Como reconhecer um narcisista oculto?

Como reconhecer um narcisista oculto?

Categoria: Narcisismo

Avatar de Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Importante: este artigo é meramente informativo e insuficiente para um diagnóstico definitivo. Sendo assim, é recomendado agendar uma consulta sobre seu caso em particular.

Publicidade
Início do artigo

Um narcisista oculto é alguém que anseia por admiração, importância e não tem empatia pelos outros, mas age de maneira diferente de um narcisista abertamente declarado, escondendo os sinais mais óbvios do transtorno.

Ao considerar o comportamento, parece difícil imaginar como alguém possa ser narcisista e inibido na sua abordagem e comportamento. Um narcisista oculto é aparentemente modesto ou retraído em sua abordagem, mas os objetivos finais são os mesmos do narcisista declarado.

Causas do narcisismo oculto

As causas exatas do narcisismo oculto não são totalmente compreendidas, mas é provável que vários fatores contribuam. Ele está ligado a fatores que incluem:

  • Genética;
  • Abuso e trauma infantil;
  • Educação e relacionamento com cuidadores;
  • Personalidade e temperamento.

Pessoas com transtorno de personalidade narcisista têm maior probabilidade de terem crescido com pais altamente focados em status e realizações. Como foram levados a sentir-se superiores às outras crianças, a crença de que são especiais e mais valiosos do que os outros persiste na idade adulta.

Leia também:  Os 10 erros mais comuns ao lidar com o abuso narcisista

O que desencadeia o narcisismo oculto?

Não está claro, entretanto, por que o comportamento narcisista às vezes é exibido de forma oculta e não aberta. Algumas situações que podem desencadear o narcisista oculto incluem:

  • Ser ignorado;
  • Sentir-se desrespeitado;
  • Ameaças ao seu ego;
  • Sentimentos de vergonha;
  • Estar perto de pessoas de alto status;
  • Sentir-se menos atraente ou menos educado que os outros;
  • Ter menos de alguma coisa do que outros;
  • Não receber a atenção que acha que merece;
  • Ciúmes;
  • Descontrole.

Quais são os sinais de um narcisista oculto?

Embora existam critérios clínicos que precisam ser atendidos para que alguém seja diagnosticado com transtorno de personalidade narcisista, existem traços e padrões gerais a serem observados nas interações cotidianas, caso você suspeite que pode estar lidando com um narcisista oculto, como pobre empatia e desrespeito pelos outros.

Auto-importância passiva

O narcisista oculto anseia por importância, ou suprimento narcisista, e tem sede de admiração, mas parecerá diferente para aqueles ao seu redor. Ele fará elogios indiretos ou minimizará propositalmente suas realizações e talentos para que as pessoas lhes ofereçam garantias de quão talentoso ele é.

Culpar e envergonhar

O narcisista oculto tem uma abordagem mais gentil para explicar por que algo é culpa sua, e não dele. Ele finge ser vítima de seu comportamento ou se envolve em abuso emocional para se colocar em posição de receber garantias e elogios. O objetivo é fazer com que a outra pessoa se sinta pequena.

Criar confusão

Embora nem sempre seja sorrateiro, o narcisista oculto fica feliz em criar confusão e fazer com que as pessoas questionem as próprias percepções. Se ele conseguir fazer com que você questione suas percepções, isso lhe dará a oportunidade de manipulá-lo e explorá-lo ainda mais.

Procrastinação e desrespeito

Como sua necessidade de auto-importância reina suprema, o narcisista oculto fará tudo o que for necessário para manter o foco em si mesmo. Então, enquanto um narcisista aberto irá descaradamente manipulá-lo para atingir esse objetivo, o narcisista oculto é um profissional em não reconhecê-lo de forma alguma.

Leia também:  Aprenda a identificar os diversos tipos de mãe narcisista

Doar com um objetivo

O narcisista oculto se apresenta de uma forma que parece estar dando, mas seu comportamento de dar sempre tem a intenção de receber algo em troca. A intenção de dar para um narcisista oculto é sempre mais sobre ele e menos sobre aqueles a quem está doando.

Publicidade

Negligência emocional

Embora possa parecer mais gentil e menos desagradável ​​do que sua contraparte extrovertida, o narcisista oculto não é emocionalmente acessível ou responsivo. Você provavelmente não receberá muitos elogios dele.

Exemplos de narcisista oculto

Para identificar os sinais de um narcisista oculto, é fundamental observar como os traços surgem em diferentes ambientes. No local de trabalho, eles podem ser assim:

  • Tratar os colegas com superioridade e condescendência;
  • Criar uma imagem pública completamente diferente dos comportamentos privados;
  • Fazer exigências irracionais a colegas de trabalho e subordinados;
  • Menosprezar e culpar os outros pelos erros;
  • Fofocar sobre outras pessoas;
  • Expressar raiva e depois negá-la.

O que o narcisista oculto faz nos relacionamentos?

Em outros relacionamentos, como aqueles com parceiros, pais, irmãos ou outros membros da família, o narcisista oculto faz o seguinte:

  • Mostra falta de empatia pelos sentimentos, pensamentos e necessidades dos outros;
  • Usa a culpa e a vergonha para controlar os outros;
  • Espera que outros cuidem dele ou resolvam seus problemas;
  • Se aproveita das vulnerabilidades de outras pessoas;
  • Rejeita ou nega os sentimentos, emoções ou experiências de outras pessoas;
  • Responde aos outros com comportamentos passivo-agressivos.

Como lidar com um narcisista oculto?

Embora você não possa controlar o que um narcisista faz, pode controlar como se comporta e interage com ele. Existem etapas para se proteger de um narcisista oculto.

Não leve para o lado pessoal

Um narcisista se comporta de maneira negativa por causa de algo prejudicial dentro dele, e não porque haja algo prejudicial em você. Ele quer que você leve isso para o lado pessoal, porque é assim que eles mantêm a vantagem. Lembre-se, um narcisista se sente pequeno, então ele precisa se tornar “grande” de alguma forma.

Leia também:  Os sinais de alerta de um narcisista oculto no casamento

Defina limites

Quanto mais estabelecer limites para um narcisista oculto, mais consistentemente você transmitirá a ele que suas táticas não estão funcionando.

Defenda-se

Ao se defender, o narcisista conhecerá a parte sua que está ciente e é conhecedora de suas táticas, tornando-as menos atraente para que ele continue tentando coisas.

Crie uma distância saudável

Limitar as interações pessoais, pedir para ser transferido para um local diferente do escritório, fazer pausas em horários diferentes ou simplesmente cortar o contato é necessário se você estiver sendo magoado pelo narcisismo de alguém. O objetivo de criar distância não é machucar a outra pessoa; o objetivo é se proteger e criar espaço para você se curar.

Mantenha-se firme

Mantenha-se firme em suas convicções e não ceda às suas táticas manipuladoras. Lembre-se de que você merece ser tratado com respeito e dignidade. Se necessário, afaste-se do narcisista e coloque sua saúde emocional em primeiro lugar.

Palavras finais

O narcisismo oculto é menos aparente do que o aberto, mas isso não significa que seja menos prejudicial. Se você conhece alguém que é um narcisista oculto, tome medidas para proteger você e seu bem-estar emocional.

Identificar um narcisista oculto pode ser um desafio, pois eles são mestres em esconder seu verdadeiro eu. No entanto, prestar atenção aos sinais mencionados anteriormente ajudará a identificá-los e proteger-se de suas manipulações.

Sobre o autor: Emilson Lúcio da Silva

Avatar de Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Artigos relacionados

Avatar do Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Autor: Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Emilson Lúcio da Silva é Psicólogo desde 2012. Ele possui o título de especialista pelo Conselho Federal de Psicologia e é reconhecido como uma autoridade na área de saúde mental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *