Como fazer um narcisista admitir que traiu?

Uma mulher descobrindo que um narcisista a está traindo

Categoria: Infidelidade
Categoria: Narcisismo

Avatar de Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Importante: este artigo é meramente informativo e insuficiente para um diagnóstico definitivo. Sendo assim, é recomendado agendar uma consulta sobre seu caso em particular.

Publicidade
Início do artigo

Neste artigo você encontrará algumas estratégias para confrontar um narcisista infiel. Também há alguns exemplos do que você deve e não deve dizer se quiser descobrir a verdade e fazer um narcisista admitir que traiu.

Como confrontar um narcisista sobre traição?

Trabalhe com suas emoções

Antes de iniciar um confronto, você deve processar suas emoções e encontrar uma compostura interior. Descobrir que seu parceiro está te traindo provoca um turbilhão de emoções desagradáveis, desde a raiva, o choque e a decepção.

Publicidade

Lidar primeiro com essas emoções permitirá que você aborde a situação com clareza e assertividade, de modo a manter o foco e estar forte o suficiente para resistir à manipulação do narcisista.

Colete as evidências

Quanto mais evidências você tiver para apoiar suas suspeitas, mais fortalecido estará. Colete provas tangíveis, como recibos, mensagens de texto ou testemunhos de fontes confiáveis ​​e que saibam da infidelidade de seu parceiro.

Quanto mais evidências tiver para provar que seu parceiro narcisista está traindo, maiores serão suas chances de fazê-lo confessar. Reforce o caso destacando as mudanças no comportamento que vão ao encontro da traição: ele esteve fora de casa mais do que o normal, ele está menos interessado em sexo ou parece mais distante?

Use exemplos como esses para respaldar suas evidências e criar um panorama completo de como você passou a suspeitar que ele estava traindo.

Planeje sua abordagem

Nenhum narcisista aceita ser acusado de traição, e você deve esperar que ele empregue vários mecanismos de defesa, desde a negação até o gaslighting. Ele pode retaliar acusando você de traição primeiro ou perder o controle em uma fúria narcísica.

Antecipar essas respostas o ajudará a manter a calma e o foco durante o confronto.

Experimente a psicologia reversa

A psicologia reversa é uma tática de persuasão que envolve influenciar o comportamento de alguém sugerindo ou encorajando o oposto do que é desejado. É uma técnica frequentemente usada com sucesso em pessoas que amam o poder e o controle, por isso tende a funcionar de maneira eficaz com os narcisistas.

Usar a psicologia reversa para fazer um narcisista admitir que traiu envolve dizer algo como: “eu sei que você nunca me trairia porque valoriza o relacionamento, mas seu comportamento recente tem me deixado tão confuso.”

Ao insinuar que a lealdade e o comprometimento são inquestionáveis, você reforça uma autoimagem perfeita, o que deixará o narcisista mais à vontade e levá-lo à revelar a verdade.

Leia também:  Sinais de que você é casado com um narcisista

Impulsione o ego dele

Apelar para o ego inflado de um narcisista cria um ambiente onde ele se sentirá mais à vontade para admitir suas transgressões. Elogios ou reconhecimentos de sua força e resiliência vai levá-lo a se gabar de suas ações e confessar um caso de traição.

Dizer algo como “a maioria das pessoas que conheço esconderia a verdade em uma situação como essa, mas sei que você é forte o suficiente para lidar com a verdade, não importa o que aconteça.” pode ser muito eficaz.

Como alternativa, elogie-o para induzi-lo à uma falsa sensação de segurança. Algo como “tenho muita sorte de estar com alguém tão sensível e atencioso na cama” pode incentivá-lo a se gabar de suas outras conquistas sexuais e confessar uma traição.

Evite a culpa

Em vez de acusar o narcisista diretamente, concentre-se em expressar como o comportamento dele te afetou emocionalmente. Usar declarações “eu” em vez de declarações “você” ajuda a manter a conversa centrada nos sentimentos e evita que ele se torne defensivo.

Não se esqueça que o narcisista é incrivelmente hábil em desviar a culpa, e mudará rapidamente a situação se você for muito conflituoso.

Como o narcisista responde à acusação de traição?

Quando confrontado com a traição, a reação de um narcisista vai variar conforme os traços associados ao seu transtorno de personalidade narcisista. As respostas típicas incluem:

  • Negação;
  • Projeção;
  • Obstrução;
  • Raiva narcísica;
  • Gaslighting;
  • Transferência de culpa;
  • Recusa em aceitar irregularidades.

Espere também que ele desvie a culpa, distorça a realidade ou até mesmo use o silêncio como meio de controle. Aconteça o que acontecer, mantenha a compostura e procure o apoio de pessoas de confiança para garantir sua segurança durante encontros intensos.

Negação

Os narcisistas têm uma relação complicada com a verdade por necessidade. Sua autopercepção grandiosa só sobrevive se todos os sentimentos, pensamentos e eventos desagradáveis ​​forem ignorados ou suprimidos.

Infelizmente, isso significa que um narcisista provavelmente negará uma traição, mesmo que você tenha evidências para provar isso. Ele cria mentiras elaboradas para explicar as indiscrições, dizendo que as flores que compraram foram para um colega doente e não para um amante, ou que as mensagens de texto que você descobriu eram completamente inocentes.

A essa altura, você provavelmente está se perguntando: “será que um narcisista vai admitir que traiu?”. A verdade é que é improvável. Para o narcisista admitir que traiu, ele tem que admitir que não é perfeito, desafiar a autopercepção grandiosa e expor as inseguranças subjacentes.

Por outro lado, apresentar-lhe evidências de sua traição vai forçá-lo a aceitar a verdade, levando-o a a admitir seus erros.

Projeção

Os narcisistas empregam a projeção como um mecanismo de defesa para fugir da responsabilidade por ações indesejadas. Quando acusados ​​de traição, eles contra-acusam, alegando inocência e invertendo a culpa.

Se você acusar um narcisista de traição, é provável que ele retalie com suas próprias acusações. Ele pode dizer algo como “Traição? Como ousa me acusar de tal coisa! Estou ofendido por você questionar minha lealdade.

Talvez seja você quem foi infiel e está apenas projetando sua culpa em mim.” O narcisista projeta suas imperfeições ou erros em outra pessoa para que não tenha que lidar com eles, ou com o dano que infligem à sua autoimagem perfeita.

Obstrução

Alguns narcisistas recusam a responder quando você os confronta sobre traição, dando-lhe o tratamento do silêncio.

Leia também:  4 passos para como confessar um caso de infidelidade

Eles nem mesmo negam suas alegações, mas se fecham e o tratam com indiferença. Ao se recusar em se envolver, ele recupera o controle da situação acreditando que o silêncio fará com que você duvide de si mesmo, tornando-o vulnerável à manipulação emocional.

Se confrontado dessa maneira, o melhor a fazer é retirar sua atenção, priorizar o autocuidado e considerar seus próximos passos.

Raiva narcísica

Os narcisistas lutam para controlar a própria raiva, já que comentários ou críticas negativas o fazem perder o controle. Se seu parceiro entrar em um estado de raiva narcísica, você enfrentará uma resposta passivo-agressiva cheia de ressentimentos e silêncios tortuosos.

De qualquer forma, fique calmo e evite acusações diretas. Se você teme que o confronto provoque uma raiva narcísica, envolva terceiros para garantir sua segurança pessoal.

Ter uma pessoa neutra presente facilitará a comunicação e evitará que a situação saia do controle.

Gaslighting

o gaslighting é uma das técnicas de manipulação favoritas dos narcisistas, então eles provavelmente a utilizarão assim que você os confrontar. Eles usam o gaslighting para que suas vítimas questionem a própria realidade e sanidade.

Se você confrontar um narcisista sobre sua traição e ele responder dizendo: “eu sempre soube que você tinha uma imaginação vívida, mas agora você está inventando coisas! Você está se sentindo bem? Seu comportamento está ficando cada vez mais errático e essa acusação é a gota d’água. Eu realmente acho que você deveria procurar ajuda profissional antes que isso piore”, então ele está cometendo o gaslighting.

A única maneira de lidar com essa situação é manter a própria verdade e confiar em sua narrativa. Conversar com amigos de confiança, familiares ou até mesmo um Psicólogo sobre suas suspeitas vai ajudá-lo a desenvolver uma narrativa mais concreta, e que o manterá com os pés no chão diante das tentativas mais agressivas de gaslighting.

Transferência de culpa

O narcisista pode responder às suas acusações transferindo a culpa para você por seus erros. Ele vai alegar que você nunca deu o amor ou a atenção de que precisava, então foi forçado a procurá-la em outro lugar. Ele fará parecer que não teve outra opção a não ser a traição, e que você o forçou. Isso torna o narcisista a vítima e transforma você no ofensor.

Essa inversão de papéis ajuda o narcisista a justificar seu comportamento e a manter uma autoimagem perfeita. Se você não estiver preparado para essa tática de manipulação, poderá até se desculpar com por suas indiscrição!

Recusa em aceitar irregularidades

Os narcisistas são excelentes em manipular situações para parecerem bons, mesmo que isso signifique mentir. Se você confrontar um narcisista sobre traição, ele pode admitir o ato, mas alegará que não sabia que estava traindo.

Ele vai agir como se não soubesse que o que estava fazendo era errado e que, no que lhe dizia respeito, suas ações são justificadas e aceitáveis.

A única maneira de combater isso é apontar que, mesmo que tal comportamento seja aceitável para ele, não é para você, e você nunca teria embarcado no relacionamento se tivesse percebido que seus valores eram tão incompatíveis.

4 coisas para dizer a um narcisista infiel

Aqui estão alguns exemplos de como expressar melhor suas preocupações, evitar confrontos e fazer com que o narcisista admita a traição:

  1. “Eu sei que você nunca me trairia porque valoriza nosso relacionamento e nossa confiança. É por isso que eu quero conversar. Suspeito que esteja envolvido com outra pessoa e quero lhe dar uma chance de se explicar. Confio no seu julgamento e acredito que podemos ser abertos e honestos um com o outro.”;
  2. “Eu me sinto tão sortudo por estar com alguém que é tão sensível, atencioso na cama e entende completamente por que outra pessoa quer um relacionamento com você. Mas, se for esse o caso, precisamos ter uma conversa honesta e aberta sobre nosso relacionamento e como vemos isso se desenvolvendo no futuro.”;
  3. “Preciso entender o que o levou a trair. Sinto-me magoado pelo que você fez e ficarei grato s puder me explicar a situação. Assim poderemos encontrar uma maneira de seguir em frente juntos.”;
  4. “Sempre acreditei que lealdade, confiança e honestidade são a base de qualquer relacionamento bem-sucedido. Sinto que trair viola esses valores fundamentais e quero saber se você compartilha dos meus sentimentos.”
Leia também:  Como tratar uma pessoa que te traiu?

5 coisas para não dizer a um narcisista infiel

Ao confrontar um narcisista, você deve evitar algumas coisas, principalmente se quiser que a discussão seja aberta e construtiva. Atacá-lo apenas provocará raiva e o colocará em uma situação potencialmente perigosa.

Para se manter seguro, evite dizer as seguintes coisas:

  1. “Você é tão obcecado por si que nunca pensa em mais ninguém. Não estou surpreso que acredite que me trair é um comportamento aceitável.”;
  2. “Você não trouxe nada de valor para esse relacionamento, então não é surpresa que você tenha recorrido à traição.”;
  3. “Eu sabia que faria isso comigo. A maneira como você me trata mostra falta de respeito e consideração pelos meus sentimentos e nosso compromisso um com o outro”;
  4. “Todo mundo me avisou sobre isso, mas eu tolamente acreditei que você era capaz de mudar. Eu estava errado. Uma vez traidor, sempre traidor.”;
  5. “Isto é tudo culpa sua. Você gosta tanto de atenção que precisava encontrar outra pessoa para atendê-la, não é?”

Perguntas frequentes

Todos os traidores são narcisistas?

Nem todos os traidores são narcisistas, mas os narcisistas são mais propensos a trair e fazê-lo de maneira tipicamente narcísica. Quando eles traem, raramente mostram remorso ou culpa, distinguindo-os de outros traidores.

O fato de justificarem o comportamento significa que são mais propensos a trair novamente, dificultando a confiança de seus parceiros.

Por que os narcisistas traem tanto?

Os narcisistas têm um senso exagerado de direitos e de si mesmos, fazendo-os acreditar que estão acima da lei e permitindo que se envolvam em comportamentos que os outros consideram inaceitáveis.

Eles precisam de admiração e atenção constantes, e lutam para encontrar uma fonte narcísica capaz de fornecer isso nas quantidades que exigem. Então, buscar uma fonte alternativa parece completamente justificável.

Um narcisista admitirá que traiu?

Na maioria dos casos, um narcisista se recusará a admitir que traiu porque não aceita ser nada menos que perfeito. Ele usará a negação, a transferência de culpa, a projeção e o gaslighting para evitar assumir a responsabilidade por suas ações.

Você pode fazer um narcisista se revelar?

Embora não seja fácil fazer com que um narcisista revele suas verdadeiras intenções, é possível se você mantiver a compostura. Com o tempo, a máscara do narcisista cairá, principalmente se ele perceber que você não está mais fornecendo a admiração e a atenção que merece.

Sobre o autor: Emilson Lúcio da Silva

Avatar de Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Artigos relacionados

Avatar do Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Autor: Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Emilson Lúcio da Silva é Psicólogo desde 2012. Ele possui o título de especialista pelo Conselho Federal de Psicologia e é reconhecido como uma autoridade na área de saúde mental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *