Quando um homem tem ciúmes de alguém que não é sua parceira

Homem com um tablet na mão espiando o celular na mão de uma mulher ao seu lado

Categoria: Ciúme

Avatar de Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Importante: este artigo é meramente informativo e insuficiente para um diagnóstico definitivo. Sendo assim, é recomendado agendar uma consulta sobre seu caso em particular.

Publicidade
Início do artigo

Você já viu uma situação em que se perguntou: “Por que um homem casado tem ciúmes de uma mulher que namora?”. Bem, o fato de ser casado não tem nada a ver com ciúme. Na verdade, ele nem sempre está envolvido romanticamente com alguém, e ela pode ser apena sua amiga.

O ciúme é uma emoção complicada e lança sua sombra sobre qualquer relacionamento. É complicado, eu digo, porque na maioria das vezes o homem nem sabe por que está se sentindo assim.

De um abraço casual a um sorriso inofensivo, de um toque amigável a uma troca inocente de amabilidades, há questões mais sérias envolvidas, como uma carreira brilhante e um status social cobiçado. Qualquer uma dessas coisas transforma um homem em monstro de olhos verdes.

Parte dessa característica decorre do fato de que o homem é considerado mais competitivo, territorial e protetor por natureza.

Se você já viu o clássico “ele fica com ciúmes, mas não é meu namorado”, então percebeu como as reações do homem em questão são desconcertantes. Ele está nutrindo sentimentos pela pessoa, mas não conhece a si mesmo.

O homem é suscetível a tal comportamento porque não sabe como lidar com o ciúme. É difícil entender o que está acontecendo na cabeça dele, e isso assusta as mulheres. Para lidar melhor com a situação, entenda os sinais do ciúme.

Leia também:  15 sinais claros de que uma mulher está com ciúmes de você

Se você é consumido por pensamentos como “Ele fica com ciúmes, mas não é meu namorado” ou “Por que um homem casado tem ciúmes de mim?”, então deixe-me ajudá-lo.

O homem fica com ciúme quando está apaixonado

Ironicamente, o amor é a causa mais comum do ciúme para o homem. A maioria tem dificuldade em aceitar o interesse e a interação da potencial parceira por outro. Então, aqui, o ciúme surge por dois motivos: o medo de perder a mulher que ama para outra pessoa, e o instinto de dominação.

O homem é protetor e possessivo com a mulher que ama, ou pelas quais têm sentimentos. Mesmo que você não esteja comprometida com um homem, ele pode ficar com ciúmes por causa de todos os olhares que recebe quando entra em uma sala.

E o cara fica com ciúmes quando outro cara olham para você? A resposta é um surpreendente sim. Então, da próxima vez que você pensar: “Por que ele está com ciúmes?”, provavelmente é porque ele está a fim de você e a possibilidade de outro homem conquistá-la o está deixando louco.

Publicidade

O homem fica com ciúme por causa da insegurança

Um homem ciumento geralmente quer que sua mulher esteja disponível apenas para ele. Ele não quer compartilhar a parceira com ninguém, incluindo familiares e amigos. Tal homem acredita que a associação de sua mulher com outros vai levá-la a se voltar contra ele.

Dessa forma, ele se acha no direito de impor restrições à ela, bem como controlar com quem e quando socializa. Uma vez que ele alcança tal controle, não precisará mais se preocupar com a possibilidade dela deixá-lo, ou ser levada por outro homem. Além de ser um típico exemplo de patriarcado, também é uma forma de lidar com a insegurança.

E se você é vítima do “ele fica com ciúmes, mas não é meu namorado”, então a razão é a insegurança quando você se aproxima de outro homem. Ou ele pode apenas ter sentimentos por você e você ainda não sabe. O ponto principal é que, se notar os sinais de um homem ciumento, também notará sinais de insegurança.

Leia também:  Apego, ciúme e busca excessiva por segurança

A insegurança também funciona de outra forma, onde o homem sente que não é bom o suficiente. Ele acha que o motivo de você estar namorando outro homem é que ele é indigno. Se for esse o caso, certifique-se de ter uma conversa e esclarecer as coisas.

A dúvida é um gatilho comum para o ciúme

Ansiedade e medo criam dúvidas. Se um homem se sente vulnerável dentro do relacionamento, ele começará a agir de maneira acusatória para se isolar de qualquer possibilidade de ser ferido.

Quando um homem se torna impotente em um relacionamento, ele acusa a mulher de uma miríade de coisas. Ele fica com ciúmes mesmo quando não quer um relacionamento exclusivo.

O seu ciúme doentio é uma projeção de sua própria apreensão em confiar no relacionamento. Homens ciumentos acusam injustamente a parceira de atrair e dar atenção a outros homens. Esse comportamento decorre da dúvida.

A insegurança que ele projeta prejudica qualquer tipo de relacionamento. Por exemplo, se ele está sempre preocupado com o quão leal alguém é, ou o quanto pode confiar, provavelmente encontrará motivos para ficar chateado.

O homem ciumento têm baixa autoestima

Se você está procurando sinais de que um homem está com ciúmes de uma mulher, os problemas de autoestima são definitivamente um deles. Se um homem não consegue aceitar a si mesmo como é, torna-se difícil entender por que alguém o faria.

Um homem com baixa autoestima não consegue entender por que uma mulher escolheria estar com ele, já que não se considera merecedor de amor. Isso cria uma conspiração, e ele começa a acreditar que a mulher está tramando para deixá-lo.

O homem ciumento precisa da validação dos outros

A necessidade de validação dos outros torna-se premente em uma pessoa com baixa autoestima porque ela luta para se aceitar. Quando não é controlado, abre caminho para o ciúme.

Se você está em um relacionamento com um homem com baixa autoestima, ele definitivamente desejará uma garantia constante de você. Ele quer que você o aceite, o ame e esteja ao seu lado. Essa busca por validação o obriga a pensar que a mulher que ama irá, mais cedo ou mais tarde, deixá-lo.

Leia também:  Os principais sinais de que um homem está com ciúme

Com o tempo, isso se mostra bastante desgastante emocionalmente para a mulher. O ciúme constante vai afastá-la dele, e é por isso que ele precisa descobrir maneiras de manter o comportamento ciumento sob controle.

A carreira de sucesso da mulher irrita o homem ciumento

Você ainda se pergunta por que um amigo platônico tem inveja de você? A resposta está no seu sucesso profissional. Este é um daqueles exemplos clássicos de patriarcado na vida cotidiana. É um dos sinais mais comuns e óbvios de que um homem está com ciúmes de uma mulher.

A promoção profissional de uma mulher irrita um homem mais do que qualquer outra coisa no mundo. O estereótipo patriarcal de que uma mulher que obtém sucesso no trabalho deve estar dormindo com o chefe entra em cena.

Construir uma carreira de sucesso envolve trabalhar até tarde da noite e viajar frequentemente com o chefe, entre outras coisas. Tudo isso faz o homem ciumento acreditar que a mulher está transando com o superior, daí o alto incremento e uma designação ainda maior.

Uma das melhores maneiras de lidar com isso é ter uma conversa aberta e honesta sobre como o comportamento ciumento dele está fazendo você se sentir. Se estiver afetando negativamente você e as pessoas ao seu redor, certifique-se de que ele saiba disso.

É normal sentir ciúmes e muitos são capazes de lidar com ele. Mas, muitas vezes, ele surge de uma mentalidade patriarcal ou de alguns problemas mentais e emocionais profundamente enraizados. Lidar com um homem assim é uma experiência bastante desagradável. Por isso que você precisa deixar claro que não tolerará o ciúme dele, se estiver se sentindo desconfortável.

Sobre o autor: Emilson Lúcio da Silva

Avatar de Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Artigos relacionados

Avatar do Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Autor: Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Emilson Lúcio da Silva é Psicólogo desde 2012. Ele possui o título de especialista pelo Conselho Federal de Psicologia e é reconhecido como uma autoridade na área de saúde mental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *