Cabeçalho site

Psicólogo online para vítimas de narcisismo em qualquer lugar do mundo

Início

Artigos

Sobre

Início » Narcisismo » Por que as pessoas se sentem atraídas por narcisistas?

Por que as pessoas se sentem atraídas por narcisistas?

Uma mão segurando um imã e atraindo vários bonecos vermelhos

Qualquer um pode se relacionar com um narcisista, especialmente o narcisista grandioso, com todo seu charme, carisma e manipulação. No entanto, se você está repetidamente se envolvendo em relacionamentos com narcisistas, então é provável que isso não seja apenas uma coincidência, mas que exista algo mais profundo em jogo.

Há algo, provavelmente inconsciente, que o leva a se envolver com esses tipos de personalidade. Você provavelmente está repetindo padrões do passado, ou está atendendo alguma necessidade, por mais autodestrutiva que seja.

Então, quais são os fatores determinantes, e como se proteger para não se apaixonar por outro parceiro narcisista no futuro?

Ter pais narcisistas

Muitos dos que atraem parceiros narcisistas experimentaram alguma forma de abuso narcísico na infância.

Livre-se do narcisismo em sua vida!

Psicólogo Emilson Silva com camisa roxa e rindo

Com mais de 12 anos de experiência, já ajudei milhares de pessoas a superarem algum tipo de abuso narcisista.

Um, ou ambos os pais narcisistas ensinaram aos filhos que o mundo e as pessoas são de uma certa maneira. Esses filhos receberam amor e afeição apenas quando agiram de uma determinada maneira e, assim, aprenderam que para serem amadas, precisam se curvar e se moldar à outra pessoa.

A percepção de nós mesmos e do mundo ao nosso redor é baseada no que nossos pais nos mostraram e nos ensinaram.

Se isso parece familiar, então é perfeitamente compreensível que você escolha um parceiro que valide essas crenças. Um parceiro que permite que você faça o que quiser, ou que não tente manipulá-lo e controlá-lo vai parecer indiferente ou desinteressado com o relacionamento.

Baixo nível de autoestima

Parece contra-intuitivo, mas ter baixa autoestima atrai parceiros que confirmam essa baixa autoestima. Infelizmente, aceitamos o amor que pensamos merecer.

Por outro lado, a atração por parceiros narcisistas é motivada pela confiança e charme. Eles vão apresentá-lo à uma vida de excitação e suposto glamour, fazendo-o se sentir incrível (mas apenas quando estiver com eles). Então, se você tem baixa autoestima, os narcisistas parecerão que estão vindo em seu socorro.

A maneira como os relacionamentos com narcisistas começam é com o “love bombing”, que envolve a oferta de carinho, atenção e cuidado. Ele vai levá-lo a jantares chiques, dizer “eu te amo” rapidamente, pedir que você vá morar com eles, comprar presentes e flores, e assim por diante.

Alguém com baixa autoestima será dominado por tanta oferta de amor e carinho, fazendo qualquer coisa para obter mais, até mesmo tolerando comportamento manipulador e inaceitável.

Tendências codependentes

Se você gosta de agradar e ser indispensável para as pessoas, então irá se sentir atraído por narcisistas, e eles se sentirão atraídos por você.

Alguém com tendências narcisistas é capaz de identificar outras pessoas que lhe autorizará a ser dominante no relacionamento. Isso significa que, se ele o perceber como alguém que é excessivamente acomodado às necessidades dele, que permite que esteja no controle, então ele se sentirá mais atraídos por você.

Se você é alguém que vai satisfazer as necessidades do narcisista enquanto ignora as suas, então ele o tratará como um parceiro ideal.

Ser uma pessoa empática

Alguém altamente empático pode ser atraído por narcisistas e vice-versa, já que eles desejam ser o único foco da atenção do parceiro.

Pessoas empáticas atraem naturalmente os narcisistas, pois eles sabem que os empáticos querem estar ao seu lado, na tentativa de querer “resgatá-lo”.

Se você ler mais sobre os padrões de relacionamento de um narcisista, verá que frases comuns incluem:

  • “Ninguém me entende como você”,
  • “Ninguém mais me entende” ou;
  • “Nunca conheci ninguém como você antes”.

Isso alimenta o ego do parceiro empático, fazendo-o se sentir necessário, desejado e apreciado.

Obviamente, não há nada de errado em ser empático e se preocupar com os outros, mas essa é uma qualidade que os narcisistas se aproveitam e a usam para manipular.

Altos níveis de ingenuidade

Alguém que não cresceu ou passou muito tempo com pessoas manipuladoras terá menos probabilidade de ver os sinais de manipulação e, portanto, confiará mais no outro.

Pode levar muito mais tempo para perceber que o relacionamento não é saudável ou que há algo errado.

Como parar de atrair narcisistas

Defina limites firmes

Como eu disse, não há nada de errado em ser empático e atencioso, mas você precisa garantir que não vai se deixar ser abusado por conta dessas virtudes. É fundamental garantir que está cuidando de pessoas que também se importam com você.

É importante descobrir exatamente quem você é e o que não está disposto a aceitar em um relacionamento. Os narcisistas não respeitam limites. Portanto, ainda que você tente defini-los, eles os cruzarão continuamente. Então, quais comportamentos são inaceitáveis e farão com que você termine?

Desenvolva uma autoconfiança inabalável

Desenvolver autoconfiança e senso de amor próprio é uma jornada ao longo da vida. No entanto, uma vez que você começa a desenvolver isso, os narcisistas deixarão de vê-lo como alguém que pode ser facilmente manipulado.

Isso anda de mãos dadas com o estabelecimento de limites, pois, se você estiver confiante do que merece, estará mais capacitado para estabelecer limites firmes e cumpri-los, e também mais capaz de entender quando alguém não o está tratando bem.

Livre-se do narcisismo em sua vida!

Psicólogo Emilson Silva com camisa roxa e rindo

Com mais de 12 anos de experiência, já ajudei milhares de pessoas a superarem algum tipo de abuso narcisista.

Busque ajuda profissional

Quanto mais entendermos por que fazemos as coisas que fazemos (e atraímos os relacionamentos que atraímos), mais capazes seremos de mudar nossos comportamentos e de desenvolver relacionamentos saudáveis.

Buscar ajuda profissional vai ajudá-lo a desenvolver a autoconsciência, a autoconfiança e a manter limites melhores, juntamente com uma opinião imparcial do seu lado.

Se você já passou por um relacionamento como este e gostaria de obter algum apoio, estou à disposição.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *