O que significa e o que fazer ao sentir-se vazio?

Homem caminhando de forma solitária por um deserto

Categoria: Depressão

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Importante: este artigo é meramente informativo e insuficiente para um diagnóstico definitivo. Sendo assim, é recomendado agendar uma consulta sobre seu caso em particular.

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Sentir-se vazio não é algo incomum e já aconteceu com a maioria das pessoas. Embora seja uma sensação esmagadora, ela pode ser gerenciada.

Descobrir o que está por trás dessa sensação não é uma tarefa fácil, mas é o primeiro passo para entendê-la.

A sensação de sentir-se vazio normalmente dura alguns dias e desaparece por conta própria.

Outras vezes, pode durar duas semanas ou mais. Quando este for o caso, aprender a reconhecer distorções cognitivas e buscar o apoio de um profissional de saúde mental vão ajudar.

Quais os motivos para você sentir-se vazio?

O sentimento de vazio se manifesta como uma sensação de solidão, confusão sobre sua vida e seus objetivos, ou falta de motivação.

A experiência pode ter muitas causas, incluindo mudanças nos níveis hormonais, perda de emprego ou o distanciamento físico necessário que acompanha uma pandemia .

Qualquer situação que exija a reflexão sobre si e sua vida levam a um sentimento temporário de vazio.

Embora não seja em todos os casos, sentir-se vazio também significa algumas condições de saúde mental, como depressão, transtorno bipolar ou transtorno de estresse pós-traumático.

Somente um profissional de saúde mental pode diagnosticar sua condição com precisão.

Mas o que acontece quando você sente-se vazio o tempo todo?

Perdendo o contato consigo mesmo

Não é incomum que alguém perca o contato consigo de vez em quando. A falta de percepção de si pode leva a esse sentimento de vazio persistente.

Algumas pessoas chamam isso de “viver sem propósito”. Isso significa que você não tem clareza sobre o tipo de pessoa que você é ou o que deseja se tornar.

Não ter objetivos ou sonhos para alcançar também leva você a sentir-se vazio.

Perder o contato consigo mesmo pode vir de muitas circunstâncias. Por exemplo, um trabalho muito exigente.

Leia também:  A ligação entre o consumo de conteúdo adulto e depressão

Experiências passadas não resolvidas

Às vezes, sentir-se vazio tem a ver com um longo processo de luto que você ainda não explorou.

Por exemplo, uma experiência dolorosa não resolvida em sua infância ou uma sensação de abandono de um membro da família.

Quando não falamos abertamente ou exploramos emoções que estão conosco há muito tempo, elas se manifestam de outras maneiras.

Mesmo que pareça esmagador e doloroso, pensar e falar sobre eventos passados ​​significativos que lhe causaram sofrimento vai ajudá-lo a processá-los. Dependendo de quão forte você se sente sobre esses eventos, é altamente recomendável passar pelo processo com um profissional de saúde mental.

Não cuidar de si mesmo

Para algumas pessoas, cuidar dos outros vem vir em primeiro lugar. Isso as leva a deixar suas próprias necessidades de lado por um longo tempo. Isso, por sua vez, leva ao sentimento de vazio.

Todos precisam de apoio e cuidados, inclusive você. Muitas vezes, quando suas necessidades são atendidas, você se torna mais bem equipado para ajudar e apoiar os outros.

Abandonar a si mesmo, não ouvir suas próprias esperanças e desejos, faz você sentir-se vazio.

Não cuidar de suas necessidades leva à ansiedade, culpa e vergonha. Esses sintomas são o que você está chamando de “sentir-se vazio”.

Quanto tempo você gasta nas redes sociais também afeta como você se sente, e alimenta os sentimentos de vazio.

Em muitos casos, as contas que você segue nas redes sociais retratam um estilo de vida que não é realista ou uma vida ou aparência perfeita. Isso leva à comparações e, inevitavelmente, destacar sua vida.

Não ter relacionamentos significativos

Manter relacionamentos próximos, bons e saudáveis é o aspecto mais importante da experiência humana.

Isso significa que não se trata de quantos relacionamentos você tem, mas sim da qualidade desses relacionamentos.

Intimidade emocional, apoio, escuta ativa e companhia são importantes. Quando estes estão faltando em sua vida, aparecem os sentimentos de sentir-se vazio e de solidão.

Sentir-se vazio é o mesmo que estar deprimido?

A depressão é uma condição de saúde mental que envolve muitos sintomas, incluindo:

  • Falta de energia e motivação;
  • Sentimento persistente de tristeza;
  • Falta de esperança;
  • Dormir muito ou pouco;
  • Não conseguir manter o foco;
  • Não ser capaz de desfrutar de atividades ou pessoas;
  • Sentimento de culpa ou inutilidade.

Na verdade, a maioria dos pacientes que vivem com depressão relatam sentir-se vazios em vez de tristes.

Esse sentir-se vazio vem com um não se importar muito, não se interessar pelas coisas e não se sentir alimentado por nada em particular.

Sentir-se vazio nem sempre é um sinal de depressão. A única pessoa que pode diagnosticar sua condição com precisão é um profissional de saúde mental.

Leia também:  Soluções para sair da depressão sem o uso de medicamentos

Como parar de sentir-se vazio?

É natural sentir-se preocupado se notou uma mudança em si mesmo. Reconhecer esse sentimento e abordá-lo é o primeiro passo para se sentir melhor.

Se você está se sentindo vazio, consultar um profissional de saúde mental, seja um Psicólogo ou Psiquiatra vai ajudar.

Encontrar maneiras de parar de sentir-se vazio depende de suas causas.

Por exemplo, se você se sentir entorpecido após um trauma, é necessário processar esse evento específico. Se você se sente vazio há muito tempo, a psicoterapia vai ajudá-lo a desvendar alguns dos motivos para essa sensação.

Reconheça gentilmente o vazio

Se você está experimentando o sentir-se vazio, reconheça isso e seja gentil consigo mesmo.

Lembre-se de que você está fazendo o melhor que pode a todo momento. Sentir-se culpado não é incomum, mas vai impedi-lo de procurar ajuda.

Comece reconhecendo seus próprios sentimentos e necessidades. Mesmo que seja desafiador, evite descartar a si mesmo e o que sente.

Se você reconhece que seus sentimentos estão ligados a uma perda, considere permitir-se tempo e espaço para lamentar abertamente. O luto parece e é diferente para todos, e não há maneiras certas ou erradas de fazê-lo.

Fale consigo mesmo com compaixão ao explorar esses sentimentos e experiências passadas. Por exemplo, você pode dizer: “Tem sido difícil se sentir tão sozinho” ou “Você está certo; você precisava de mais amor.”

Reserve um tempo para você todos os dias

É natural recorrer a certos eventos ou atividades para não pensar em como você se sente. Por exemplo, sair com os amigos ou passar a noite jogando videogame.

Lute contra o desejo e, em vez disso, reserve um tempo para estar consigo mesmo e olhar para si. Isso inclui explorar os próprios desejos, medos, esperanças e sonhos.

Como atividades diferentes funcionam para pessoas diferentes, você pode descobrir que a meditação, a escrita ou o exercício ajudam sua reorientação.

Pode parecer desconfortável no começo, mas quanto mais você dedicar tempo e energia a si, menos você irá sentir-se vazio.

Explore seus sentimentos atuais

Defina um cronômetro para 5 minutos e use esse tempo para observar o que você está sentindo agora.

Escreva o que está sentido: “entediado”, “distraído” ou “curioso”? Se você tiver dificuldade em nomear seus sentimentos, busque no Google por “lista de sentimentos”.

Escolha uma parte do corpo, como a mão ou a cabeça e examine várias categorias de sensação, como temperatura, tensão ou movimento.

Praticar esses exercícios todos os dias vai ajudá-lo a desenvolver uma auto-exploração mais profunda e mais longas

Explore seus sentimentos de sentir-se vazio

Considere as seguintes questões como ponto de partida:

  • Tenho me julgado ou me comparado com os outros?
  • Digo a mim mesmo coisas positivas? Ou só encontro falhas?
  • Estou minimizando o que sinto nos meus relacionamentos?
  • Estou atendendo ativamente às minhas necessidades físicas e de saúde?
  • Voltei-me para comportamentos ou vícios para evitar meus sentimentos?
  • Estou me concentrando apenas nas necessidades de outras pessoas?
  • O que estou tentando provar ou ganhar?
  • Estou me culpando ou me sentindo culpado por coisas que estão fora do meu controle?
  • Estou me mostrando compaixão como faria com um amigo próximo ou membro da família?
  • Estou me afirmando em minhas decisões e respeitando minhas opiniões pessoais?
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Conecte-se com outras pessoas

Depois de explorar os seus sentimentos, você achará útil se conectar com os outros.

Entrar em contato com amigos ou familiares vai ajudá-lo a se sentir melhor, especialmente se você puder confiar sobre seus sentimentos neles.

Uma ideia é se conectar regularmente com os entes queridos por meio de compromissos sociais, hobbies e interesses mútuos.

Pratique o autocuidado ao sentir-se vazio

A depressão e o luto fazem com que você negligencie o autocuidado diário.

Isso não é algo para se sentir envergonhado, mas envolver-se em atos de autocuidado vai ajudá-lo a se sentir melhor.

Isso inclui coisas básicas, como comer refeições nutritivas, dormir o suficiente e se exercitar. A fome e o cansaço exacerbam sentimentos negativos.

Considere um treino de ioga de 10 minutos no YouTube ou um exercício rápido de meditação, usando um aplicativo de atenção plena .

Limite o tempo que passa nas redes sociais. O que você vê na tela pode não ser uma meta alcançável para ninguém.

Elogie-se

Você está fazendo o melhor que pode com os recursos disponíveis.

Mesmo quando crianças, todas as pessoas encontram maneiras de se proteger de mágoas. Dê crédito a si mesmo por encontrar uma solução que funcionou quando você era pequeno e impotente e que também vai funcionar agora que é um adulto.

Elogie a si mesmo por todas as maneiras que você criou para lidar com os eventos em sua vida.

Agora, permita que esses sentimentos venham à tona. Você não precisa se apressar para anular seu antigo modo de sobrevivência.

Quando procurar ajuda ao sentir-se vazio?

Sentir-se vazio leva a pensamentos mais angustiantes.

Se este for o seu caso, considere iniciar sessões de terapia. Isso vai ajudar a capacitar e a tomar suas próprias decisões sobre como implementar mudanças positivas.

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Se você estiver com sintomas de depressão, incapacitado em sua vida diária ou pensando em machucar a si mesmo ou a outras pessoas, um profissional de saúde mental é fundamental.

Sobre o autor: Emilson Lúcio da Silva

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Autor: Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Emilson Lúcio da Silva é Psicólogo desde 2012. Ele possui o título de especialista pelo Conselho Federal de Psicologia e é reconhecido como uma autoridade na área de saúde mental.

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