Cabeçalho site

Psicólogo online para vítimas de narcisismo em qualquer lugar do mundo

Início

Artigos

Sobre

Início » Narcisismo » 5 tipos de triangulação narcisista

5 tipos de triangulação narcisista

5 exemplos de triangulação narcisista

A triangulação narcisista é uma estratégia de manipulação em que uma pessoa não se comunica diretamente com outra, mas usa uma terceira para se comunicar com a segunda, formando assim um triângulo.

Com o tempo, isso se torna um ciclo vicioso negativo que envolve fofocas, comparações e sentimentos de inveja. A triangulação narcisista é feita de muitas maneiras diferentes e varia desde ser muito sutil até a difamação completa.

Triângulo amoroso

Uma forma comum de triangulação narcisista é o amoroso. Isso significa que o narcisista trará outro amante ou ex para a relação, gerando uma competição entre você e essa outra pessoa pela atenção e amor do narcisista. Afinal, ele adora drama, respostas emocionais e atenção.

Alguns narcisistas flertarão especificamente na sua frente para deixá-lo desconfortável. Quanto mais desconfortável e emocionado você ficar, mais valor o terceiro terá para eles.

Você está precisando de ajuda?

Com mais de 12 anos de experiência, já ajudei mais de 5000 pessoas a superarem algum tipo de sofrimento emocional.

Essa triangulação é feita por meio do compartilhamento de que um amigo em comum, membro da família ou colega de trabalho está flertando com ele. Assim, o narcisista cria ciúme e insegurança e, ao mesmo tempo, mostra que é “popular”.

Isso faz com que o parceiro fique louco, emocionado e/ou se esforce mais para agradar o narcisista, transformando-se assim, em um suprimento narcisista. Cria-se uma dinâmica pouco saudável e desequilibrada, na qual o narcisista só receberá enquanto o parceiro apenas dará.

Claramente, uma pessoa saudável não gostaria que você ficasse com ciúmes ou inseguro, mas que se desenvolvesse como pessoa e se tornasse mais confiante.

Triângulo gaslighting

O triângulo gaslighting gira em torno de um narcisista que busca validação para sua verdade, criando mais pressão sobre a sua vítima e de que ela está errada. Claramente, não é saudável usar outras pessoas para resolver problemas ou desentendimentos num relacionamento.

Usar o triângulo gaslighting para buscar/recrutar apoio para argumentos ou verdades é usar força e poder para “vencer” a outra pessoa.

Um exemplo onde o narcisista pode usar triangulação gaslighting é durante a fase de descarte de sua vítima. Ele trabalhará nela por meses, de modo que a vítima acabe parecendo louca/instável e ele uma ótima pessoa, que se esforça muito para fazer as coisas funcionarem.

Gaslighting é um método de manipulação muito perturbador e brutal para fazer você duvidar da sua realidade e criar muita ansiedade.

Triângulo de comparação

Outro método comum usado na triangulação narcisista é idealizar outra pessoa para desvalorizá-lo. É uma forma de demonstrar amor condicional, elogios e/ou validação aos outros e descartar os sentimentos e a importância do parceiro.

O narcisista lhe contará sobre um amigo especial e por que essa pessoas é tão boa, a fim de mostrar indiretamente como você deve se comportar. Em essência, ao usar comparações, o narcisista mostra quais as condições para obter o amor condicional da vítima.

Infelizmente, estas condições mudam devido às suas necessidades intermináveis. Isso significa que você nunca será capaz de satisfazê-los no longo prazo.

Exemplos de frases de comparação:

  • Todos concordam que você é muito sensível;
  • A família toda diz que você está errado sobre isso;
  • Sua irmã é muito atraente, não sabia que ela era tão linda;
  • Você não deve se tornar igual à sua mãe;
  • O marido da minha amiga tem um ótimo emprego e ganha muito mais que você;
  • Amo minha mãe, ela é a melhor pessoa que conheço. Eu gostaria que você pudesse ser mais parecido com ela.

Mesmo que (alguns) desses comentários pareçam pequenos, são todos muito prejudiciais à saúde. Se isso for feito regularmente e deliberadamente, é abusivo.

Triângulo de distância

Outro exemplo comum é quando o narcisista cria uma distância entre você e alguém próximo, como um amigo ou membro da família. Ele reclamará de você para outra pessoa ou plantará dúvidas sobre a gentileza ou lealdade dessa pessoa. É como se ele tentasse colocar pensamentos malignos na sua cabeça.

Isso criará uma distância entre você e a outra pessoa manipulada, resultando na divisão entre as vítimas, de forma que ambas não se aproximem para resolver o problema.

Uma razão para fazer isso é eliminar possíveis ameaças. O narcisista sente quem está sob sua influência e quem não está.

A triangulação de distância também é usada para controlar informações compartilhadas entre essas pessoas. Isso lhe dá o poder e o controle, já que todos se comunicam por meio do narcisista.

No entanto, pessoas emocionalmente saudáveis ​​se distanciarão do drama criado pela divisão, em vez de enfatizá-lo. Pessoas normais não gostam de ser colocadas no meio de uma discussão entre outras pessoas, enquanto os narcisistas adoram compartilhar sujeira e provocar drama.

Triângulo de reclamação

Um exemplo simples para explicar essa dinâmica é ter um familiar narcisista que reclama com os outros por você nunca ligar para ele. Ao mesmo tempo, ele próprio nunca liga para você.

O que acontece é: se você ligar, receberá uma reação manipuladora negativa, como “ah, você finalmente decidiu me ligar. Você não me liga muito, embora sejamos uma família”. A vítima deve então se sentir culpada.

Você está precisando de ajuda?

Com mais de 12 anos de experiência, já ajudei mais de 5000 pessoas a superarem algum tipo de sofrimento emocional.

Se a vítima apontar que também nunca liga, o narcisista provavelmente ficará furioso ou muito ofendido. Geralmente não há proporção para essa reação.

O narcisista compartilhará o seu vitimismo com outras pessoas, fazendo-as sugerir que a vítima ligue com mais frequência. Essa manipulação precisa provar a culpa da vítima, fazê-la se desculpar e mudar de comportamento.

Novamente, trata-se, portanto, de uma forma de controle e desvalorização do comportamento em relação à vítima.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *