Cabeçalho site

Psicólogo online para vítimas de narcisismo em qualquer lugar do mundo

Início

Artigos

Sobre

Início » Ciúme » O que fazer quando seu ex já está com outra pessoa?

O que fazer quando seu ex já está com outra pessoa?

Mulher com a cara feita ao descobrir que seu ex já está com outra pessoa

Ver, descobrir ou ouvir os amigos relatarem que o seu ex está namorando outra pessoa é doloroso, além de sentir uma variedade de emoções negativas, desde rejeição à tristeza. Afinal, haviam grandes esperanças de um relacionamento que não deu certo.

Com o passar das horas e dos dias, não é incomum que apareçam dificuldades em se concentrar no trabalho ou na rotina. E então, você se pega pensando se também deveria começar a namorar de novo.

Este artigo aborda por que é importante reconhecer e processar seus sentimentos, como gerenciá-los, estratégias para seguir em frente e como avaliar se você está pronto para um novo relacionamento.

Reconheça o que você sente

Ainda que seja tentador varrer os sentimentos de saudade ou mágoa para debaixo do tapete, é melhor para a saúde mental admiti-los.

Tire um tempo para processar as coisas. Evitar lidar com o que vemos ou ouvimos pode se tornar um problema. A evitação apenas cria mais estresse.

Você está precisando de ajuda?

Com mais de 12 anos de experiência, já ajudei mais de 5000 pessoas a superarem algum tipo de sofrimento emocional.

Os estilos de enfrentamento de evitação passiva, como resignação e retraimento produzem muitos resultados desadaptativos. Esses resultados negativos de saúde incluem estresse, transtornos de ansiedade e transtorno de estresse pós-trumático.

Algumas pessoas sentem vergonha pelo fim do relacionamento, ou ficam furiosos com o ex, ocasionando um jogo de culpa. Para se curar efetivamente é melhor ver a situação com empatia.

Outros, ao descobrirem que o ex seguiu em frente, reagem com raiva. Se esse for o seu caso, pense na causa: do quê você tem raiva?

Leia também:  Compreendendo e superando os sentimentos de inveja e ciúme

Uma maneira de lidar com a raiva é se concentrando no processo de pensamento. Não se envolva em distorções, exageros ou pensamentos catastróficos.

Tenha compaixão de si

Se você encontrar seu ex com uma nova pessoa, é melhor manter a brevidade do encontro e ser educado. Esse encontro será naturalmente desconfortável, mesmo que a ideia de terminar ou se divorciar tenha sido sua.

Além de se sentir angustiado, pode acontecer de se comparar com o novo interesse amoroso do ex e sua autoestima ficar abalada e a reconciliação vir à mente.

Porem, antes de pensar em reacender o relacionamento, lembre-se de que você está vulnerável e que há motivos para o relacionamento não ter dado certo.

É melhor administrar os sentimentos com um senso de autocompaixão e perdão. Lembre-se de que vocês dois são humanos. Então, desenvolva resiliência e recupere-se de contratempos por meio do autocontrole, resolução de problemas e a busca por apoio.

Avalie se você está pronto para namorar

As pessoas se curam de maneiras diferentes. Então, se o término foi recente e você ainda está levemente deprimido, seja paciente consigo mesmo. Aqui estão os sinais de que pode não estar pronto para um novo relacionamento:

  • Você quer namorar porque se sente vazio;
  • Você quer conhecer alguém porque está sozinho;
  • Você sente falta de fazer sexo;
  • Você está tentando deixar seu ex com ciúmes;
  • Você não assume a responsabilidade por sua culpa na separação;
  • Você está perseguindo seu ex nas redes sociais;
  • Você está falando mal do seu ex;
  • Você está romantizando ou idealizando seu ex;
  • Você está ruminando sobre seu ex;
  • Você está se automedicando;
  • Você está se isolando dos amigos ou;
  • Você está mantendo fotos e lembranças de seu ex à vista.
Leia também:  Como um homem reage quando está com ciúme?

Seja honesto consigo mesmo sobre sua prontidão para conhecer outra pessoa. Depois de estar confiante, feliz consigo mesmo e fortalecido, ficará animado em encontrar alguém novo. Então esse será o momento de namorar novamente.

Estratégias para seguir em frente

Em vez de escolher mecanismos de enfrentamento prejudiciais quando seu ex começar a namorar novamente, como beber em excesso, proteja sua saúde física e mental. Só porque ele está com outra pessoa, não significa que não tenha sofrido com a separação, ou que não te valorize.

Aqui estão alguma maneiras para ajudá-lo a superar a dor:

  • Crie uma rotina simples de autocuidado;
  • Abrace a natureza;
  • Desenvolva uma prática de meditação;
  • Desfrute de atividades criativas (como desenhar, escrever e dançar);
  • Concentre-se na sua própria felicidade e;
  • Busque companheirismo e responsabilidade por meio de um grupo de apoio

Considerações finais

Descobrir que um ex está namorando novamente afeta significativamente a saúde mental e a rotina diária. No entanto, estenda a mão para amigos ou familiares que ofereçam uma nova perspectiva e, no mínimo, um abraço benéfico.

Você está precisando de ajuda?

Com mais de 12 anos de experiência, já ajudei mais de 5000 pessoas a superarem algum tipo de sofrimento emocional.

Abraços liberam endorfinas e neurotransmissores que aumentam a sensação de bem-estar e prazer.

Psicólogos qualificados também vão lhe oferecer um espaço seguro para explorar sua mágoa. Eles recomendarão técnicas de reformulação para ajudá-lo na mudança da mentalidade.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *