Lidando com narcisistas em celebrações e feriados

Um homem de óculos sendo o centro das atenções de um grupo de pessoas

Categoria: Narcisismo

Avatar de Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Importante: este artigo é meramente informativo e insuficiente para um diagnóstico definitivo. Sendo assim, é recomendado agendar uma consulta sobre seu caso em particular.

Publicidade
Início do artigo

Quando todos estão em clima de festa e um narcisista entra na sala, as coisas mudam como em um piscar de olhos. Se ele sentir que não é o centro das atenções, sugará todo o ar de uma celebração sem pensar duas vezes.

O narcisista precisa ser o foco de todos os convidados e, se não se sentir visto como a “vida da festa”, fará de tudo para obter atenção. Caso contrário, vai pegar seu par sairá apressado. Durante todo o caminho para casa e no dia seguinte, ele reclamará dos convidados de baixa qualidade, anfitrião ruim e festa decepcionante.

A satisfação em arruinar o prazer dos outros

Quando alguém sofre de transtorno de personalidade narcisista ou exibe tendências narcisistas significativas, as celebrações são mais interessantes se houver caos e calamidade.

Ele não gosta de celebrar os eventos dos outros e tentará chamar a atenção para si mesmo, independentemente de quem seja o convidado de honra. Ele também é especialmente perturbador durante as comemorações de feriado, pois não há um único rival para sua atenção, mas um dia inteiro. Para ele, o feriado rouba os holofotes que ele próprio deveria ter.

Leia também:  O que é a fúria narcisista?

Existem dois tipos gerais de narcisistas, os grandiosos e os vulneráveis:

  • O narcisista grandioso faze tudo em grande estilo e precisa causar inveja a todos que o conhece;
  • O narcisista vulnerável ​​não busca necessariamente tanta atenção do público, mas exige ser o centro das atenções em relacionamentos individuais.

Independente do tipo de narcisista você conheça, é necessário ter muito cuidado ao aceitar um presente dele. Ele não dá presentes para fazer você se sentir amado, eledá dão presentes para se mostrarem como algo que não é: amoroso e generoso.

5 verdades sobre narcisistas e presentes

O narcisista dá presente:

  • Que representa um investimento em seus próprios desejos, e não no desejo de agradar os outros;
  • Em um esforço para manter forte a devoção ou fidelidade do destinatário;
  • Apenas como um meio de manter o controle em um relacionamento, não como uma forma de dar prazer ao outro;
  • De alto valor financeiro para que você e os outros pensem que ele é incrível, meso que isso o deixe endividado;
  • Por medo, e não por amor.

O narcisista vulnerável em celebrações

Quando o narcisista vulnerável ​​é convidado para comemorar eventos marcantes de outras pessoas, como aniversários, ele pode não querer aparecer. É difícil para ele manter seu apetite narcisista alimentado quando todos ao seu redor estão brindando pelo sucesso de outra pessoa.

O narcisista vulnerável obtém seu suprimento das quedas e erros dos outros. Se ele aparecer, estará esperando desesperadamente encontrar uma razão para se sentir superiores.

Leia também:  Dicas para lidar com um narcisista no local de trabalho

Ele encontrará falhas no local, na lista de convidados, nas opções de bebidas, na decoração, nas roupas usadas pelos outros convidados ou nas realizações do convidado de honra. Se esses comentários mesquinhos não forem suficientes para atender às suas necessidades, se rebaixará a ponto de sabotar o evento e fazer os foliões e o anfitrião se sentirem mal.

Ele pode começar uma discussão, derramar vinho tinto no tapete branco ou acidentalmente esbarrar ou tropeçar em alguém carregando um prato de comida. É capaz de fazer qualquer coisa para acessar seu suprimento e obter um momento de satisfação narcísica, afastando a raiva.

O narcisista grandioso em celebrações

O narcisistas grandioso precisa se sentir superior a todos os outros em um evento. Ele se envolve em comportamentos de auto-engrandecimento, exigindo o melhor de tudo e fará uma cena se lhe for negado esse “direito”.

Esse senso de direito está fora da escala, e descaradamente agarra o melhor e o maior de tudo o que é oferecido. Ele vai exagerar seus sucessos para obter o elogio dos outros, e facilmente mentirá para parecer muito mais merecedor e realizado do que é.

Publicidade

Se você está em um relacionamento com um narcisista, não deveria se surpreender quando ele leva o crédito por presentes que você compra para outras pessoas, por refeições que você preparou, festas que planejou ou pelo bom comportamento de seus filhos. Ele pode fazer promessas de presentes especiais ou viagens de férias, mas não as cumpre.

Leia também:  5 coisas para nunca fazer depois de terminar com um narcisista

A melhor maneira de lidar com um narcisista em comemorações importantes é deixá-lo fora da lista de convidados. No entanto, se você não pode excluí-lo, então aqui estão cinco sugestões para manter a celebração nos trilhos e minimizar os danos que ele pode causar:

5 dicas para lidar com narcisistas nas comemorações

  1. Não comece uma discussão, pois isso apenas alimentará a raiva narcisista;
  2. Não diga a ele como se comportar ou o que fazer. Ele resiste a seguir as diretrizes dos outros;
  3. Não presuma que você pode convencê-lo a ver sua perspectiva. Ele só pode ver o mundo através de sua própria perspectiva preconceituosa;
  4. Não espere alcançá-lo por meio de conversas sinceras e emocionalmente vulneráveis. Há uma ausência de empatia pelos outros, e não há interesse em entender o ponto de vista alheio e;
  5. Tome especial cuidado para não humilhá-los ou desafiá-lo na frente dos outros.

É somente a partir destes princípios que você poderá manter o narcisista longe de qualquer ato de sabotagem contra sua merecida comemoração.

Sobre o autor: Emilson Lúcio da Silva

Avatar de Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Artigos relacionados

Avatar do Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Autor: Psicólogo Emilson Lúcio da Silva

Emilson Lúcio da Silva é Psicólogo desde 2012. Ele possui o título de especialista pelo Conselho Federal de Psicologia e é reconhecido como uma autoridade na área de saúde mental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *