo assim, é recomendado agendar uma consulta sobre seu caso em particular.

Publicidade
Início do artigo

Ver, descobrir ou ouvir os amigos relatarem que o seu ex está namorando outra pessoa é doloroso, além de sentir uma variedade de emoções negativas, desde rejeição à tristeza. Afinal, haviam grandes esperanças de um relacionamento que não deu certo.

Com o passar das horas e dos dias, não é incomum que apareçam dificuldades em se concentrar no trabalho ou na rotina. E então, você se pega pensando se também deveria começar a namorar de novo.

Publicidade

Este artigo aborda por que é importante reconhecer e processar seus sentimentos, como gerenciá-los, estratégias para seguir em frente e como avaliar se você está pronto para um novo relacionamento.

Reconheça o que você sente

Ainda que seja tentador varrer os sentimentos de saudade ou mágoa para debaixo do tapete, é melhor para a saúde mental admiti-los.

Leia também:  O que fazer quando você se sentir inseguro no relacionamento?

Tire um tempo para processar as coisas. Evitar lidar com o que vemos ou ouvimos pode se tornar um problema. A evitação apenas cria mais estresse.

Os estilos de enfrentamento de evitação passiva, como resignação e retraimento produzem muitos resultados desadaptativos. Esses resultados negativos de saúde incluem estresse, transtornos de ansiedade e transtorno de estresse pós-trumático.

Algumas pessoas sentem vergonha pelo fim do relacionamento, ou ficam furiosos com o ex, ocasionando um jogo de culpa. Para se curar efetivamente é melhor ver a situação com empatia.

Outros, ao descobrirem que o ex seguiu em frente, reagem com raiva. Se esse for o seu caso, pense na causa: do quê você tem raiva?

Uma maneira de lidar com a raiva é se concentrando no processo de pensamento. Não se envolva em distorções, exageros ou pensamentos catastróficos.

Tenha compaixão de si

Se você encontrar seu ex com uma nova pessoa, é melhor manter a brevidade do encontro e ser educado. Esse encontro será naturalmente desconfortável, mesmo que a ideia de terminar ou se divorciar tenha sido sua.

Além de se sentir angustiado, pode acontecer de se comparar com o novo interesse amoroso do ex e sua autoestima ficar abalada e a reconciliação vir à mente.

Porem, antes de pensar em reacender o relacionamento, lembre-se de que você está vulnerável e que há motivos para o relacionamento não ter dado certo.

Leia também:  Por que uma pessoa te odeia: os motivos mais comuns

É melhor administrar os sentimentos com um senso de autocompaixão e perdão. Lembre-se de que vocês dois são humanos. Então, desenvolva resiliência e recupere-se de contratempos por meio do autocontrole, resolução de problemas e a busca por apoio.

Avalie se você está pronto para namorar

As pessoas se curam de maneiras diferentes. Então, se o término foi recente e você ainda está levemente deprimido, seja paciente consigo mesmo. Aqui estão os sinais de que pode não estar pronto para um novo relacionamento:

  • Você quer namorar porque se sente vazio;
  • Você quer conhecer alguém porque está sozinho;
  • Você sente falta de fazer sexo;
  • Você está tentando deixar seu ex com ciúmes;
  • Você não assume a responsabilidade por sua culpa na separação;
  • Você está perseguindo seu ex nas redes sociais;
  • Você está falando mal do seu ex;
  • Você está romantizando ou idealizando seu ex;
  • Você está ruminando sobre seu ex;
  • Você está se automedicando;
  • Você está se isolando dos amigos ou;
  • Você está mantendo fotos e lembranças de seu ex à vista.

Seja honesto consigo mesmo sobre sua prontidão para conhecer outra pessoa. Depois de estar confiante, feliz consigo mesmo e fortalecido, ficará animado em encontrar alguém novo. Então esse será o momento de namorar novamente.

Leia também:  Sinais de que seu namorado ainda se interessa pela ex

Estratégias para seguir em frente

Em vez de escolher mecanismos de enfrentamento prejudiciais quando seu ex começar a namorar novamente, como beber em excesso, proteja sua saúde física e mental. Só porque ele está com outra pessoa, não significa que não tenha sofrido com a separação, ou que não te valorize.

Aqui estão alguma maneiras para ajudá-lo a superar a dor:

  • Crie uma rotina simples de autocuidado;
  • Abrace a natureza;
  • Desenvolva uma prática de meditação;
  • Desfrute de atividades criativas (como desenhar, escrever e dançar);
  • Concentre-se na sua própria felicidade e;
  • Busque companheirismo e responsabilidade por meio de um grupo de apoio

Considerações finais

Descobrir que um ex está namorando novamente afeta significativamente a saúde mental e a rotina diária. No entanto, estenda a mão para amigos ou familiares que ofereçam uma nova perspectiva e, no mínimo, um abraço benéfico.

Abraços liberam endorfinas e neurotransmissores que aumentam a sensação de bem-estar e prazer.

Psicólogos qualificados também vão lhe oferecer um espaço seguro para explorar sua mágoa. Eles recomendarão técnicas de reformulação para ajudá-lo na mudança da mentalidade.

Sobre o autor: Emilson Lúcio da Silva

Avatar de Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Artigos relacionados

Avatar do Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Autor: Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Emilson Lúcio da Silva é Psicólogo desde 2012. Ele possui o título de especialista pelo Conselho Federal de Psicologia e é reconhecido como uma autoridade na área de saúde mental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *