Soluções para sair da depressão sem o uso de medicamentos

Soluções para sair da depressão sem o uso de medicamentos

Categoria: Depressão

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Importante: este artigo é meramente informativo e insuficiente para um diagnóstico definitivo. Sendo assim, é recomendado agendar uma consulta sobre seu caso em particular.

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Embora obter ajuda médica profissional seja sempre uma boa ideia, especialmente se a depressão for grave, também existem muitas soluções não médicas que uma pessoa pode tomar por conta própria para sair da depressão.

Aqui estão algumas dicas de autoajuda pelas quais uma pessoa deprimida pode seguir para superar ou reduzir os sintomas. Aqui estão 5 coisas que você pode fazer para se sentir melhor. Podem parecer simples, mas podem ajudar muito.

Exercite-se

Faça uma caminhada rápida de 15 a 30 minutos todos os dias, dance, pratique algum esporte ou faça ioga. Embora pessoas deprimidas geralmente não sintam muita vontade de serem ativas, é preciso tentar.

Se precisar de um incentivo, peça a um amigo para fazer exercícios com você. Iniciar qualquer atividade ajuda a melhorar o seu humor.

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Alimente-se bem ​​e beba bastante água

Algumas pessoas com depressão não têm muita vontade de comer, enquanto outras comem demais. Mas, o que você come afeta seu humor e energia. Portanto, com a depressão, você precisa comer direito. Para a maioria das pessoas, isso significa muitas frutas, vegetais e grãos integrais.

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Limite carboidratos simples e alimentos com adição de açúcar, além de não ficar muito tempo sem comer. Mesmo que não sinta fome, coma algo leve e saudável. E não se esqueça de se manter hidratado com muita água. Evite bebidas açucaradas e cafeinadas sempre que possível.

Mantenha um horário de sono regular

Mantenha um equilíbrio com nem pouco nem muito sono. Ficar acordado até tarde uma noite e dormir excessivamente no dia seguinte é uma maneira infalível de alimentar a depressão.

Além disso, não tente resolver problemas tarde da noite, quando seu cérebro estiver meio adormecido. Ao praticar essas habilidades de enfrentamento, saiba que você está no caminho para superar a depressão

Expresse-se

Com a depressão, sua criatividade e senso de diversão parecerão bloqueados. Mas, é fundamental fazer coisas que estimulam sua criatividade. Pinte, desenhe ou rabisque, costure, cozinhe, asse, escreva, dance ou componha música.

Converse com um amigo ou brinque com um animal de estimação. Encontre algo para rir. Assista a um filme engraçado. Faça coisas que você possa gostar. Mesmo um pouco. Isso ajuda a reverter a depressão.

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Não se preocupe com os problemas

É sempre bom conversar sobre um problema com um amigo atencioso. Mas, a depressão também leva as pessoas a reclamarem, culparem e repetirem demais os problemas. Isso as mantém concentradas no que está errado. Não há problema em expor seus pensamentos e sentimentos desde que ele seja tudo o que você fala. Fale sobre algumas coisas boas também.

Observe coisas boas

A depressão afeta a visão que uma pessoa tem das coisas. As coisas vão parecer sombrias, negativas e sem esperança. Para mudar essa visão, estabeleça como meta observar três coisas boas todos os dias. Quanto mais você perceber o que é bom, mais coisas boas você notará.

Desafie os pensamentos negativos

Quando alguém está deprimido, ele se envolve em pensamentos negativos. Uma solução simples é desafiar os pensamentos negativos com pensamentos positivos. Muitas vezes aceitamos nossos pensamentos como reais, sem desafiá-los. No entanto, há muita sabedoria no ditado: “Não acredite em tudo o que você pensa”.

Faça uma mudança na rotina

Fazer uma mudança na rotina não precisa ser complicado. Mudar rotinas ajuda a reconectar as vias da dopamina no cérebro, uma importante substância química cerebral ligada a sentimentos de felicidade. Elas não precisam ser grandes para surtir efeito positivo.

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Ajude outra pessoa

Há uma forte tendência, quando estamos deprimidos, de nos tornarmos egocêntricos. Nossos problemas avultam em nossas mentes, aumentando a sensação de estarmos sobrecarregados.

Uma solução simples é fazer algo útil para outra pessoa ou cuidar de um animal de estimação. Quando ajudamos os outros, aumentamos a nossa autoestima e também tiramos a mente dos nossos problemas.

Concentre-se nas pessoas que o elevam

Interaja frequentemente com outras pessoas que o elevam, e não com pessoas que o desanimam. Embora seja normal passar algum tempo sozinho, encontre um equilíbrio e não se isole, ou a depressão persistirá.

Palavras finais

Acima de tudo, se você estiver passando por depressão, mostre alguma compaixão e bondade. Quando estamos passando por um momento difícil, é útil saber não estamos sozinhos. Seja paciente consigo mesmo. A depressão leva tempo para curar.

Sobre o autor: Emilson Lúcio da Silva

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Autor: Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Emilson Lúcio da Silva é Psicólogo desde 2012. Ele possui o título de especialista pelo Conselho Federal de Psicologia e é reconhecido como uma autoridade na área de saúde mental.

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